Já tem muito tempo que eu não faço um desenho realmente completo para botar num quadro na parede. Resolvi então fazer um desenho de cachorrinho realista, bem detalhado e completo, para enquadrar depois. Vou mostrar como desenhar um cachorro da raça American Bully, desde o esboço até a finalização do desenho. Além disso, vou mostrar também quais materiais usei, como desfocar o fundo do desenho, como usar várias técnicas realistas e muito mais. Ah, uma curiosidade: o nome do cachorro que vou desenhar é Bock 😉 Bora desenhar cachorrinho!
Como desenhar um cachorro – Introdução
Enquanto escrevo esse parágrafo, não comecei sequer a desenhar o cachorro, mas já selecionei a foto que usarei como referência.
Como tem muito tempo que eu não faço um desenho realista completo, estou com um pouco de receio de não ficar tão bom.
Se ficar meio ruim, me perdoem!
Enfim, vou dividir esse post da seguinte maneira:
Primeiro, vou falar dos materiais que pretendo usar para desenhar o cachorro (vou chamá-lo de Bock daqui pra frente).
Depois, vou mostrar como fiz o esboço desse desenho. Para isso, vou explicar como aplicar a técnica de decalque.
A terceira parte do post vai ser voltada para o sombreamento do rosto do Bock.
Por fim, a última parte do post mostra como desenhar o corpo do cachorro, como fazer o fundo desfocado e finalizar o desenho.
Bora começar 😉
Materiais usados no desenho de cachorrinho
No nosso desenho de cachorrinho vamos usar os seguintes materiais:
- Lápis HB ou H para fazer esboço do desenho;
- Folha de decalque;
- Papel Fabriano 4L, que é liso e ideal para desenhos realistas;
- Lápis Staedtler B/ 2B / 4B, para fazer o sombreado do desenho;
- Esfuminho, pincel com cerdas curtas, papel higiênico – todos para sombrear o desenho;
- Boleador, para criar detalhes no desenho;
- Caneta borracha, para abrir brilhos e áreas claras;
- Spray fixador Acrilex, para finalizar o desenho de cachorrinho.
Dito isso, vamos ao esboço do nosso desenho.
Decalque – como esboçar o cachorrinho
Eu já expliquei como tirar o traço exato do seu desenho usando a técnica de decalque no post Desenho Realista – Manual Completo parte 1.
Lá você pode ver VÁRIAS técnicas de desenho, explicadas em detalhe.
De qualquer forma, vou mostrar aqui como fazer o decalque mais uma vez.
Primeiro, você precisa ter uma folha de papel sulfite totalmente coberta com grafite.
Para isso, recomendo que você use um lápis B ou 2B.
Você não precisa sombrear a folha de forma perfeita e homogênea: basta que você cubra a folha toda com grafite.
Pode deixar meio rabiscado mesmo. Olha:
Essa folha será usada para “imprimir” o contorno do desenho na folha em branco, onde desenharemos.
Depois que você tiver sua folha de decalque, imprima numa folha de mesmo tamanha a foto que você usará como referência.
Depois, coloque a folha de decalque, com o grafite virado para baixo, sobre a folha branca.
Coloque então a foto de sua referência por cima de tudo.
Prenda as folha com uma durex, para que as três folhas não saiam do lugar.
Depois, passe um lápis mais duro (pode ser o HB), sobre sua referência, fazendo o contorno do desenho e marcando sombras e detalhes.
Ao passar o lápis sobre a foto, a pressão irá fazer com que o grafite na folha decalque fique impresso na folha em branco, criando assim o seu esboço.
Depois de fazer isso, retirei a foto e a folha de decalque de cima da folha branca.
O resultado do esboço ficou assim:
Feito isso, podemos seguir com o sombreamento do desenho.
Sombreando o desenho de cachorrinho – técnicas realistas
Esfumado com pincel, pontilhismo e traços brancos com boleador aplicado a como desenhar um cachorro
Primeiramente, antes de começar a sombrear, é importante lembrar que nossa mão pode passar sobre o desenho e manchar ele.
Por isso, recomendo que você pegue um pedaço de papel sulfite e mantenha ele sempre embaixo de sua mão, enquanto você sombreia.
O papel, em contato com o desenho, vai borrar muito menos do que a sua pele borraria.
Além disso, para evitar passar a mão (ou a folha de papel sulfite) sobre o desenho, é bom que você desenhe da esquerda para a direita, se você for destro.
Caso seja canhoto, desenhe da direita para a esquerda.
Dito isso, vou mostrar como que eu estou sombreando o desenho.
Comecei fazendo o olho do cachorro, direto pela parte mais escura, com lapiseira e grafite 4B:
As partes mais claras do olho eu fiz com lápis HB e B.
Esfumei o olho com esfuminho, com cuidado para preservar brilhos.
Observe que em torno do olho eu fui desenhando o pelo do cachorro. Para isso, a forma que julguei mais adequada foi fazendo uma espécie de pontilhismo com o lápis HB e B.
Esse pontilhismo foi feito não com pontinhos, mas com pequenos traços, que segue o sentido da pelagem.
Depois de ter feito várias tracinhos desses, eu passei o pincel com cerdas curtas para sombrear:
Depois de passar o pincel, eu ainda abrir alguns brilhos usando a caneta borracha, no pelo mesmo.
Além disso, eu me antecipei e passei o boleador sobre algumas partes em branco do desenho, para deixar marcado os bigodes do cachorro (você pode ver na imagem acima).
O boleador criou um sulco na folha e, quando eu passar o grafite por cima, essa área ficará em branco.
Um detalhe importante que vale mencionar é que, nos desenhos realistas, não fazemos o contorno das formas, mas as preenchemos com sombreamento.
No desenho do cachorro ali em cima, dá pra ver que algumas partes estão com o contorno evidente…
Eu mantive isso porque o fundo do quadro será escuro, e isso vai acabar eliminando o contorno depois.
Agora olhe como eu fiz a parte do rosto mais próxima à boca:
Tá vendo que tem uns risquinho muito fininhos embaixo do nariz?
Isso eu fiz TAMBÉM com o boleador.
Eu passei o boleador mais fino que eu tinha ali, antes sombrear com lápis 2B e esfumar com pincel.
O resultado é esse que você vê acima: cria-se uma textura, que lembra vários pelinhos sobre a pele do cachorro.
Criando a textura do focinho com lapiseira e caneta borracha
A partir desse ponto, comecei a desenhar o focinho do Bock.
A primeira etapa pra mim foi escurecer lá dentro da narina do cachorrinho, com lapiseira 0.5 e grafite 4B.
Depois, fui fazendo uma espécie de pontilhismo com o grafite 4B, preservando áreas em branco.
Por fim, esfumei com o pincel de cerdas curtas, para preservar a textura (e com cuidado para não manchar nenhum brilho).
Na sequência, repeti o mesmo no outro lado do nariz.
Fiz a parte mais escura com grafite 4B primeiro e, com pontilhismo, fui sombreando em volta.
Nas partes do focinho com aparência mais lisa, eu sombreei com lápis 2B e esfumei diretamente com esfuminho.
O resultado final do focinho ficou assim:
Algumas partes do focinho eu precisei criar brilhos depois com a caneta borracha.
Alguns pequenos tracinho bem finos com a caneta borracha ajuda a criar a textura do focinho, em algumas partes.
Criando a textura da língua e áreas úmidas – desenhar cachorrinho
Para desenhar a língua do Bock, ou línguas em geral, temos que ter em mente que precisamos criar uma textura mais lisa (geralmente) e bem molhada.
Coisas molhadas tem bastante brilho, então temos que preservar algumas áreas com o branco do papel.
No caso do nosso desenho de cachorrinho aqui, a parte de cima da língua está bem escura, então usaremos logo a lapiseira e o grafite 4B.
Além disso, alguns dentes do Bock estão aparecendo, então vamos usar as mesmas técnicas que usamos para desenhar dentes de pessoas aqui.
Na figura abaixo eu fiz o sombreamento principal da língua.
Primeiro, fiz áreas escuras e depois sombreei mais cm o lápis 2B:
Apesar da língua ser lisa, há alguma textura nela, e temos que tentar reproduzir isso.
Na imagem acima eu não havia esfumado o desenho.
Depois de passar o esfuminho sobre a área da língua, com muito cuidado e leveza, o resultado foi esse:
Observe que na parte logo abaixo da boca (seria o queixo…? Ou seriam os lábios inferiores dele…?) eu fiz alguns tracinhos com um boleador bem fininho.
Essas pequenas ranhuras que fiz com o boleador se transformam em minúsculos pelos branquinhos, quando passo o grafite 2B por cima.
Além disso, note que eu usei a caneta borracha para criar pontinhos brancos na língua dele.
Usei também a lapiseira para fazer uns riscos na língua, criando assim uma certa textura, deixando ela meio rugosa.
Aplicando as técnicas realistas ao restante do rosto do cachorro
Bom, chegamos até aqui. O que vamos fazer agora para terminar de desenhar o corpo do cachorro é mais do mesmo: vamos sombrear, usando técnicas de pontilhismo e o boleador para criar pelinhos brancos, esfumar e tentar dar um aspecto realista.
Como o passo a passo é bem semelhante ao que mostrei nas etapas anteriores deste post, vou só registrar aqui as fotos do desenvolvimento do meu desenho.
Como eu havia dito, eu marquei vários pelinhos brancos no rosto do cachorro com o boleador.
Depois, na foto acima, passei o grafite 2B por cima, deixando meio riscado para dar uma textura.
Nas partes mais escuras do olho, eu passei grafite 4B.
Não esfumei nada nesse lado do rosto, até este ponto.
Na imagem acima, eu continuei escurecendo (com lápis 2B) o rosto do cachorrinho, além de ter sombreado a olho por completo.
Às vezes, em algumas partes do desenho que tem um tom cinza, eu só passo o esfuminho por cima, puxando grafite de outras partes do desenho.
Foi isso o que fiz no olho direito do Bock: eu escureci bem a pupila e puxei o grafite, com o esfuminho, para áreas mais claras ao redor.
Na foto acima eu já esfumei com pincel e papel higiênico parte do rosto do Bock.
Finalmente, terminei de sombrear o rosto do cachorro.
Fiz vários tracinhos com lápis 2B e lapiseira, para simular o pelo do cachorro, além de vários tracinhos brancos (feitos previamente com boleador).
Devo chamar a atenção para a orelha direita dele.
As partes mais claras da orelha foram deixadas em branco, e eu só arrastei o grafite de áreas mais escuras com um pedaço de papel higiênico.
Técnica de fundo desfocado no desenho de cachorrinho
Desenhando o corpo do cachorro
Apesar deste post ser sobre como desenhar um cachorro, é também um post sobre desenho realista.
Por isso, achei válido detalhar aqui o passo a passo de como fazer o fundo desfocado do desenho.
O corpo do cachorrinho tá em perspectiva, além de estar levemente desfocado, logo aplicaremos essas técnicas ao corpo.
Além do corpo, vamos aplicar essas técnicas ao chão também, que é escuro e igualmente desfocado.
Para fazer fundo desfocado precisamos sombrear normalmente o desenho e passar o esfuminho em cima.
Eu tenho a impressão de que com o esfuminho o fundo desfocado fica melhor.
Ainda assim, eu uso o pincel e o papel higiênico as vezes também.
A melhor dica que eu posso dar sobre essa etapa do desenho é: faça com calma, de pouquinho em pouquinho.
Sempre que eu fico impaciente e começo a sombrear mais rápido, ou a esfumar sem cuidado, o resultado fica meio ruim.
A ideia é deixar o esfumado embaçado e com tons homogêneos.
Na figura abaixo, eu comecei a sombrear o corpo do Bock.
Note que há três tons de grafite no corpo dele: um mais claro (B), um médio (2B) e um mais escuro (4B):
Na sequência, continuei sombreando o corpo do cachorrinho, majoritariamente com lápis 4B.
Uma dica importante:
As vezes, quando sombreamos diretamente com lápis mais escuros, ficando várias pequenas falhas no sombreado, tipo uns pontinhos e risquinhos com o branco do papel.
Uma forma que encontrei de consertar isso é usando um lápis mais duro sobre o lápis mais escuro.
Então, eu faço o sombreado com lápis 4B e, em seguida, sombreio por cima com o lápis B, por exemplo.
O resultado é um sombreado bem homogêneo. Vale a pena tentar isso.
Claro, depois você vai esfumar o sombreado e vai ficar melhor ainda.
Olhe como ficou o corpo do Bock:
Desenhando o fundo do desenho
Se o corpo do Bock já está desfocado, então o fundo do desenho vai estar mais ainda.
Contrariando um conselho que eu sempre dou (comece a sombrear da esquerda para direita), eu comecei o sombreamento do fundo pela parte mais escura, que é a sombra do próprio cachorro.
Usei lápis 4B para fazer isso:
Nessa sombra escura que desenhei acima, eu não usei esfuminho nem pincel para esfumar.
Eu só usei o lápis 4B mesmo, e o lápis 2B em áreas mais claras.
A ponta dos lápis tem que estar bem apontadas, a pressão que colocamos na mão é leve, e os movimentos com o lápis são pequenos e circulares.
Na imagem acima, eu já esfumei um pouco com pincel, esfuminho e papel higiênico, mas mantive um pouco o aspecto meio rústico do sombreado.
O processo será o mesmo até que todo o fundo do desenho de cachorrinho esteja preenchido.
Observe o desenvolvimento:
Na foto acima eu já preenchi mais um pouco do fundo do desenho, ainda com lápis 2B e 4B.
O processo é bem lento e requer muita paciência, mas fica legal no final.
Finalização do desenho de cachorrinho
Bom, vou mostrar as etapas finais do desenho do cachorro agora.
Continuei sombreando o fundo e usando muito o esfuminho para deixar bem desfocado.
Na foto abaixo, eu sombreei o fundo mais à esquerda usando lápis 2B, já que é um pouco mais claro.
Continuei sombreando o fundo, sempre passando o esfuminho.
O desenho final está ficando assim:
Na foto acima eu só deixei faltando sombrear uma pequena parte do chão.
Depois de sombrear o chão todo, o desenho finalizado ficou assim:
Agora, alguns detalhes da finalização importantes!
É bom você passar a borracha em qualquer mancha que você tenha deixado para trás, para dar um bom acabamento.
Além disso, é essencial que você passe o spray fixador sobre o desenho, para que não borre com o tempo ou o manuseio.
Passo a passo de desenho realista de cachorrinho – E-book de desenho grátis
Alguns anos atrás eu fiz um desenho muito parecido com o Bock.
Era o desenho de um cachorro da raça Pug, todo preto.
Eu registrei todo o passo a passo desse desenho: os materiais usados, como fiz o esboço, as técnicas realistas e a finalização do desenho.
Para ter acesso a esse conteúdo, basta baixar o E-Book de Desenho Realista, disponível aqui.
Sinceramente, acho que ler esse livrinho é a melhor forma de você conseguir aprender desenho realista de forma gratuita e rápida.
Digo isso porque, nesse E-Book, eu explico os principais passos e técnicas do desenho realista, que você pode usar para desenhar muitas coisas além de um cachorro.
Dá uma olhada 😉
Resumo
Mostrei neste post como desenhar um cachorro, da raça American Bully, passo a passo.
Primeiro foi feito o esboço usando decalque, seguido do desenho do cachorro.
Para fazer o desenho foi essencial usar o boleador, para marcar o papel e fazer os pelos branquinhos do bicho.
O rosto do cachorrinho foi feito dessa forma, marcando cada pelo e com atenção aos detalhes.
O corpo do cachorro e o fundo do desenho estavam desfocados, e para criar esse feito foi usado o esfuminho e o papel higiênico.
Por fim, ao finalizar o desenho, spray fixador foi passado por cima da arte, para impedir que borre e permitir que dure mais tempo.
Por fim, tenho que relembrar você de que tem um E-Book Grátis aqui no site que mostra o passo a passo de outro desenho de cachorro, também realista.
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