Como ganhar dinheiro com arte - Print on Demand funciona

Como ganhar dinheiro com arte – Print on Demand funciona?

Como ganhar dinheiro com arte? Antes de responder, preciso avisar que esse post vai ser um pouco diferente da maioria dos outros. Geralmente falo de desenho realista neste blog, porém como o site se chama O Caminho da Arte, irei falar sobre arte de forma geral. Como podemos monetizar e criar renda extra com nossa arte, especialmente com desenho? Existem mil maneiras de fazer isso, mas hoje irei falar de uma das formas mais inovadoras, atuais e promissoras que conheço: arte digital e sites de Print on Demand (ou impressão sob demanda). Leia até o final, porque o papo é bom e qualquer um pode se aventurar pelo Caminho, basta querer.


Introdução

Estive escrevendo alguns posts sobre desenho realista ultimamente, mas não senti vontade de publicar nenhum deles aqui no blog.

Um deles fala sobre como desenhar uma boca sorrindo, e eu já tenho até as imagens para ilustrar o post.

Não, dessa vez estive pensando em começar a colocar um conteúdo diferente por aqui, voltado para quem quer viver de arte, assim como eu quero.

Não obstante, fiquei um pouco na dúvida se deveria falar de certas coisas, que muita gente não conhece.

As vezes sinto que é mais inteligente guardar a informação para mim e não compartilhar, principalmente porque tenho tido alguns resultados muito positivos. Quero evitar concorrência!

Apesar disso, quero também ter um blog rico, que entrega informações valiosas para as pessoas…

Foi pensando dessa forma que resolvi falar sobre como ganhar dinheiro com arte, usando modelos de negócio inovadores e atuais.

Você pode pensar em vender sua arte, seja ela desenho, pintura, escultura, o que for. Você pode pensar em criar um Instagram, divulgar seu trabalho, talvez até mesmo pagando anúncios… mas não é disso que vou falar aqui.

Hoje quero falar de Print on Demand, um tipo de negócio que está crescendo (a meu ver) e tem potencial de gerar renda extra – ou até mesmo a renda principal – de muitos artistas.

Sim, Print on Demand funciona.

E o que eu sei sobre isso? Bem, eu sei que é possível conseguir dinheiro dessa forma porque fiz algumas vendas nos últimos tempos.

Não sou expert no assunto, tanto que não vivo disso, mas posso dizer que consigo ter uma renda passiva (mesmo que pequena, por enquanto) vendendo minha arte em plataformas de Print on Demand.


Organização do post

Enfim, sem mais delongas, vamos ao assunto deste post logo.

Irei abordar os seguintes temas:

  • O que é Print on Demand;
  • Meu trajeto pessoal empreendendo com Print on Demand;
  • Ferramentas usadas na arte digital;
  • Quais os melhores sites de Print on Demand;
  • Breve conclusão.

Pretendo dar destaque maior para esse modelo de negócio e para as ferramentas mais comuns usadas para se fazer arte digital. Algumas dessas ferramentas irei detalhar um pouco mais como usar, outras irei somente citar. Por fim, irei mostrar para você alguns sites de Print on Demand, de forma breve.


O que é Print on Demand

Print on Demand é um modelo de negócio onde se vende produtos como camisetas, canecas, almofadas e máscaras, com diferentes estampas feitas por vários artistas. Os desenhos das estampas são todos terceirizados, ou seja, os artistas independentes criam suas artes e disponibilizam para a empresa.

O artista é o encarregado de criar desenhos / pinturas / artes atraentes e chamativas, enquanto que a empresa é a responsável por imprimir a arte nos produtos e enviar para os compradores.

Geralmente esse tipo de empresa não tem loja física, e as compras são feitas online. Logo, para ganhar dinheiro vendendo sua arte em sites de Print on Demand você precisa se cadastrar no site da empresa como mente criativa, ou artista, e fazer o upload das suas artes.

Se você, artista, fez um desenho que não tem nada de especial, é provável que ninguém vai querer comprar. Se ninguém comprar, você não ganha nada.

Caso o seu desenho / arte seja interessante para o público, então é provável que alguém compre e, nesse caso, você recebe uma comissão, que pode variar muito de empresa para empresa.

Print on Demand - Como ganhar dinheiro com arte - Print on Demand funciona?

Agora que você já entendeu o que é Print on Demand, vamos falar como trabalhar com isso.


Como criei artes para ganhar dinheiro com Print on Demand

Tem muitas formas de se criar artes para esse tipo de negócio. De todas as formas, você vai precisar digitalizar sua arte para fazer o upload no site da empresa de Print on Demand.

Nos tópicos abaixo estão listadas algumas formas de se proceder nesta etapa:

  • Artes feitas a mão e posteriormente digitalizadas, usando um scanner ou até mesmo um scanner de celular;
  • Criar arte digital usando o site canva.com;
  • Criar arte digital usando diversos softwares.


Minha trajetória com arte digital

Inicialmente, para vender nesses sites, eu comecei a fazer artes a mão mesmo. Ou seja, eu fazia desenhos, muitas vezes usando técnicas realistas a grafite, digitalizava os desenhos com meu celular, usando o aplicativo CamScanner e fazia o upload nos sites.

Isso não funcionou muito bem porque o processo ficava muito trabalhoso.

Eis que comecei a tentar a criar imagens e artes usando o site https://www.canva.com/ e o resultado foi muito positivo. Falarei dessa ferramenta online e gratuita no próximo tópico.

Continuando a história, consegui aprender a usar a ferramenta Canva e criei artes bem bonitas, que eventualmente foram vendidas como adesivos e capas de celular em um site de Print On Demand. Por causa disso, recomendo para quem está querendo começar a trabalhar com isso, que comece a aprender a usar essa ferramenta.

No entanto, eu queria fazer artes realmente profissionais, impressionantes e impactantes. Então comecei a aprender desenho e arte digital com ProCreate. Esse aplicativo é exclusivo para produtos da Apple, então não vai ser acessível para a maioria das pessoas. Como é um dos melhores softwares para se fazer arte digital, resolvi citá-lo aqui.


Como ganhar dinheiro com arte – Ferramentas

Existem inúmeras formas de se fazer arte digital.

Quando se trata de Print on Demand, já vi produtos em que a arte era alguma fotografia.

Em outros casos, era algum desenho ou pintura.

Em muitos casos, eram somente frases e dizeres engraçados.

Não importa o tipo de arte que você quer vender, você vai precisar digitalizar o seu trabalho.

Já que a digitalização é inevitável, um caminho mais fácil seria criar designs diretamente em seu computador, usando algumas ferramentas.

A ferramenta gratuita mais eficaz para isso é o Canva.


Como ganhar dinheiro com arte – Canva

Canva.com é um site onde você pode criar designs profissionais.

Esses designs podem ser usados como posts do Instagram, ilustrações para algum trabalho de escola/faculdade, imagens para um blog, modelos de cartões para serem impressos, entre muitas outras coisas.

Pessoalmente, uso o Canva para criar designs para vender estampados em camisas, adesivos, canecas e bolsas. Observe um dos meus designs, que já vendi mais de uma vez:

design print on demand - Como ganhar dinheiro com arte - Print on Demand funciona?

No design acima temos um dragão estilizado, símbolo de um jogo bem famoso (Skyrim o nome, jogo super divertido). Esse tipo de arte é popular entre nerds e gamers.

Essa capa de celular com o design que fiz no Canva ficou razoavelmente boa, tanto que acabou vendendo.

Veja outros designs que fiz:

camisa feita no canva 1 - Como ganhar dinheiro com arte - Print on Demand funciona?

Na imagem acima, temos uma arte feita no Canva, voltada para o público que gosta de musculação.

Como você pode ver, a ferramenta Canva é muito versátil, permitindo criar não somente imagens mas também textos com caracteres diferenciados.


Passo a passo de como funciona o Canva

Tentarei explicar rapidamente como criar artes no Canva.

Ao entrar no site canva.com você verá as seguintes opções:

pagina inicial canva - Como ganhar dinheiro com arte - Print on Demand funciona?

Ao clicar em “Registre-se” você terá acesso a uma página onde poderá se registrar ou, ainda, fazer login usando sua conta Google.

Essa última opção é a mais fácil, já que basta botar seu gmail e sua senha para ter acesso à ferramenta.

Feito isso, você se deparará com a seguinte interface:

interface canva 1 1024x373 - Como ganhar dinheiro com arte - Print on Demand funciona?

Note que do lado direito da tela, na parte de cima, há um botão roxo que circulei em vermelho onde se pode ler “Criar um Design”. É ali onde você deve clicar para criar suas artes no Canva. Ao fazer isso, você verá alguns formatos de design, conforme mostrado abaixo:

design canva - Como ganhar dinheiro com arte - Print on Demand funciona?

O que eu prefiro é clicar em “Tamanho personalizado”. Geralmente escolho telas quadradas, de 3000 por 3000 pixels.

Feito isso, você verá a próxima interface, representada nas figuras abaixo, e estará pronto para criar suas artes digitais no Canva.

Na figura imediatamente abaixo você pode ver a barra lateral da ferramenta Canva, onde é possível escolher Templates, elementos variados para botar em suas artes, fazer uploads de imagens, colocar textos e muito mais.

barra lateral - Como ganhar dinheiro com arte - Print on Demand funciona?

Na figura seguinte você pode ver a tela em branco onde se cria seus designs e artes.

canva - Como ganhar dinheiro com arte - Print on Demand funciona?

A interface inteira tem a seguinte aparência:

canva total - Como ganhar dinheiro com arte - Print on Demand funciona?

Como mostrei antes, essa ferramenta permite criar imagens e artes bem elegantes.

Não dá para explicar em muito detalhes aqui como usar o Canva, já que é uma ferramenta muito completa e muitos tutoriais exclusivos para isso são necessários.


Outra ferramenta para ganhar dinheiro com arte – Pixlr

Outra ferramenta valiosíssima para se monetizar sua arte, especialmente quando se trata de Print on Demand, é o pixlr.com.br.

Estou citando esta ferramenta aqui porque ela é ótima para editar imagens e fotos, além de que é gratuita.

A principal utilização que dou para o Pixlr é tirar o fundo de desenhos e designs meus, além de diminuir o peso de minhas artes digitalizadas.

Por exemplo, algumas artes minhas pesam até mesmo alguns megabytes, mas consigo deixá-las com apenas alguns kbytes usando o Pixlr.

Isso é muito importante, visto que alguns sites de Print on Demand podem ter algum limite de tamanho para os uploads.


Como usar o Pixlr – breve explicação

Ao entrar no site você verá a seguinte interface:

pixlr interface - Como ganhar dinheiro com arte - Print on Demand funciona?

Na figura acima você pode ver que existem duas versões dessa ferramenta: PIXLR E e PIXLR X.

Clique direto no PIXLR E, que é o editor de fotos avançado.

Ao fazer isso, você verá a seguinte interface:

pixlr E interface - Como ganhar dinheiro com arte - Print on Demand funciona?

Uma vez aqui, basta que você arraste qualquer desenho ou foto que você tenha em seu computador, de preferência em formato PNG ou JPEG, para abrir a imagem no Pixlr.

Eu carreguei uma imagem aleatória no meu Pixlr só para exemplificar. Ao abrir a imagem, você verá a seguinte interface:

Pixlr E interface com smile - Como ganhar dinheiro com arte - Print on Demand funciona?

A partir desse ponto, existem muitas coisas que você pode fazer com a imagem.

Uma delas é simplesmente clicar em Arquivo >> Salvar.

Ao fazer isso, você verá uma janela que permite fazer o download da imagem (muito mais leve do que a imagem original) e que permite também mudar o tamanho da imagem:

pixr salvando imagem - Como ganhar dinheiro com arte - Print on Demand funciona?

Você pode alterar a largura, a altura, o formato (JPG, PNG, WEBP e PXZ) e até a qualidade da imagem nesta janela.

Quando terminar, basta clicar em “Baixar”.

Vale ressaltar que esse editor de imagens tem muitas, mas muitas funcionalidades, funcionando como um verdadeiro Photoshop gratuito. Não tem como explicar tudo aqui! Estou só apresentando a ferramenta.


Como ganhar dinheiro com arte – ProCreate

Uma última ferramenta que é importantíssimo citar é o ProCreate.

Esse app está disponível para iPads, e diferentemente das outras ferramentas que apresentei aqui, o ProCreate é pago.

O preço dele deve estar em torno dos 65 reais (pagamento único), mas se considerarmos o preço de um iPad não é difícil concluir que o conjunto sai bem caro.

Junto de uma Apple pen (caneta da Apple), é uma ferramenta poderosa usada por muitos artistas profissionais para criar artes fantásticas.

Observe um desenho que consegui fazer no ProCreate:

rosas entrelacadas - Como ganhar dinheiro com arte - Print on Demand funciona?

Diga a verdade, essa arte aí em cima ficaria muito bonita se estampada em uma capinha para celular, não acha? Ou talvez em um adesivo para se colar num caderno escolar…

O grande barato do ProCreate é que, com a caneta da Apple, você pode desenhar manualmente, como se estivesse desenhando em papel mesmo, só que no iPad.

O resultado é excepcional e vale a pena tentar, caso você tenha grana pra comprar esse material, claro.


Outras ferramentas

Por fim, não menos importante, alguns outros aplicativos que podem ser usados para se fazer arte digital.

Primeiramente, não podemos deixar de falar do Photoshop.

Eu não tenho experiência com essa ferramenta, mas sei que é uma das melhores, se não a melhor de todas, usada por profissionais mesmo.

O único lado ruim é que requer assinatura, logo você teria que pagar mensalmente um certo valor.

Além disso, como é uma ferramenta completa e profissional, tem muitas funcionalidades e a curva de aprendizado é mais lenta.

Outra ferramenta valiosa é o software Blender.

Esse software é gratuito, facilitando o acesso a arte digital.

Outra opção seria o Adobe Illustrator, que também é pago. Esse software é muito bom, possui uma versatilidade incrível e, na minha opinião, o único ponto negativo é o preço mesmo.

Como concorrente do Adobe Illustrator temos o CorelDraw, outro software de design muito bom que pode ser usado para criar arte digital.

Assim como o Illusrator, o CorelDraw é pago e o preço é meio salgadinho, do meu ponto de vista.

Existem muitíssimos outros programas de desenho digital que eu poderia citar, mas o foco do artigo não é esse. Você precisa escolher as ferramentas que quer usar, aprender a usá-las e começar a fazer uploads de artes digitais em sites de Print on Demand. Basta começar, amigo.


Como ganhar dinheiro com arte – Alguns sites de Print on Demand

Bom, agora que já expliquei como funciona esse tipo de negócio, como podemos criar artes digitais e quais ferramentas podem ser usadas para isso, vamos aos sites de Print on Demand.

Vale ressaltar que existem muitas empresas que trabalham com isso, e a maioria é estrangeira.

No entanto, eu até prefiro me cadastrar em uma empresa estrangeira e receber em dólares / euros do que me cadastrar em uma empresa brasileira e receber em reais. De qualquer jeito, você vai ganhar suas comissões e criar um renda extra.


TeeSpring

O primeiro website de que falarei aqui é o TeeSpring.

O cadastro é gratuito e só pede algumas informações, como seu nome, e-mail e password.

Feito isso, você estará pronto para colocar sua arte no site e esperar as vendas acontecerem.


Redbubble

Redbubble é uma ótima opção para quem está começando nesse meio, já que a plataforma é fácil de usar e a própria empresa divulga os produtos na internet.

Tudo o que você precisa fazer é se cadastrar gratuitamente no site e começar a fazer upload de seus desenhos / pinturas / arte.

A maior vantagem do Redbubble é que não requer investimento inicial nenhum, fazendo dele um ótimo candidato para você começar sua jornada com Print on Demand.


Bonfire

Bonfire é outra ótima opção para quem está começando com esse tipo de empreendimento.

Assim como Redbubble, esse site não requer pagamento algum na hora de se registrar, logo tudo o que precisa fazer é se cadastrar no site e começar a fazer o upload das artes.


Colab55

Este é um representante brasileiro, que não podia faltar nesta lista.

O Colab55 é gratuito, assim como a maioria dos sites dessa lista.

Como é uma empresa brasileira, o site está todo em português, facilitando o acesso para quem não domina inglês.

Você pode se cadastrar usando seu e-mail do Google (Gmail) e, após essa etapa, é só correr pro abraço 😉


Outros sites

Alguns anos atrás eu conheci uma empresa brasileira que estava crescendo muito e ganhando notoriedade, chamada Touts.

A Touts era uma empresa de Print on Demand, e seus produtos tinham uma qualidade invejável.

Em 2020 essa empresa foi comprada pela Reserva, se tornando então Reserva Ink. Felizmente, o modelo de negócio se manteve.

Neste site você pode se cadastrar e enviar suas artes para serem usadas como estampas de diversos produtos.

No entanto, é necessário pagar uma mensalidade para usar este serviço, logo essa opção não é das melhores para quem está iniciando nesse meio.

Um lado bom é que a Reserva é bem conhecida, logo provavelmente suas artes iriam vender com mais facilidade.

Eu queria citar a Touts e a Reserva Ink porque são representantes nacionais que considero muito bem sucedidos nesse meio.

Internacionalmente, podemos citar a Etsy, a Printify, Merch by Amazon e muitos outros. Se você procurar, vai achar muitas oportunidades boas.


Como ganhar dinheiro com arte – Resumo

Resumo da história toda, existem várias formas de se ganhar dinheiro com arte. O Print on Demand é só mais uma.

Para ter uma renda extra dessa forma você precisa criar artes, fazer upload em sites voltados para isso e esperar alguém comprar os produtos.

Você não será responsável por enviar o produto para o comprador – isso é função da empresa. Você só cria a arte e envia.

Para criar as artes você pode usar inúmeras ferramentas.

Você pode desenhar/pintar e digitalizar seu trabalho com um scanner, fazendo então o upload no site.

Você pode ainda fazer arte digital, usando diversos softwares e programas, como por exemplo:

  • Canva;
  • Photoshop;
  • ProCreate,
  • Pixlr;
  • Inkstudio;
  • Adobe Illustrator;
  • CorelDraw;
  • Muitos outros.

Uma vez criada a arte, você pode fazer o upload em diversos sites, como por exemplo:

  • Colab55;
  • TeeSpring;
  • Redbubble;
  • Etsy;
  • Bonfire;
  • Merch by Amazon;
  • Muitos outros.

E uma dica final, que eu estou querendo implementar em breve: não se cadastre só em um website de Print on Demand, se cadastre em vários e envie os mesmo designs para eles (caso a política do site permita).

Isso vai aumentar o número de pessoas que vão ver suas artes, e com certeza aumentará as chances de vender.

O que achou do post? Você gostaria que eu detalhasse mais alguma etapa de todo esse processo? Comenta que eu respondo!

Boa sorte com seus empreendimentos 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *