como desenhar metal

Como desenhar metal – 4 Dicas Imprescindíveis

Um tipo de desenho que muito impressiona as pessoas e, acredite, vende bastante, é o desenho de objetos metálicos. Desenhos de carros, motos, outros veículos, objetos metálicos ou qualquer outra coisa que tenha superfície metálica é sempre interessante de se desenhar. Surpreenda-se agora: não é tão difícil quanto parece desenhar esse tipo de coisa, mas você tem que entender alguns conceitos e técnicas. Veja neste post 4 dicas de como desenhar metal, para que você consiga fazer esse tipo de trabalho com maestria e profissionalismo e, ao final do artigo, assista um vídeo de speed drawing, mostrando como fazer esse tipo de arte.

banner introdução ao desenho realista - Como desenhar metal - 4 Dicas Imprescindíveis


Introdução – Como desenhar metal

O desenho de metal parece complicado de se fazer, sendo que se você tiver domínio sobre algumas técnicas e conhecer alguns conceitos, facilmente conseguirá reproduzir o efeito metálico, desde que pratique um pouco para pegar o jeito.

Dessa forma, a seguir separei 5 dicas de como desenhar metal, usando os seguintes materiais:

  • Lápis grafite (H e 2B);
  • Lapiseira 0.5 com grafite 4B;
  • Caneta borracha 2.3mm;
  • Esfuminho (tamanhos 1 e 3);
  • Papel higiênico.

Você não precisa necessariamente usar esses materiais.

O importante é que você entenda como o trabalho está sendo feito e aplique os conceitos aprendidos aqui nos seus desenhos.

No fim do artigo, tem um vídeo de speed drawing, mostrando na prática como fazer esse tipo de trabalho, então dá uma olhada lá.

Mãos à obra!


Dica 1 – Marque cada mancha de forma minuciosa

Primeiramente, tenha em mente que materiais metálicos podem refletir brilhos e imagens que se encontram ao seu redor.

Devido a isso, quando você for desenhar um objeto metálico, tenha em mente que ele provavelmente terá muitos brilhos, sombras e reflexos. Sabendo disso, você precisa marcar com toda a calma do mundo essas manchas no esboço do seu desenho.

Marque todas elas, mesmo aquelas mais sutis, porque são essas manchas que vão dar a aparência metálica ao seu trabalho!


Dica 2 – A diferença entre metais lisos e ásperos

Os materiais metálicos nem sempre refletem muita luz.

Alguns metais serão mais opacos, e outros serão mais brilhosos. Observe o desenho de metal a seguir e compare-o com os outros desenhos deste post.

como desenhar metal 2 - Como desenhar metal - 4 Dicas Imprescindíveis

O desenho acima foi encontrado neste perfil do Pinterest. Observe que os metais não refletem formas específicas, dando a impressão de opacidade ao metal.

Isso acontece porque a superfície dos metais pode ser lisa ou rugosa/áspera. Quanto mais rugosa for a superfície, mais opaco será o metal. Naturalmente, quanto mais lisa a superfície, mais brilhosa ela será.

Note que, nos metais opacos, a transição do brilho para áreas mais escuras ocorre de forma mais gradativa e suave, enquanto que em metais brilhosos e lisos a transição é mais brusca.

Essa é a dica! Ao desenhar um metal mais liso, faça brilhos mais nítidos, com limites bem definidos e transições rápidas. Quando for desenhar um metal mais rugoso, faça brilhos menos intensos, com transições suaves e gradativas, suando bastante o esfuminho no processo.


Dica 3 – Saiba o que rodeia o objeto

Para desenhar metal bem é interessante que você saiba o que está ao redor do metal.

Digo isso principalmente para quem vai desenhar um metal liso e refletivo, porque as superfícies metálicas lisas refletem formas que estão à sua volta.

Sabendo disso, você deve tentar imaginar um cenário ao redor do seu objeto metálico e, ao desenhar as manchas do objeto, tente reproduzir elementos desse cenário.

Lembre-se sempre de que essas imagens vão ficar distorcidas no metal, já que não estamos falando de um espelho. Olhe o desenho abaixo e você vai perceber isso que estou falando:

desenho de metal 1 - Como desenhar metal - 4 Dicas Imprescindíveis

Eu estava de bobeira no computador outro dia e me deparei com este perfil do Pinterest, que foi de onde peguei o desenho acima. O que podemos perceber é que as manchas refletidas no metal lembram os elementos que rodeiam o mesmo, como as árvores e o asfalto.

Esse é o pulo do gato. Faça manchas que lembrem os elementos que rodeiam seu objeto metálico.

Em desenhos coloridos essa dica também é muito válida. Apesar de que desenhos coloridos não são meu forte, e apesar de que esse não é o foco deste artigo, vale ressaltar que os metais refletem também a cor do ambiente em que ele se encontra.

Assim, uma superfície metálica em uma sala esverdeada irá adquirir tons verdes. Um carro todo cromado em uma garagem acinzentada irá adquirir tons cinzas e negros.

Tenha isso em mente! As manchas no seu objeto metálico é um reflexo daquilo que o rodeia.


Dica 4 – Atenção ao contraste

O contraste dos tons claros, médios e escuros no desenho de metal é muito importante, principalmente se estivermos falando de um metal liso, altamente refletivo e/ou cromado.

Objetos com essas características ficam com aspecto realista quando você reforça e evidencia os contrastes.

Assim sendo, não se contenha usando um lápis 2B nas áreas mais escuras. Use logo um 4B (ou um grafite mais escuro), passe o pincel de cerdas curtas sobre o desenho e trabalhe bastante o contraste com áreas mais claras.

Não tenha medo de realçar brilhos usando borracha. Os brilhos devem ser fortes e as sombras escuras. Essa diferença de tom vai dar um efeito realista da hora.


Como desenhar metal –
Vídeo de exemplo

No vídeo abaixo eu fiz um desenho de um anel que, naturalmente, é de metal.

Nele você pode ver como foi o processo todo de fazer o efeito de metal, começando pelas áreas ais claras do objeto e desenhando depois as áreas mais escuras.

Só um detalhe, meu caro leitor: eu não sou youtuber né, então nem sei como fazer vídeos direito. Esse vídeo aí em cima poderia ter recebido vários cortes, poderia ter uma musiquinha de fundo e tal, mas eu não sei como fazer isso =P

Não obstante, acho que o vídeo exemplifica bem o processo de desenhar metal.

O desenho fina ficou assim:

Como desenhar metal desenho realista de anel - Como desenhar metal - 4 Dicas Imprescindíveis

Observe bem os materiais que uso (lápis de diferentes gradações, uma lapiseira, papel higiênico, esfuminho e caneta borracha), tente entender a técnica e mãos à obra. Boa sorte 😉


Resumo – Como desenhar metal

Neste post foi possível ver algumas dicas de como fazer desenho de metal, sendo elas:

  • marcar cada detalhe das sombras no esboço de seu desenho;
  • saiba diferenciar os metais lisos dos metais mais foscos, já que o efeito/textura será diferente;
  • saiba o que rodeia o objeto, reproduza o ambiente nos reflexos do metal;
  • preste atenção aos contrastes: não tenha medo de escurecer as partes escuras e clarear os brilhos.

Somado a isso, é válido ressaltar que o trabalho de sombreamento de desenhos de metal deve ser feito de forma minuciosa, com muita calma, já que a textura muitas vezes é suave .

O processo de desenhar metal é mostrado em vídeo e, para quem quiser aprender com mais calma, aconselho que dê uma olhada no curso de desenho realista para iniciantes, o melhor curso que encontrei até hoje (considerando custo benefício, principalmente).

Gostou? Comenta aí embaixo 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *