Melhores marcas de lápis para desenho realista

Melhores marcas de lápis para desenho preto e branco – Top 5

Se você quer aprender a fazer desenho realista ou só desenho mesmo, é importante ter os materiais certos. Neste post está listado as X melhores marcas de lápis para desenho realista – e também para desenho de forma geral, com todos seus pros e contras.

banner introdução ao desenho realista - Melhores marcas de lápis para desenho preto e branco - Top 5

Introdução

Você que está aprendendo a desenhar deve se perguntar quais as melhores marcas de lápis para desenhar. O fato é que existem muitas por aí.

No entanto, você não quer qualquer uma.

Você quer a melhor marca de lápis. Mas quais critérios devemos usar para avaliar e dizer quais as melhores marcas?

Bem, para isso precisamos entender um pouco mais sobre as suas necessidades, caro desenhista.

Você pode estar procurando por um lápis que não seja muito caro, mas que seja bom ao mesmo tempo. Nesse caso, devemos levar em consideração o custo-benefício do produto.

Pode ser que você queira simplesmente o lápis com melhor qualidade de grafite, que não marca o papel, que é fácil de se usar. Nesse caso, levaremos em conta a eficiência do produto.

Dito isso, vamos às marcas 😉

Melhores marcas de lápis para desenho

Alguns desenhistas, profissionais e amadores, vão dizer que preferem essa ou aquela marca de lápis.

O que eu digo, como amante de desenho, é que é necessário testar você mesmo os diferentes materiais para ver qual o seu preferido.

As vezes aquele desenhista bonzão que você acompanha no youtube vai dizer pra comprar da marca X ou Y, mas quando você compra e testa, percebe que não se dá muito bem com a marca. Não fique bolado, vai testando, amigo.

Segue agora a lista das marcas que gosto (ou que vejo muito falarem por aí).

Staedtler

A marca Staedtler é bem conhecida e com certeza é uma das melhores marcas de lápis para desenho que você vai achar por aí.

Bem característico por sua cor azul, os lápis dessa marca alemã são muito bons para desenhar.

staedtle mars lumograph - Melhores marcas de lápis para desenho preto e branco - Top 5

Esses lápis são ótimos porque, aparentemente, são muito resistentes. Já dei alguns tombos nos meus e o grafite permaneceu intacto dentro deles.

Outro ponto positivo é que o grafite costuma ser macio, o que ajuda a não danificar o papel quando você desenha.

Mais um ponto positivo: esses lápis conseguem alcançar tons de negro bem escuros, o que facilita também o desenho.

Ponto negativo: é mais caro do que a média dos lápis. Eu comprei vários, tempos atrás, e portanto não lembro exatamente do preço, mas creio que estivesse na faixa dos 10 reais cada.

Faber Castell

Essa marca todo mundo conhece, e pode ter certeza de que é uma ótima marca de lápis.

Não vou falar de qualquer lápis da Faber Castell. Pretendo avaliar aqui o lápis Faber Castell Black.

lapis faber castell black extrasoft para desenhar - Melhores marcas de lápis para desenho preto e branco - Top 5

Esse lápis é o Faber Castell Black, e possui muitos benefícios quando comparado com outras marcas.

Um desses benefícios é que você consegue fazer desde tons claros a tons bem escuros com esse lápis, precisando somente de técnica e controle da pressão que você faz sobre o papel.

Outro benefício é que ele é baratinho: com uns 3 reais você compra um, mas costuma ser bem mais barato que isso (papo de 2 reais ou até menos).

Esse é um dos lápis que eu tenho e com certeza recomendaria para quem tá começando a desenhar.

Somado a isso, ele é bonito demais. A madeira dele é negra, se confundindo com o grafite, deixando ele muito estiloso.

Derwent

Marca inglesa muito conhecida também. Vamos considerar nesta análise o lápis Derwent Graphic, mas saibam que existem vários lápis da derwent que são muito bons, como por exemplo o Derwent Onyx.

lapis derwent - Melhores marcas de lápis para desenho preto e branco - Top 5

Eu sempre usei borrachas e esfuminhos da Derwent, mas lápis só usei uma única vez.

Os lápis dessa marca tem a gradação variando do 9H até o 9B.

A impressão que tenho ao observar alguns desenhos com esses lápis é que o 9B não é tão escuro quanto o 8B da Staedtler, mas pode ser só uma impressão minha mesmo.

Quando usei um lápis Derwent, tempos atrás, achei ele muito suave e macio, fácil de usar. Talvez seja uma ótima opção para iniciantes.

Não consegui achar pontos muito negativos nessa marca de lápis. O preço não é tão em conta quanto o Faber Castell Black, mas ainda assim não acho caro.

Pesquisei em alguns e sites e consegui achar a unidade por pouco mais de 4 reais. Vale a pena!

Caran D’Ache

Mais uma marca muito boa, dessa vez uma marca suíça.

Os lápis de cor Caran D’Ache são muito conhecidos, especialmente pelo preço mais salgado e também pela qualidade do produto. Aqui vamos avaliar o lápis grafite, usado em desenhos preto e branco.

Um ponto positivo dos lápis de grafite dessa marca é a resistência do grafite e a pegada anatômica dos lápis, facilitando o uso. Além disso, mesmo com a alta resistência do grafite, os traços são bem suaves.

Isso permite fazer sombreados com mais facilidade, se comparado com lápis de outras marcas.

A gradação varia do 4H ao 9B, o que é um intervalo muito bom para se fazer vários desenhos realistas de qualidade.

Pasme agora, meu caro desenhista: em uma breve pesquisa na Amazon, encontrei uma unidade de lápis grafite graduado da Caran D’Ache por nada menos que 30 reais.

Você deve até encontrar outros valores por aí, mas não espere nada abaixo de 20. É caro mesmo.

Koh-I-Noor

Essa marca de lápis é uma das mais vendidas no mundo, famosa não só pelos lápis grafite, mas também pelos seus lápis de cor.

A impressão que tenho ao desenhar com esses lápis é que a diferença de tom de uma gradação para outra não é tão grande. Por exemplo, do lápis 2B para o 4B eu vejo menos diferença do que em outras marcas.

Se comparado com o Staedtler, tenho a impressão de que o lápis Koh-i-Nor tem o grafite um pouco mais duro.

Ainda comparando com o Staedtler, os lápis Koh-i-Noor me parecem ter um tom levemente mais claro, principalmente em gradações mais elevadas, como o 8B.

koh i nor lapis para desenho - Melhores marcas de lápis para desenho preto e branco - Top 5

Agora, uma grande vantagem dos lápis grafite da Koh-i-Noor, em comparação com o Staedtler, é o preço. Esses lápis conseguem ser um pouco mais baratos, variando aí na faixa dos 7 a 10 reais.

Existe, ainda, uma linha de lápis de desenho profissionais da Koh-i-Noor chamada Toison D’Or (não é o da foto acima).

Tudo o que posso dizer sobre essa linha é que eu já tive um lápis desses (um 3B) e achei um dos melhores lápis que já usei. Foi, inclusive, um presente de um amigo desenhista. Você consegue achar lápis dessa linha por 7 reais em lojas online. Vale muito a pena.

Outras marcas que vale a pena citar

Como este post pretende ser um Top5 de melhores marcas de lápis para desenho, tive que selecionar algumas marcas e excluir outras, naturalmente.

No entanto, vale a pena citar algumas marcas que são muito conhecidas, e consideradas por muitos desenhistas como primeira opção.

Primeiramente, quero citar a TomBow, que é a mesma marca das canetas borracha que uso.

Os lápis da TomBow são ótimos, então se você tiver a chance, compre-os e veja se você gosta.

Outra marca bem conhecida é a Prismacolor, que também possui ótimos lápis grafite, recomendados por muitos desenhistas.

Por fim, mais um marca que vale a pena experimentar, é a Kasimir, que possui lápis grafite muito bons também.

Melhores marcas de lápis para desenho – Ranking

Agora que já listamos várias marcas boas de lápis, vamos tentar fazer dois rankings com elas, o primeiro levando em conta o custo, o segundo levando em conta a eficiência do lápis.

Ranking de custo de melhores marcas de lápis para desenho

Aqui é fácil de fazer o ranking, já que o preço do Faber Castell Black é praticamente imbatível, ocupando o primeiro lugar da lista. Compre um único lápis desse e você conseguirá fazer tons claros e escuros suficientes para fazer um desenho preto e branco completo.

Em segundo lugar, temos o lápis da Derwent, que é um pouco mais caro, mas ainda assim barato. Se você comprar um HB, um 2B e um 6B da Derwent, conseguirá fazer desenhos com tons de grafite variando desde o claro até um escuro razoável.

Em terceiro lugar, com um custo mais elevado, temos os lápis da Koh-i-Noor. Se você tem uma graninha sobrando, vale a pena testar esses lápis.

Em penúltimo lugar, temos a Staedtler, que é sem sombra de dúvida um dos lápis mais caros e bons que você vai encontrar por aí.

Em último lugar, temos a marca de lápis para desenho realista mais cara de todas: Caran D’ache. Vale a pena comprar para experimentar, mas é caro viu.

Ranking de eficiência de melhores marcas de lápis para desenho

Aqui é mais difícil fazer um ranking, já que fica mais subjetivo.

Baseado em minhas preferências individuais, coloco em primeiro lugar o Staedtler, já que consigo alcançar tons bem claros e bem escuros com ele, consigo esfumar muito bem, danifico pouco o papel, acho o lápis resistente e mais mil e uma qualidades. No entanto, o Caran D’Ache tem uma fama incrível, e acho que merece o primeiro lugar também. Esses dois estão dividindo essa colocação então.

Depois do Staedtler/Caran D’Ache, coloco o Koh-i-Noor. Mesmo tendo usado somente um lápis 3B dessa marca, achei o grafite suave, fácil de manusear e de esfumar. Indico muito!

Compartilhando o terceiro lugar, eu escolho o Derwent e o Faber Castell Black. São ótimos lápis e eu não conseguiria colocar um abaixo do outro. Usei muito o Faber Castell Black e consegui fazer partes consideráveis de alguns desenhos usando só ele. Experimente!

Curso de desenho realista 2 - Melhores marcas de lápis para desenho preto e branco - Top 5

Considerações

Essa seleção de melhores marcas de lápis para desenho foi feita baseado em minhas preferências. A melhor coisa que você faz é comprar alguns desses lápis e experimentá-los.

Claro, se você não tem conhecimento de técnicas de desenho e quer aprimorar suas habilidades com desenho realista preto e branco, é válido dar uma olhada neste curso, que explica didaticamente técnicas de desenho a grafite, desde como fazer o esboço do desenho até o sombreamento e acabamento final.

Não esqueça também que você pode ler mais sobre materiais de desenho realista neste post aqui.

Gostou do post? Deixe seu e-mail abaixo e receba novos posts aqui do Blog 😉

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Deixe seu e-mail para receber novidades do Blog!

Tem post sobre desenho toda semana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.