coisas bonitas para desenhar

7 Inspirações inovadoras de coisas bonitas para desenhar

Quem gosta de desenhar de tempos em tempos se depara com a questão: qual será meu próximo desenho? Queremos sempre achar coisas bonitas para desenhar e treinar nossas habilidades artísticas e tal, mas a verdade é que os desenhos tratam sempre da mesma coisa: rostos, corpos, animais fofinhos, paisagens e carros.

Sabendo disso, preparei este post com 7 ideias inovadoras de coisas bonitas para se desenhar, que com certeza vão surpreender você, e todos aqueles que olharem seu desenho.

Claro que você precisa ter alguma habilidade em desenho para fazer um trabalho realmente impressionante. Escolher a referência é só o primeiro passo.

Sabendo disso, baixe o E-Book Introdução ao Desenho Realista, onde explico detalhadamente o passo a passo de como fazer desenhos realistas – materiais usados, a forma de usá-los, todo o desenvolvimento do desenho.


Introdução

Existem muitas coisas bonitas para desenhar por aí, mas a maioria já foi referência para algum artista. Estou falando de pessoas, gente famosa, rostos de modelos, cachorros bonitos e fofos, gatinhos, leões, paisagens, carros e inúmeras outras coisas.

Esse tipo de referência é usado por todo mundo, mas existem alguns tipos de desenho que somente desenhistas mais ousados e experientes se arriscam a fazer.

Digo isso porque você precisa ter uma técnica de desenho muito boa para deixar certas coisas atraentes às pessoas em geral.

Mas…que tipo de coisas?

Bem, não é qualquer um que vai desenhar uma gota d’água pingando da ponta de uma folha e vai ficar bonito. Nem tampouco desenhar um inseto meio nojentinho e deixá-lo bonito aos olhos. São trabalhos que vão requerer certa habilidade!

Apesar disso, com certeza são experimentos que valem a pena ser feitos, já que o resultado final pode ser um desenho muito inusitado, diferente, bonito e original.

Por isso tudo, segue abaixo as 7 inspirações para desenho que reuni neste post, com inúmeras ideias de coisas bonitas (e/ou estranhas) para desenhar.


Onde achar coisas bonitas para desenhar

Um lugar muito interessante para se ter inspirações para desenho é o Pinterest. Lá eu olho inúmeros desenhos, de inúmeros artistas, e as pessoas desenham muita coisa inesperada.

Além do Pinterest, eu costumo olhar os desenhos da galera no Instagram também. Esse é outro lugar onde podemos encontrar muitos desenhos aleatórios.

Todos esses artistas, profissionais e amadores, acabam servindo de inspiração.

Já vi desenhos de todo tipo nessas mídias e, baseado em tudo aquilo que vi, e também naquilo que eu gosto de desenhar, apresento a você 7 ideias de coisas bonitas – e inóvadoras – para se desenhar.

Tenho certeza que alguma dessas referências você não tentou ainda. Boa sorte !


1ª Ideia: Insetos

Essa ideia eu tive olhando um certo post no Pinterest, que vou compartilhar aqui:

Desenho de inseto Jono Dry - 7 Inspirações inovadoras de coisas bonitas para desenhar

Esse é o desenho de um artista chamado Jono Dry, conforme podemos ver na assinatura. Dei uma pesquisada e achei o Instagram do cara, onde podemos ver muitos outros desenhos realistas fora de série. Além do insta, ele tem um site também que pode ser acessado aqui, e que vale a pena olhar, já que tem muito desenho absurdo e incrível lá.

Enfim, não falemos do artista, vamos falar da ideia.

Insetos são animais que, quando olhados de perto, são bonitos e interessantes…

Até mesmo uma barata pode dar um desenho legal, se você souber como fazer.

Uma característica que pode deixar o desenho de insetos interessante é o brilho que alguns deles tem. Certos insetos tem uma casca dura em volta do corpo, que costuma ser brilhosa, quase que cromada em alguns casos. Esse tipo de aparência fica muito exótica e bela em um desenho a grafite. Experimentem! Eu ainda não desenhei um, mas pretendo em breve.


2ª Ideia: Água

Esse segundo exemplo é um pouco mais explorado por desenhistas por aí, que é o desenho de água.

Não da água sozinha, mas em algum contexto.

Eu mesmo já experimentei desenhar água e algumas gotas, como quando desenhei um rosto de uma mulher de perfil, todo molhado, como se estivesse tomando banho (esse desenho você acha la no meu Instagram).

O que acontece é que a água é bonita demais de se desenhar, e dá uma impressão de que você sabe desenho pra caramba.

Mas a verdade é outra: desenhar água – pelo menos algumas gotas – é fácil demais.

Dentre tudo o que já desenhei, efeito de água é com certeza uma das coisas mais fáceis de se fazer. E vale muito a pena, já que o desenho pode ficar extremamente impressionante.

Agora, já que eu citei um artista no tópico anterior, vou citar outro neste aqui. Me deparei no Pinterest com um desenho de um tal de Paul Cadden. Confere aí:

rosto molhado desenho - 7 Inspirações inovadoras de coisas bonitas para desenhar

Achei da hora, e você?

Claro que esse desenho aí foi feito por um profissional brabo, mas é possível chegarmos perto desse nível de realismo aí. Basta treinar muito, e estudar também.

Lembrando que não precisamos necessariamente desenhar uma pessoa molhada. O simples desenho de um pouco d’água em uma taça pode ser fantástico também. Observe!

desenho de agua - 7 Inspirações inovadoras de coisas bonitas para desenhar

Nada mal também né? Esse é um desenho do professor Reginaldo Borges, cujo curso eu recomendo sempre aqui. Dê uma olhadinha, o cara é bom 😉


3ª Ideia: Fumaça/Vapor

Outra coisa para desenhar que fica bonito e impressionante são desenhos envolvendo fumaça ou vapor.

Da mesma forma que acontece com a água, desenhos com fumaça ou vapor costumam impressionar bastante, além de parecer difícil de se fazer.

O importante é que o trabalho final fica muito legal, se você tiver a técnica boa. No entanto, esse tipo de trabalho é bem atrativo porque você pode desenhar umas imagens meio fantasiosas…

Não está pegando a ideia? Olhe o desenho abaixo, que encontrei no Pinterest:

desenho realista de caveira - 7 Inspirações inovadoras de coisas bonitas para desenhar

Interessante o efeito, não é? Infelizmente não sei quem é o autor desse desenho acima. Se você está aí, por favor se manifeste.

Podem ser feitos também alguns trabalhos mais pé no chão, como esse outro logo abaixo, do professor Reginaldo Borges:

desenho preto e branco a carvão reginaldo artes - 7 Inspirações inovadoras de coisas bonitas para desenhar

Claro que o charme desse desenho aí não reside somente na fumaça, mas na pele da idosa, nas rugas de seu corpo, em sua expressão, em sua postura e todo o resto. A fumaça, nesse caso, é um detalhe que complementa a obra, deixando o quadro mais rebuscado e complexo.


4ª Ideia: Barba e cabelo

Um tipo de desenho que eu adoro fazer, já fiz muito e continuarei fazendo, são desenhos de cabelos e barbas.

Pode parecer bobeira, mas esse tipo de trabalho pode ficar muito bonito e divertido de se olhar. A impressão que eu tenho é que as pessoas gostam muito de olhar desenhos de penteados e pelos em geral.

Estou falando não de um rosto completo, mas de um desenho exclusivo do cabelo.

Além de ser um trabalho legal de se apresentar para os outros, é também um ótimo exercício de desenho, que ajuda você a aprimorar em muito sua habilidade. Olhe só alguns de meus trabalhos:

desenhos de cabelos - 7 Inspirações inovadoras de coisas bonitas para desenhar

E esses são alguns desenhos só. Eu já fiz vários assim, sério, e não é algo tão comum de se achar por aí.

Mais uma vez, é necessário saber a técnica ideal para desenhar cabelos desse jeito. Recomendo este artigo de meu blog, onde você pode ler algumas dicas e ver o desenvolvimento de um desses desenhos passo a passo.

Já cheguei a ver alguns desenhos de barbas no Pinterest, bem nessa pegada de só desenhar os pelos. Fica sensacional, experimentem 😉


5ª Ideia: Madeira

Chegamos agora a uma inspiração para desenho que adoro: a madeira.

Os desenhos que apresentam objetos feitos de madeira ficam excepcionalmente bonitos e indubitavelmente interessantes!

Inclusive, você pode fazer desenhos de objetos feitos de madeira somente e isso já será algo muito diferente e fora da curva.

Claro que para desenhar bem esse tipo de coisa você precisa ter domínio de algumas técnicas e materiais, já que existe um método específico para desenhar madeira bem.

De qualquer forma, está aí uma coisa linda para se desenhar. Observe parte de um desenho que fiz abaixo:

desenho de madeira - 7 Inspirações inovadoras de coisas bonitas para desenhar

Esse desenho acima foi o único desenho com madeira que fiz, e o resultado até que ficou legal. O quadro completo consiste em uma ave pousada sobre um tronco de madeira, mas não fazia sentido mostrar o quadro inteiro aqui.

Tem alguns artistas mais experientes do que eu que também desenham esse tipo de coisa. Olha só esta arte que encontrei no Instagram, no perfil @hideki_arts:

desenho de madeira 2 - 7 Inspirações inovadoras de coisas bonitas para desenhar

Muito boa, não é? É esse tipo de coisa de que estou falando !


6ª Ideia: Metal

Desenhar metal é uma ideia já um pouco manjada pela galera dos desenhos, já que podemos ver por aí muitas artes de carros, motos e outras coisas feitas de metal.

O que mais tem por aí é desenho de coisas metálicas e cromadas.

Mesmo assim, existe espaço para inovar nesse nicho.

Podemos fazer desenhos de objetos que normalmente não são metálicos e, no momento de sombrear, conferimos aparência e textura metálica à arte, criando assim figuras muito diferentes e originais.

Além disso, podemos também desenhar objetos mais incomuns de se reproduzir em um desenho, que normalmente são feitos de algum metal. Por exemplo: anéis, talheres, ferramentas em geral e por aí vai.

Confira abaixo e veja o efeito interessante desse tipo de desenho:

desenho realista com efeito metalico - 7 Inspirações inovadoras de coisas bonitas para desenhar

O desenho acima eu encontrei no YouTube, no canal de um desenhista chamado Macson Fernandes. Confira o trabalho do cara no link! Lá ele explica como fazer o tal efeito de metal ou cromado em seus desenhos.


7ª Ideia: Paisagens com ponto de fuga evidente

Por fim, a última inspiração para desenho que resolvi colocar nesta lista são imagens altamente geométricas.

Geralmente quando desenhamos paisagens urbanas encontramos esse tipo de coisa. Geralmente são imagens com o ponto de fuga extremamente evidente, além de muitas formas angulosas.

Olhe a fotografia abaixo e veja como seria da hora um desenho assim:

paisagem urbana - 7 Inspirações inovadoras de coisas bonitas para desenhar

Pessoalmente acho que esse tipo de trabalho é muito pouco explorado no desenho realista.

Geralmente vemos desenhos realistas de pessoas, rostos, animais e alguns objetos. Raramente vemos uma paisagem ou cenário. Por causa disso que reforço: fazer esse tipo de desenho pode ser muito inovador, especialmente se você usar boas técnicas realistas. Para tanto, o curso de desenho realista iniciante é o ideal para quem está começando e quer aprender técnicas de sombreamento e textura, além do decalque e outras formas de fazer seu esboço de forma efetiva. Clique e veja!


Resumo

Existem muitas coisas bonitas para desenhar por aí, sendo que muitas dessas referências são amplamente usadas pelos desenhistas. Por outro lado, algumas outras referências não são tão usadas assim.

Dessa forma, foi apresentado neste post 7 inspirações inovadoras de coisas para se desenhar. São elas:

  • Desenhos de insetos;
  • Referências com água, objetos molhados e efeito de gotas;
  • Imagens com fumaça ou vapor;
  • Barbas, cabelos e pelos;
  • Desenhos de objetos feitos de madeira;
  • Imagens de objetos feitos de metal;
  • paisagens com ponto de fuga aparente.

Todas essas ideias de referências para desenho podem ser encontradas em redes sociais, como o Pinterest, o Instagram e o DeviantArt.

No entanto, se você não quiser sair por aí procurando referências, pode baixar as 265 fotos para desenhar, disponível aqui n’O Caminho da Arte.

Curtiu essas ideias? Paz e bem para você, até a próxima 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Te ajudo a desenhar!