como desenhar cabelo

Como desenhar cabelo realista sem dificuldade

Neste post você poderá ver como desenhar cabelo realista passo a passo, com destaque para tudo aquilo que se deve fazer e mais destaque ainda para tudo aquilo que não se deve fazer jamais. Serão abordados os materiais utilizados, em que momento utilizá-los e como utilizá-los. Ao final do post, uma dica extra sobre como desenhar cabelo e um link para baixar mais de 200 fotografias para desenhar (com muita gente cabeluda).

Materiais para desenhar fácil cabelo realista

Se você quer desenhar um bom cabelo realista, vai ajudar muito ter alguns materiais específicos, para dar aquela sensação impactante ao olhar para o desenho.

Primeiramente, é necessário que você tenha um lápis claro, H ou HB, para fazer o esboço do cabelo. Nas etapas seguintes, você precisará usar um lápis mais escuro, como o B ou 2B, além de um a lapiseira 0.5, com grafite 4B. Por último, você irá retocar seu desenho com um lápis 4B, além de um pincel de cerdas curtas e uma caneta borracha com a ponta bem fina.

Então, temos um resumo dos materiais necessários:

  • Lápis H, B e 4B;
  • Lapiseira 0.5, grafite 4B;
  • Pincel de cerdas curtas;
  • Caneta borracha bem fina.

Com esses materiais, você poderá desenhar fácil o seu cabelo realista, desde que entenda os passos a seguir. Eles não precisam ser seguidos à risca, exatamente na ordem em que aparecem, visto que o método deve ser compreendido e não copiado.

Primeiro passo para desenhar cabelo

Neste primeiro passo, como já foi antecipado no tópico acima, você deve fazer o esboço do seu cabelo com um lápis claro. Os traços que você fizer devem ser leves e, se possível, marque todas as mechas e sombras mais escuras. Tente marcar todos os mínimos detalhes do seu cabelo, tudo sempre muito clarinho, evitando botar peso na mão.

Se você pressionar muito com o lápis H, pode acabar marcando o papel, deixando ele meio danificado, dificultando as próximas camadas de grafite que você irá colocar. Mão leve!

Como sempre, ou quase sempre, vou colocar o desenvolvimento de um desenho meu aqui. Na figura abaixo temos o esboço de um cabelo que eu estava desenhando. Observe bem como eu tentei deixar o máximo de detalhes.

como desenhar cabelo 1 - Como desenhar cabelo realista sem dificuldade

Preserve as luzes de seu desenho

Nesta etapa é válido já mencionar que você deve preservar as luzes do seu desenho. Tente marcar com seu lápis as áreas mais escuras, nem que seja o limite delas, e as áreas claras também. Deixe tudo muito bem dividido, de forma que você se encontre depois.

Segundo passo para desenhar cabelo

Nessa etapa agora você irá usar o seu lápis B ou 2B.

Antes de mais nada, certifique-se de que os lápis estão muitíssimo bem apontados, já que nós vamos desenhar fio por fio.

Não faça fios longos de cabelo, as chances de você errar são grandes. Ao invés disso, faça fios curtos, um do lado do outro, até formar mechas de cabelo. Dê continuidade às mechas, aumentando elas em comprimento e, aos poucos, vá construindo várias mechas, em sentidos diferentes, se cruzando ou enrolando, seguindo o que você vê em sua referência.

Cada fio que você desenhar deve começar com um traço leve, que vai ficando mais forte no meio e, depois, mais leve de novo. Faça vários traços assim para construir suas mechas de cabelo.

O que foi dito no primeiro passo ainda é valido para este segundo passo: preserve as áreas brancas e marque as áreas escuras!

O desenho que estou mostrando neste post foi inspirado nos outros desenhos de cabelo que eu já fiz, de forma que ele não tem uma referência. Por isso, eu posso botar cachos e luzes onde eu quiser.

Você não deve fazer isso ainda, caso seja iniciante. Antes de você sair inventando desenhos, é legal tentar copiar alguns outros, para assimilar a técnica primeiro. Observe o desenvolvimento do desenho nessa segunda etapa:

como desenhar cabelo 2 - Como desenhar cabelo realista sem dificuldade
como desenhar cabelo 3 - Como desenhar cabelo realista sem dificuldade

Resumindo a segunda etapa do seu desenho:

  • escureça mais os fios com lápis B ou 2B;
  • desenhe fio por fio, até nascerem mechas de cabelo;
  • faça fios curtos, nunca fios longos.

Terceiro passo para desenhar cabelo

Agora chegou a vez da lapiseira com grafite 4B. Pegue a dita cuja e, de forma sempre suave, desenhe fio por fio, formando mechas, usando traços curtos, nas áreas em que o cabelo for mais escuro. Isso poderia ser feito com um lápis 4B, mas ele precisaria estar muito bem apontado, e a ponta precisaria ser mantida ao longo do desenho, o que daria bastante trabalho.

Tenha cuidado para não fazer fios escuros demais em áreas claras. Lembre-se sempre que você deve preservar as áreas claras do seu desenho.

Uma vez escurecido todo o desenho com a lapiseira com grafite 4B, vamos a uma etapa essencial desse método, que é usar o pincel de cerdas curtas.

Usando o pincel para fazer cabelo realista

Já com seu desenho mais escuro, use o pincel para esfumar um pouco sua arte. Não devemos usar o esfuminho porque ele pode acabar esfumando demais, tirando os traços dos fios de cabelo. O papel higiênico é uma opção ainda pior, já que ele com certeza tiraria a textura de cabelo do seu desenho, deixando tudo meio borrado.

Passe o pincel principalmente em cima das áreas mais escuras e ele vai ajudar a espalhar o grafite, mantendo sempre o traçod dos fios e a impressão de cabelo.

Essa etapa parte é essencial para deixar seu cabelo bem bonito. Observe como está o meu desenho nesta etapa de desenvolvimento:

como desenhar cabelo 5 2 - Como desenhar cabelo realista sem dificuldade

Resumindo então o terceiro passo deste método:

  • escureça fio por fio usando lapiseira com grafite 4B;
  • passe o pincel de cerdas curtas sobre as áreas escuras, deixando o desenho esfumado.

Quarto e último passo para desenhar cabelo

Uma vez que as mechas estejam escurecidas com a lapiseira e devidamente esfumadas com o pincel, é hora de escurecer mais ainda as áreas de preto mais denso com uma lápis 4B.

O lápis costuma ter um traço muito mais grosso do que o da lapiseira 0.5, e geralmente permite escurecer mais ainda seu desenho. Se o cabelo de sua referência for muito claro, você não precisará escurecer tanto, mas se for um cabelo bem escuro isso será necessário.

De qualquer forma, não é tão importante usar um lápis 6B ou até um 8B aqui, já que o 4B dará conta do recado com tranquilidade.

Da mesma forma que foi feito com a lapiseira, passe o pincel de cerdas curtas sobre as áreas escuras novamente, tentando fazer uma transição suave destas áreas para outras mais claras. Ao terminar essa etapa você verá que seu cabelo estará muito bonito, faltando pequenos ajustes somente para deixá-lo melhor ainda.

Ajustes finais no desenho de cabelo – usando a caneta borracha

Uma coisa muito importante, que foi falado ao longo do artigo até então: preserve as luzes!

Se você preservou as luzes, ótimo, era isso mesmo que você devia fazer. Durante seu desenho, é provável que o grafite tenha se espalhado e borrado um pouco as áreas mais claras e, para consertar isso, temos a nossa caneta borracha. Use a borracha para reforçar essas luzes, aumentando o contraste delas com as áreas escuras e, dessa forma, aumentando o grau de realismo do seu desenho. Quanto mais contraste, mais impressionante.

Só tome cuidado para não colocar um brilho muito forte, já que isso pode deixar o desenho artificial e, consequentemente, não tão realista. Se você sentir que o brilho ficou muito forte, passe o pincel de leve por cima. Vai intercalando uma coisa e outra até atingir um efeito bonito e equilibrado.

Ajustes finais no desenho de cabelo – outra forma de usar a borracha

Você pode, e deve, usar a caneta borracha para desenhar fios de cabelo mais claros. Isso pode ser feito cortando a borracha e usando uma lateral dela bem afiada para desenhar fios. Faça isso quando seu desenho já estiver mais escurecido, caso contrário o traço branco não vai aparecer direito e depois vai acabar sendo apagado. É um retoque para ser feito ao final.

Os traços com a caneta borracha devem ser feito da mesma forma que se faz os traços com o lápis: começando levemente, aumentando um pouco a pressão no meio do fio, e então aliviando a pressão, tirando a borracha do papel.

Essa técnica deve ser usada para fazer alguns fios mais rebeldes, que se destacam dos restantes, conferindo uma aparência mais natural ao desenho. Por falar em fios rebeldes, vamos ao próximo ajuste final.

Ajustes finais no desenho de cabelo – fazendo fios soltos

Da mesma forma que fizemos com a borracha, faça agora fios soltos e rebeldes usando a lapiseira ou um lápis. Faça alguns traços meio aleatórios saindo das mechas de cabelo principais. Tome cuidado para não fazer demais e ficar um pouco estranho. A dica aqui é desenhar com parcimônia e de forma equilibrada.

Esses fios soltos darão uma ideia muito mais realista ao seu cabelo, finalizando assim sua arte. Observe a minha, para ter uma ideia de como fica:

como desenhar cabelo 6 1 - Como desenhar cabelo realista sem dificuldade

O que não fazer ao desenhar cabelo

Existem alguns erros clássicos que todo mundo comete ao tentar desenhar cabelos.

  • O primeiro deles é tentar fazer fios muito longos que acabam ficando estranhos, muito retos e não naturais. É importante que você deixe o cabelo bem fluido e natural e desenhar fios longos é um pouco difícil para iniciantes. Desenhe fios pequenos, forme mechas e depois as aumente, tudo aos poucos.
  • O segundo erro mais comum é tentar desenhar cabelo colocando muita fora no lápis, produzindo assim não fios bonitos e fluidos, mas uma espécie de rabiscado. Isso é muito comum em desenhos de cabelos mais escuros. Para você escurecer o cabelo você deve usar um lápis 4B e, caso você não tenha, tenta usar o material que você tiver de forma delicada e cuidadosa, jamais colocando muita força nos traços.
  • O terceiro erro é ignorar completamente as luzes. Repito o que foi dito ao longo do artigo todo: preserve as luzes! Realce as luzes com borracha!
  • O quarto erro não é tão grave, mas se puder ser evitado é bom. Você não pode usar o esfuminho demais e acabar tirando todos os traços do seu cabelo. O cabelo é pra ser riscado mesmo, já que os riscos representam os fios de cabelo mesmo. Recomendo que nem use esfuminho, só o pincel mesmo.
  • O quinto erro é não usar o pincel! Use-o e você verá uma diferença absurda no resultado final.

Considerações sobre desenho realista de cabelo

Como foi dito no início do post, não é obrigatório que você siga o passo a passo descrito aqui. O mais importante é que você entenda o método, além de entender como usar cada material. Depois que você tiver assimilado o processo todo, você poderá desenhar seus cabelos do jeito que quiser.

Por exemplo, eu as vezes faço o esboço todo, começo a escurecer uma área com lápis B, passando então para a lapiseira e o lápis 4B, usando o pincel logo em seguida, terminando aquela área. Em seguida, repito o processo em outra parte do cabelo, indo aos poucos completando o desenho, área por área.

Outro exemplo: as vezes eu faço o esboço e, em partes muito escuras do cabelo, passo direto o lápis 4B com o pincel, marcando todas as partes realmente negras do desenho, deixando pra fazer depois as partes mais claras. Esse método é muito prático, quando se trata de cabelos escuros, e acaba evitando o saturamento do papel com grafite. O saturamento do papel acontece quando você passa muitas camadas de grafite, chegando a um ponto em que o papel não absorve mais camada nenhuma. Além disso, se você passar muito grafite, esfumar, passar outra camada, esfumar de novo e repetir isso várias vezes, é provável que o papel fique danificado, criando assim uns pequenos defeitos no seu desenho. Toma cuidado 😉

Fotos para baixar e servir de referência

Como foi dito no início do post, disponibilizo aqui fotografias para você baixar e treinar seu desenho. Além de muitas pessoas com todos os tipos de cabelo, você poderá achar também animais e paisagens para desenhar. Clique no link e descubra 😉

Curso de desenho realista 2 - Como desenhar cabelo realista sem dificuldade

Resumo

Neste tutorial foi explicado passo a passo como desenhar cabelos, mostrando o desenvolvimento de um desenho.

As etapas consistem em:

  • Fazer o esboço de seu desenho de cabelo com lápis claro, H ou HB;
  • escurecer um pouco as mechas com lápis B ou 2B;
  • Escurecer mais ainda as partes mais negras do cabelo com lapiseira 0.5 e grafite 4B;
  • Passar o pincel sobre as áreas mais escuras, esfumando seu desenho;
  • Escurecer mais ainda com lápis 4B somente áreas realmente pretas;
  • Retocar passando o pincel de novo, fazendo fios soltos e reforçando luzes.

O que achou deste tutorial? Acha que dá para reproduzir facilmente ou não? Compartilhe! E se quiser receber novidades aqui do Blog, deixe seu e-mail abaixo. Tem post novo toda semana!

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Deixe seu e-mail para receber novidades do Blog!

Tem post sobre desenho toda semana!

1 comentário em “Como desenhar cabelo realista sem dificuldade”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Te ajudo a desenhar!