curso de desenho realista reginaldo artes

Curso de desenho realista Reginaldo Artes – análise completa

Neste post é feita uma análise do curso de desenho realista do professor Reginaldo Borges, onde é possível aprender técnicas essenciais para se fazer desenhos de qualidade elevadíssima, atingindo o realismo com grafite e outros materiais de desenho.

Esta análise pretende descomplicar o curso, evidenciando os pontos positivos e também os negativos para que você possa avaliar se vale a pena ou não participar do treinamento.


Introdução ao Curso de Desenho Realista

O curso de desenho realista em análise hoje foi feito pelo professor de desenho Reginaldo Borges, que se dedica ao desenho há mais de dez anos. O currículo do professor é extenso, tendo começado a trilhar o caminho da arte em 1999, com pinturas a óleo.

Não obstante, acabou se dedicando mais ao desenho preto e branco com grafite e carvão, se aprimorando cada vez mais em técnicas realistas. O conhecimento que Reginaldo acumulou nessa área permitiu que criasse o curso Reginaldo Artes, na versão para iniciantes e na versão avançada.

Neste post tratamos do curso para iniciantes, que explica e mostra todos os conhecimentos basilares do desenho realista.

O curso é dividido em módulos, cada módulo contendo vídeos. Além dos vídeos, existem grupos em redes sociais para os alunos interagirem entre si, além de receberem suporte para aprimorar seus desenhos.

Falaremos a seguir dos trabalhos do professor Reginaldo, do conteúdo dos módulos e, por fim, veremos a análise final do curso, com todas as vantagens e desvantagens.

Curso de desenho realista 2 - Curso de desenho realista Reginaldo Artes - análise completa


Análise dos trabalhos do professor

Uma forma de analisar o curso é observar os trabalhos realizados pelo professor. De certa forma, isso reflete a qualidade do trabalho que poderá ser alcançada pelos alunos, se considerarmos que o professor vai conseguir passar tudo o que sabe aos seus aprendizes.

Sabendo disso, ao observarmos os desenhos do professor Reginaldo, podemos ver uma técnica bem trabalhada, com grau de realismo elevado. O desenho de rostos humanos parece ser o forte do artista, com texturas de pele bem trabalhadas. A textura da pele ganha especial destaque no desenho de um senhor, com mais idade, já que possui muitas rugas no rosto.

desenho realista rosto masculino - Curso de desenho realista Reginaldo Artes - análise completa

Note ainda que, na foto acima, o fundo do desenho está embaçado e desfocado, o que é uma técnica de desenho importante para conferir realismo à sua arte.

Se observarmos alguns outros desenhos do professor, podemos verificar que sua técnica permite fazer muitos outros trabalhos diferenciados, com detalhes impressionantes. Uma das técnicas que eu mais admiro e gosto de fazer são as gotas d’água, ou objetos translúcidos. É uma habilidade de desenho relativamente simples, mas que impressiona pra caramba. Observe o desenho abaixo do professor, onde ele desenha o rosto de um homem com água escorrendo pela sua face:

desenho reginaldo artes 1 - Curso de desenho realista Reginaldo Artes - análise completa

Por fim, como não é bom ficar botando inúmeros desenhos aqui, vou colocar o último, só para mostrar mais um técnica que julgo interessante, que é a capacidade de desenhar pelos de animais. Essa técnica muito se assemelha àquela usada para desenhar cabelos humanos, que explico melhor aqui.

curso de desenho reginaldo artes - Curso de desenho realista Reginaldo Artes - análise completa

Nota-se ainda, nos desenhos acima, o o provável uso do boleador para se fazer traços brancos e finos, ou ainda da caneta borracha, o que são indícios de técnicas realistas de desenho.


Módulos do Curso

Como foi dito, o curso de desenho para iniciantes está todo estruturado em módulos, onde é apresentado aos alunos o passo a passo de como se iniciar no desenho realista. O número de vídeos por módulo varia, e a extensão do conteúdo apresentado é variável também, de forma que temos módulos muito longos (o que aborda partes do rosto, por exemplo) e outros mais curtos (o último módulo do curso, por exemplo). Vamos a eles 😉


Materiais e papéis para desenho realista

No começo do curso são apresentados materiais que são usados no desenho realista e é dado destaque para os tipos de papel para desenho realista. Dentre os materiais são abordados os tipos de lápis, o esfuminho, entre muitos outros.


Como usar os materiais para desenho

Nessa etapa do curso o aluno verá como usar os principais materiais para desenho realista, como por exemplo:

  • lápis de gradações variadas;
  • caneta borracha;
  • boleador;
  • pinceis variados;
  • esfuminho;
  • lapiseiras.

Além desses materiais, é visto também como fazer o efeito de degradê com os lápis, como usar o esfuminho para suavizar as transições de um lápis para outro e, ainda, como usar o papel higiênico para esfumar seu desenho (habilidade essa muito importante para se criar o efeito de esfumado em áreas maiores).


Como fazer esboço do desenho

Essa parte do curso é importante demais, já que caso o esboço do desenho seja mal feito, o desenho todo ficará ruim, mesmo que a técnica de sombreamento e texturização do aluno seja impecável. Dito isso, é ensinado aqui a usar o método de decalque para tirar o traço do desenho, técnica essa da qual eu falo um pouco neste artigo aqui.

Alem do decalque, é ensinado também como usar uma mesa de luz para tirar o traço de seus desenhos. Essa técnica é muito boa, sendo que eu não a uso nem a recomendo, já que a mesa de luz costuma ser cara. De qualquer forma, é interessante ver como usá-la no curso.

Por fim, é ensinado também como fazer o esboço do desenho usando o método Grid, que consiste em dividir o papel e a referência em pequenos quadradinhos e desenhar quadradinho por quadradinho. Técnica muito boa também! Eu costumo usar o Grid e o decalque com frequência.


Tudo que você precisa saber sobre sombreamento

Essa parte do curso é ensinado como sombrear devidamente seu desenho. Parte importantíssima, onde são feitos alguns exercícios em que o aluno deve sombrear objetos com formas básicas.

É ensinado, ainda, como analisar de onde vem a luz que incide sobre seu desenho e como isso influenciará o jogo de sombras no objeto desenhado. Importante demais camarada, importante demais.


Efeitos diversos no desenho

Essa parte do curso eu achei muito boa, recomendo demais para qualquer pessoa que queira desenhar bem. É ensinado aqui como criar diversos efeitos em seu desenho, como por exemplo:

  • texturas de pele;
  • efeito de água (fácil de fazer e impressionante, como eu já havia dito);
  • superfícies lisas, cascas de frutas, superfícies lustrosas;
  • superfícies cromadas, como partes de veículos automotores e metais em geral;
  • objetos translúcidos (efeito ótimo para impressionar as pessoas, sério);
  • efeito de roupas, panos e tecidos.

A partir deste ponto, você já teria um arsenal de desenho muito bom, capaz de tirar o fôlego de qualquer um.


Como desenhar partes do rosto

Nesta parte do curso o aluno aprende a desenhar elementos do rosto de uma pessoa, como por exemplo:

  • olhos;
  • narizes;
  • bocas;
  • orelhas;
  • cabelos.

Não é ensinado ainda como desenhar o rosto completo, somente as partes do rosto separadas.


Como desenhar rosto humano completo

Como você já deve estar imaginando, nesta parte do curso de desenho realista você irá colocar em prática tudo o que aprendeu no módulo anterior, fazendo desenhos de rostos completos, entre eles o do Leonardo Di Caprio, vulgo Leozinho, que vocês podem ver na foto abaixo. Sim, é um desenho que vocês irão fazer neste módulo 😉

curso de desenho realista leonardo di caprio - Curso de desenho realista Reginaldo Artes - análise completa

Habilidade invejável desenhar assim. Eu consigo, mas demoraria um bom tempo trabalhando no desenho, e requeriria bastante esforço. Com o tempo, vamos ficando mais experientes e desenhos desse tipo acabam saindo com mais facilidade e naturalidade.


Como finalizar o desenho de forma profissional

Neste último módulo do curso, você verá como finalizar seu desenho colocando o spray fixador na sua arte, permitindo conservar o desenho por mais tempo. Além disso, o spray protege o desenho e impede que ele borre caso alguém coloque a mão ou algum objeto por cima.

É um módulo simples do curso, bem rápido, mas de extrema importância, já que muitos artistas negligenciam o uso do spray fixador.


Bônus do curso

Não podemos deixar de analisar e considerar os bônus do curso, que incluem:

  • E-book Dicas Básicas para Desenhos Realistas;
  • 350 Imagens em alta resolução para desenhar;
  • passo a passo de como fazer dois desenhos do curso avançado.

Se considerarmos que aqui n’O Caminho da Arte você pode baixar 265 fotografias em alta resolução para desenhar, caso você pegasse os bônus do Curso Reginaldo Artes, você teria mais de 600 fotografias de altíssima qualidade para servir de inspiração para desenho. Esse é um dos melhores bônus que poderia ter, já que as vezes é difícil achar boas referências para seus desenhos.

Curso de desenho realista 2 - Curso de desenho realista Reginaldo Artes - análise completa


Análise final do Curso de Desenho Realista

Apesar do curso ser para iniciantes, o conteúdo aparenta ser vasto e completo, envolvendo principalmente técnicas a grafite.

A grande maioria dos relatos dos alunos são positivas, como pode ser visto nos vídeos abaixo:


Prós do curso de desenho realista

Vejamos uma lista de tudo aquilo que é vantajoso no curso:

  • Caso surja alguma dúvida, os alunos podem sempre perguntar ao professor através do suporte do curso, e as duvidas são sanadas;
  • O acesso ao conteúdo do curso é vitalício: uma vez comprado o curso, você tem acesso ao material para sempre;
  • O formato do curso, em vídeo aulas, é o ideal para ensinar desenho, já que muitas vezes as palavras não são suficientes para explicar o que deve ser feito: é melhor mostrar na prática;
  • Os relatos dos alunos são muito positivos, as vídeo aulas tem qualidade elevada, com boa imagem e som;
  • A ordem em que o conteúdo é apresentado boa, abordando primeiro os materiais, seguido de técnicas básicas até chegar em desenhos completos;
  • O curso possui ótimo custo benefício, já que podemos achar cursos semelhantes na internet com qualidade inferior pelo dobro do preço, ou até mesmo mais do que o dobro. Com a atual promoção, o curso não custa mais que R$:200,00, e é um pagamento único.
  • Desconto para os alunos do curso Básico caso queiram fazer o curso de Desenho Realista Avançado;
  • O professor tem muita didática.

Somado a esses fatores, outro indicativo da qualidade do curso são os desenhos feitos pelos alunos. Se considerarmos que eram pessoas totalmente leigas no assunto, os desenhos possuem qualidade elevadíssima, muitas vezes se aproximando do nível técnico do próprio Reginaldo Borges.


A Comunidade de desenhistas

Um ponto muito favorável do curso é a comunidade de desenhistas da qual você participará. Ao ingressar no curso, os alunos podem entrar em grupos de whats app, telegram e facebook, fechados, voltados exclusivamente para quem está aprendendo desenho realista com o professor Reginaldo Borges.

Lá, além de ver o desenho dos outros artistas, você pode colocar suas próprias artes, tirar dúvidas com colegas, debater sobre o assunto e, consequentemente, continuar seu aprendizado por tempo indeterminado. Essa sim é a maior vantagem, estar inserido num ambiente artístico que promove o desenho e favorece o desenvolvimento de seus membros 😉


Experiência pessoal com o curso

Especificamente no meu caso, o que posso dizer é que minha capacidade de fazer desenhos foi muito aprimorada com o curso e com as dicas do Reginaldo, mesmo que eu já soubesse algumas coisas sobre desenho.

Não foi o primeiro curso que fiz, eu já havia feito cursos presenciais e online de desenho, além de ter estudado muito por minha própria conta, lendo livros e observando artistas melhores do que eu. Ainda assim, o curso Reginaldo Artes muito contribuiu em minha formação. Dê uma olhadinha no meu instagram e você terá alguma ideia dos desenhos que tenho conseguido fazer ultimamente, depois do curso.


Contras do Curso de desenho realista

Como qualquer outro curso, este também tem alguns contras.

O que mais me chama a atenção é o fato de ser um curso que tem continuação: existe o Curso Reginaldo Artes de Desenhos Realistas Avançado. Como é de se esperar, no curso iniciante temos as técnicas iniciais do realismo, envolvendo desde os materiais e a forma de usá-los aos desenhos completos de rosto e algumas texturas.

Isso já é mais do que suficiente para se desenhar muito bem, sem sombra de dúvidas! Entretanto, caso o aluno deseje continuar seus estudos e aprimorar suas habilidades a outro nível, faz-se necessário adquirir o curso Avançado.

No Avançado, são explicadas técnicas envolvendo carvão, texturas de pele avançadas, entre muitas outras coisas que não compete falar aqui no momento.

Pessoalmente, eu gostaria de um curso único, mesmo que ficasse muito grande, abordando o conteúdo inteiro, do básico ao avançado.

Um fator que ameniza esse detalhe é que os alunos do curso básico podem se inscrever com um generoso desconto no curso avançado, facilitando a continuação de seus estudos no caminho da arte.


Resumo

O Curso de Desenho Realista é muito bom, possui acesso vitalício e o conteúdo está todo muito bem estruturado em módulos. Cada módulo possui vídeo aulas com excelente didática, que abordam os seguintes tópicos:

  • Materiais de desenho e como usá-los;
  • Como esboçar seu desenho;
  • Como sombrear seu desenho;
  • Aprender a fazer efeitos diversos em seu desenho;
  • Como desenhar partes do rosto humano;
  • Como desenhar um rosto humano completo.

Fica aqui minha recomendação do curso de desenho, que é mais do que satisfatório, possui um dos melhores custo benefício que já vi, além de permitir desenvolvimento constante aos alunos, inserindo eles numa comunidade de desenhistas inclusiva e ativa.

O curso pode ser acessado AQUI. Boa sorte no seu caminho, e não se esqueça que, caso queira se desenvolver mais ainda, existe ainda o Curso Avançado Reginaldo Artes.

Gostou do post? Compartilha com seu amigo que faz desenhos horrorosos, vai ver ele tem interesse em aprender 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *