Para começar a desenhar basta ter lápis e papel, mas para fazer desenhos cada vez melhores é muito bom ter materiais de qualidade, específicos para o desenho.

Por isso, é sempre bom saber quais os melhores materiais para se usar! Nesta página são apresentados algumas ferramentas que eu creio serem imprescindíveis para o desenhista.

Lápis

Naturalmente que você vai precisar de lápis, mas quais? Existem inúmeras marcas de lápis e, sem sombra de dúvida, eu recomendo o Staedtler. Essa marca é alemã e muito, mas muito boa mesmo. Com esses lápis você  vai conseguir fazer desenhos muito bons. Caso não queira um lápis Staedtler, o bom e velha Faber Castel vai servir muito bem.

Com relação à gradação dos lápis, é bom ter em mente que a letra H significa Hard, que é duro em inglês, e a letra B significa Black (preto). Sabendo disso, quanto mais “B” a gente tiver em um lápis, mais escuro ele vai ser, e quanto mais “H” nós tivermos, mais duro esse lápis será e, consequentemente, mais claro. 

Logo, o lápis 2H é mais claro que o lápis H, que é mais claro que o lápis HB. O lápis B por sua vez é mais escuro que o HB, enquanto que o lápis 2B é mais escuro que o B. Deu pra entender né?

Eu recomendo que você use lápis H, B, 2B e 4B. Não há necessidade no início de usar um 6B ou 8B, mas você que sabe. É sempre uma experiência legal.

Borracha

A borracha todo mundo conhece, mas sabe de uma coisa? Existem vários tipos de borrachas. Já ouviu falar da limpa-tipos? Já ouviu falar de caneta borracha? E de uma borracha elétrica? Todas essas ferramentas possuem um jeitinho específico de serem usadas, e são muitíssimo importantes para seu desenho, deixando ele mais refinado. Eu pessoalmente só uso a caneta borracha para abrir luzes e brilhos nos meus desenhos. A marca Tombow é muito boa, recomendo.

Caso você queira uma borracha mais diferentona, recomendo comprar logo uma caneta borracha elétrica, cuja ponta fica girando e apaga tudo muito bem.

Esfuminho

Esse é um material muito importante para esfumar seu desenho, deixando as texturas mais suaves e contribuindo demais para o realismo de sua arte. Marca Sinoart é muito boa. 

Papel

O papel que você vai usar influencia muito no resultado final do seu desenho. Se você quer fazer desenhos realistas, vai precisar usar um papel bem liso e, para isso, eu recomendo o XL Bristol da Canson, ou ainda o Lana Bristol ou, como terceira opção, o Fabriano L. 

Outros

Os materiais acima são aqueles que julgo mais importantes, mas não devemos nos esquecer de um bom estilete, para fazer a ponta de seus lápis. Não devemos esquecer do boleador, ferramenta super útil para se desenhar pelos e barbas. Temos que citar também a mesa de luz, ótima para tirar o traço de seus desenhos.

Ufa! Seguem abaixo alguns desses materiais

Te ajudo a desenhar!