coisas para desenhar

Coisas para Desenhar: 5 ideias + 265 inspirações

Neste artigo são apresentadas idéias de coisas para se desenhar, usando técnicas realistas, citando tudo aquilo que é necessário saber para se fazer os desenhos. Além disso, serão disponibilizadas gratuitamente 265 fotografias, tiradas por fotógrafos profissionais, que podem e devem ser usadas como referências para desenhos realistas.

Introdução

Se você gosta de desenhos realistas e quer se desenvolver neste tipo de arte, então você já deve estar habituado com algumas técnicas e termos relacionados ao realismo, como o decalque, o sombreamento ou ainda o ponto de fuga. Além disso, você já deve estar por dentro dos materiais necessários para se desenhar dessa forma, como por exemplo os diversos tipos de lápis grafite, lápis de carvão, esfuminho, mesa de luz e tipos variados de papel. Se você não conhece tão bem assim tudo isso, recomendo que leia um pouco mais sobre estes assuntos aqui no blog.

Considerando que você já é iniciado no desenho realista, é de se esperar que de vez em quando você se pergunte: o que devo desenhar agora? O problema de desenhistas desse tipo é que nós sempre estamos procurando fotografias e modelos para reproduzir, dificilmente criando algo de nossas cabeças.

Isso acaba dificultando um pouco, porque dependemos de imagens e fotos. Outro detalhe que acaba dificultando nossa vida é que, quando procuramos por fotos para reproduzir, geralmente as encontramos coloridas. Não sei quanto a você, mas para fazer desenhos preto e branco eu prefiro referências igualmente monocromáticas. Isso faz com que tenhamos mais um trabalho: arrumar fotografias de qualidade e, depois, passar elas para preto e branco.

Além disso tudo, você pode sofrer com um problema comum aos artistas, que é a falta de criatividade ou imaginação. Isso pode te atrapalhar demais, já que fica difícil procurar fotografias legais de algo que você nem sabe o que é. Nós precisamos de ideias sobre o que desenhar e é para isso que estou escrevendo este artigo aqui hoje.

Ideia 1 de Coisas para desenhar: animais

Se tem uma coisa fofa, que faz sucesso em redes sociais, são desenhos de animais fofinhos, como cachorros, gatos, leões, pandas, ursos e tartarugas. Esse tipo de desenho é muito bom, gera comoção em todo mundo e garante uma boa quantidade de likes, caso o desenho seja bom, claro.

Como exemplo disso temos um falcão que eu desenhei, já tem um tempo, e que ganhou uma pá de comentários no instagram no dia em que postei ele lá. Tiveram outros desenhos que estavam tão bem feitos quanto o falcão, mas não geraram tanto engajamento. O falcão chamou tanto a atenção porque era justamente um animal bonito, numa paisagem muito bonita também.

Ainda acha que desenhar animais não é tão legal assim? Olhe essa foto abaixo. Ela está entre as 265 fotografias que eu vou disponibilizar para você no final do post. Um desenho desse bichinho ia ser da hora, não acha?

dog 14 - Coisas para Desenhar: 5 ideias + 265 inspirações

Conhecimentos relevantes para desenhar animais

Para desenhar animais é imprescindível que você se dê bem com o desenho de pelos e cabelos. Os bichos costumam ser bem peludinhos, principalmente aqueles mais comuns, como cachorros e gatos. Você precisa, então, aprimorar ao máximo sua habilidade em desenhar pelos.

Além disso, é importante você sombrear muito bem seu desenho, conferindo a devida profundidade a ele, contribuindo para o efeito realista.

Dê destaque aos olhos do animal sempre que possível, já que os olhos são geralmente bonitos e cheios de expressão. Explore isso e faça belos desenhos de animais fofos.

Ideia 2 de Coisas para desenhar: paisagens

Outra coisa que eu curto bastante desenhar são paisagens. Não que eu tenha feito muitas até então, mas eu gosto bastante desse tipo de desenho. Pessoalmente sempre gostei muito de desenhar coisas com ponto de fuga, e as paisagens são ótimas para treinar seu ponto de fuga, principalmente se forem paisagens urbanas.

É verdade que desenhos de bichinhos fofinhos chamam mais a atenção do que desenhos de paisagens, mas esse é um treinamento essencial para nós, desenhistas, caso queiramos aprimorar mais e mais nossas habilidades. Somado a isso, nada impede você de combinar uma coisa com a outra, desenhando uma paisagem maneira com algum animal bonitão desfilando no meio do quadro. Ideia da hora, não acha?

Olha só a fotografia abaixo, que retirei de minha pasta com 265 fotos. Ela é um exemplo de como paisagens podem ser ótimas referências. Essa foto aí daria um desenho sensacional, com um ponto de fuga super evidente. Lindão!

paisagens e natureza 3 - Coisas para Desenhar: 5 ideias + 265 inspirações

Conhecimentos relevantes para desenhar paisagens

Para desenhar paisagens é muito importante saber o que é ponto de fuga e como aplicar esse conceito nos seus desenhos. Entendendo bem o que é ponto de fuga ficará mais fácil de desenhar esse tipo de coisa. Caso você não saiba o que é, ou tenha algum tipo de dúvida, esse artigo aqui poderá ajudar você a entender melhor esse conceito de ponto de fuga.

Ideia 3 de Coisas para desenhar: rostos

Desenhar rostos é algo muito praticado por inúmeros artistas justamente porque surgem encomendas com frequência. Geralmente as encomendas são para desenhar rostos de familiares, da namorada, do namorado ou de si mesmo. Por causa disso, acredito que esse seja o tipo de desenho realista mais comum de se encontrar, devido a essa alta demanda.

Isso é só mais um motivo para você ficar bom em desenhar rostos! Se você for aquele(a) artista que desenha esse tipo de coisa muito bem, vai chover encomendas para você, principalmente se você fizer um marketing decente do seu trabalho, divulgando em redes sociais como o instagram. Recomendo muito, apesar de que eu não faço encomendas normalmente.

Rostos são sensacionais mesmo. Olhe só a beleza dessa foto abaixo, e imagine se fosse um desenho! Seria lindo, mas assumo que bem difícil de fazer. Eu já tentei desenhar pessoas com muitos fios claros de cabelo na frente do rosto e te garanto, dá trabalho e é difícil, pelo menos para mim. Preciso aprimorar minhas habilidades nessa área ainda.

alexander krivitskiy 24 1 - Coisas para Desenhar: 5 ideias + 265 inspirações

Conhecimentos relevantes para desenhar rostos

Aqui a coisa fica um pouquinho mais complicada. É necessário saber sombrear muito bem para deixar os rostos com aparência realista, mas não somente isso. É necessário também saber criar aquela textura da pele da pessoa, não deixando a pele completamente lisa, mas com certas porosidades e marcas, conferindo alto grau de realismo ao desenho. Isso tudo você pode aprender de forma aprofundada no Curso de Desenho Realista Reginaldo Artes, que recomendo muitíssimo.

Além disso, é válido saber desenhar as partes do rosto separadamente, como os olhos, o nariz, a boca e os cabelos.

Desenhando bocas

A boca é uma das partes mais fáceis de se desenhar no rosto humano. Para fazê-las, é importante saber sombreá-las bem, deixando evidente aquelas ranhuras típicas do lábio. Geralmente o lábio inferior é mais cheio de texturas do que o lábio superior. Uma boa forma de desenhar bocas, inicialmente, é usar a técnica dos 11 passos, que descrevo neste artigo aqui.

Desenhando olhos

Os olhos são partes do rosto mais detalhadas, com riqueza de detalhes. Algumas dicas válidas são: faça os cílios com uma lápis escuro muito bem apontado, ou lapiseira; sombreie em volta do olho ao final, vai dar um efeito legal e completo; use caneta borracha para criar brilhos no olho, geralmente no canal lacrimal e dentro da íris. Não há como botar um tutorial completo neste artigo, muito porque não é o foco principal deste post. Assim, recomendo que, para aprender mais sobre desenho de olhos, veja o tutorial “Como desenhar olhos num piscar de olhos“. Neste artigo tem um método simples de 9 passos e também um método mais complicado, de 31 passos.

Desenhando nariz

O desenho do nariz é fácil, se comparado aos olhos da pessoa, ou até mesmo se comparado à boca. Seria necessário saber sombrear bem e dar alguma textura leve no nariz, para deixá-lo com aparência realista. Mais detalhes de como desenhar narizes podem ser encontrados neste post, onde eu falo de dois passo a passos, um com 4 etapas e o outro com 7 etapas. Ambos muito bons!

Ideia 4 de Coisas para desenhar: mãos

Esse tipo de desenho aqui nem sempre vai dar aquele retorno em likes e comentários nas redes sociais, mas é ótimo para treinar seu lado artístico e suas habilidades como desenhista.

As mãos possuem certa textura, com poros e rugas nas juntas dos dedos, sendo portanto um ótimo exercício para quem quer ficar bom em desenhar seres humanos de forma realista. Além disso, não sei se você já percebeu isso, mas todo desenhista amador desenha tudo menos as mãos. Parece que o desenhista amador sempre bota a mão do seu desenho no bolso, atrás da cabeça ou em algum lugar escondidinho, sempre evitando desenhar ela.

Isso acontece porque a mão é dificílima de desenhar! Além das textura ela tem cinco dedos, e na ponta de cada dedo tem cinco fucking unhas, além de eventuais veias que se sobressaem, fazendo com que a mão seja uma coisinha cheia de detalhes e complexa para caramba de se desenhar.

Ufa, dito isso, você já sabe que qualquer um que desenha uma mão super detalhada e totalmente em destaque não é um desenhista qualquer, e sim um indivíduo diferenciado e corajoso que aceitou o desafio. Aceite você também e desenhe mãos. No final do post você pode adquirir um arquivo zipado, cheio de imagens, incluindo mãos, que você pode desenhar.

Caso não esteja acreditando que mãos dão ótimos desenhos, olhe só a foto abaixo e veja se você não concorda comigo quando eu digo que essa foto é linda.

maos 2 - Coisas para Desenhar: 5 ideias + 265 inspirações

Conhecimentos relevantes para desenhar mãos

Para fazer esse tipo de desenho é importante saber dar aquela textura às mãos, que geralmente possuem várias ranhuras e ruguinhas. Além disso, como os dedos são roliços, precisamos sombrear essa parte da mão de forma a evidenciar esse formato. O que ajuda muito é saber como a luz se comporta e sombrear a mão levando isso em conta.

Nos dedos, eu costumo fazer traços horizontais, sempre mais escuro do lado oposto à fonte de luz e mais claro do lado voltado para a luz. Devemos atentar também para eventuais pelos que podem ter na mão, geralmente em homens mas também presente em mulheres.

Exemplos de desenhos de mão

Enfim, dá para perceber que para desenhar mão você tem que ter uma base técnica muito boa. Treine muito, camarada. Só para exemplificar, abaixo tem alguns desenhos meus que eu fiz mãos.

desenho de mãos de casal 1 - Coisas para Desenhar: 5 ideias + 265 inspirações

Esse primeiro desenho aqui eu fiz bem pequenininho, numa folha A4 de papel Canson XL Bristol. Não usei nem metade do papel para desenhar a figura toda, então você pode ter uma ideia do tamanho dessas mãos. Elas sao bem pequenas, e por isso acabou sendo um pouco difícil de fazer. Apesar disso, gostei do resultado. Consegui dar destaque para as veias do casal, fiz as unhas razoavelmente bem e esfumei o máximo possível. Só a mão mais de baixo, na barriga da moça, que eu não gostei muito, mas tudo bem.

desenho de mão rotated - Coisas para Desenhar: 5 ideias + 265 inspirações

Neste outro desenho, eu fiz uma mão com bastante textura, muita sombra e um anel bonitinho ali no dedo anelar. Nesse caso, o desenho estava em uma escala maior. Também usei uma folha A4 de papel Canson XL Bristol, sendo que a figura principal era a própria mão, então desenhei ela muito maior e centralizada no papel. Note que tem muitos poros e rugas no desenho, o que torna ele um pouco desafiante.

Ideia 5 de Coisas para desenhar: personagens de filmes/animes

Uma última inspiração de desenho que acho importantíssima são os animes/cartoons/filmes. No caso dos animes, é super válido fazer esse tipo de desenho, que agrada muito jovens e crianças, então dá uma visualização maneira em redes sociais. Geralmente essa categoria de desenho é feita com cores, o que não é meu forte, assumo. Mesmo assim, dá para fazer artes de animes muito interessantes usando técnicas de desenho preto e branco.

Além disso, se você misturar animes com técnicas de desenho realista, o resultado pode ser absurdo de bonito e impressionante. Experimente!

Já no caso dos personagens de filmes, é ótimo desenhar super heróis da Marvel ou DC, ou ainda personagens de franquias como Star Wars ou O Senhor dos Anéis. São desenhos que vão atrair um público legal, super válido tentar. Além disso, é válido aplicar técnicas de desenho realista a essas artes. O resultado será incrível.

Conhecimentos relevantes para desenhar personagens

Nesse caso, acredito ser importante que você goste dos animes/cartoons/filmes que vai desenhar, além de conhecer a aparência dos personagens. Somado a isso, é muito útil saber como esboçar figuras humanas, além de saber técnicas variadas para desenhar as partes do corpo do seu personagem. Desenvolva bem suas habilidades com desenho livre e, se for desenhar usando técnicas realistas, aprimore-as também! Como eu disse antes, fica muito impressionante.

265 Fotografias de inspirações de desenhos gratuitas

Como prometido no título do artigo, vamos às 265 fotografias.

Nós desenhistas que queremos nos desenvolver no realismo costumamos ter alguns problemas em arrumar as referências de nossos desenhos.

O que acontece é que a referência ideal são fotos com definição elevada, de preferência preto e branco, num ângulo ou posição bonito.

Achar referências assim é difícil. No caso daqueles que querem desenhar animes, cartoons ou personagens de filmes, fica mais fácil, já que um print screen de um trecho do filme vai ser suficiente para capturar a imagem que você quer.

Agora, caso você queira fazer um desenho realista de um cachorro, que foto você usaria? Ou se você quisesse fazer o desenho de uma bela paisagem, com árvores e montanhas? Você até pode sair pesquisando no Google, mas todas as fotos que aparecem lá terão direitos autorais, além de que nem sempre serão bonitas o suficiente.

Isso tudo pode ser resolvido baixando as 265 fotografias que eu consegui acumular, que são ótimas referências de desenhos, bonitas por si só. As fotos estão em meu Google Drive e poderão ser facilmente enviadas para você. Clique no link laranja acima e tudo resolvido 😉

Resumo

Apresentei neste post 5 inspirações para desenhos, principalmente desenhos realistas:

  • Paisagens;
  • Animais;
  • Rostos;
  • Mãos;
  • Personagens de filmes e desenhos.

Somado a isso, no último tópico há um link onde é possível solicitar as 265 fotografias.

Não esqueça de treinar sempre! Leia os artigos aqui do blog, veja os passo a passos e tutoriais que forem aparecendo por aqui, comente esse post, compartilhe, curta e desenhe todo dia 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *