como desenhar nariz

Como desenhar nariz passo a passo descomplicado

Neste post você aprenderá como desenhar nariz de forma fácil e rápida, usando dois métodos diferentes. O primeiro deles consiste em 4 passos simples para se desenhar um nariz usando formas geométricas básicas, como um círculo e um triângulo, enquanto o segundo método consiste em 7 passos igualmente simples para se desenhar um nariz, também usando formas básicas. No primeiro método o resultado será um pouco mais voltado para animes, enquanto que no segundo método é possível fazer desenhos incrivelmente realistas.

Introdução

Desenhar nariz pode parecer bobeira, já que é uma parte do corpo relativamente simples, não se compara a um olho ou uma orelha. Ainda assim, dá para estragar seu desenho se você fizer o nariz de qualquer forma.

Importante sabermos onde colocar o nariz no rosto, para que não fique nada desproporcional, garantindo assim harmonia ao seu desenho.

Além da posição do nariz, temos que saber como desenhá-lo mesmo sem ter uma referência para copiar. Isso pode se dar de várias formas, sendo a mais comum delas através de formas geométricas básicas.

Feitas as formas geométricas básicas, podemos começar a arredondar os traços do nariz, criando um contorno mais bem definido.

A última etapa do desenho vai ser o sombreamento. Nessa parte, devemos lembrar que, se você quer fazer um desenho o mais realista possível, você deve evitar contornos fortes no seu desenho. Não existirão linhas demarcando limites entre uma coisa e outra. O que vão existir são sombras. Você deve modelar seu desenho só com as sombras, sempre dando bastante contraste entre as zonas escuras, médias e claras, já que o contraste contribui muito para a profundidade e efeito 3d do seu desenho.

Como desenhar nariz – Método dos 4 passos

O primeiro método de que falarei aqui é muito útil para desenhar nariz de animes e cartoons. O resultado não é realista, e cai muito bem em desenhos mais livres. Outra vantagem desse método é que o tempo que você vai demorar desenhando é muito pequeno, já que são só 4 pequenos passos.

Dito isso, vamos aos materiais que considero necessários: um lápis claro (H, por exemplo), um lápis mais escuro (4B está ótimo) e esfuminho. Os passos seguem abaixo.

1º Passo

como desenhar nariz 1 1 - Como desenhar nariz passo a passo descomplicado

Desenhe um triângulo de cabeça para baixo, conforme figura. Depois de desenhar o triângulo, preencha-o com um sombreado leve, usando o lápis H, e passe o esfuminho em cima, para esfumar um pouco o triângulo. Primeira etapa concluída.

2º Passo

como desenhar nariz 2 - Como desenhar nariz passo a passo descomplicado

Em seguida, deve-se desenhar uma esfera achatada sobre a superfície de cima do triângulo. Ao esboçar a esfera, sombreie de leve as laterais dela, passando então o esfuminho para deixá-la bem esfumada. Vai ficar mais ou menos como a figura ao lado.

3º Passo

como desenhar nariz 3 - Como desenhar nariz passo a passo descomplicado

O terceiro passo consiste em desenhar as narinas e o contorno do nariz. Para isso, desenharemos uma espécie de arco, acompanhando os dois lados de baixo do triângulo. O contorno do nariz parecerá um sinal de parênteses ( ). Observe a figura.

4º Passo

como desenhar nariz 4 - Como desenhar nariz passo a passo descomplicado

O último passo consiste em sombrear seu nariz e dar todos os retoques necessários. O principal deles é escurecer bem o interior das narinas, usando para isso um lápis 4B. Tente fazer uma transição gradual, da zona mais escura dentro da narina para o exterior mais claro.

Voilá, temos aqui um narizinho desenhado em pouquíssimo tempo. Um detalhe que sempre é válido ao desenhar narizes é que, ao sombrear, você geralmente irá deixar uma zona mais clara na ponta do nariz. Isso vai ajudar a conferir um certo volume ao seu desenho.

Considerações finais sobre como desenhar nariz em 4 passos

Se esta explicação não foi o suficiente para conseguir desenhar um nariz legal, experimente assistir ao vídeo abaixo. Ele é todo em inglês, mas vale a pena assistir e observar como a técnica é aplicada. Vale ressaltar ainda que não se deve ficar muito preso ao triângulo e ao círculo achatado que você desenhou. O importante é usar essas formas geométricas como guia, mas o desenho é livre.

Eu demorei aproximadamente 5 minutos para desenhar um nariz usando esse método. O método dos 4 passos é, sem dúvida alguma, a forma mais rápida de se desenhar narizes estilizados.

Como desenhar nariz – Método dos 7 passos

Esse método, diferentemente do anterior, tem sete passos e permite que você desenhe um nariz bem realista. Claro que, para fazer desenhos realistas, é necessário aprender a esfumar muito bem seu desenho, além de dominar diferentes materiais de desenho, como o pincel, o esfuminho, diversos lápis e borrachas, entre outros. Além disso, para que o desenho fique muito bem feito, você deve gastar mais tempo fazendo ele. Não adianta correr para terminar o desenho em poucos minutos, porque o sombreado ficará meio ruim, seu traço pode sair meio torto e o desenho não ficará tão legal.

De qualquer forma, esse método eu encontrei num canal do YouTube muito interessante. Fiz algumas alterações, como de costume, tentando simplificar ao máximo o tutorial. Ao final dos passos, deixo o vídeo para exemplificar mais ainda como desenhar o nariz. Vamos aos passos.

1ºPasso

como desenhar rapido nariz 1 - Como desenhar nariz passo a passo descomplicado

A primeira etapa deste método consiste em desenhar um círculo, que representa a ponta do nariz. Não precisa ser um círculo perfeito. Basta que você faça o círculo bem devagar, desenhando com pequenos traços bem de leve, usando lápis H ou HB. Faça o esboço do círculo com esses pequenos traços e depois apague os traços errados, vá lapidando seu círculo.

2ºPasso

como desenhar rapido nariz 2 - Como desenhar nariz passo a passo descomplicado

Nessa etapa você deve desenhar duas linhas verticais no seu desenho, conforme mostrado na figura. Lembre-se de que o traço deve ser eito de forma leve. Na figura o traço está forte para ficar evidente aqui neste tutorial, mas você deve desenhar sempre de forma leve. Na parte superior desses dois traços verticais a linha deve fazer uma leve curva para fora, em direção a onde estariam os olhos do desenho.

3ºPasso

como desenhar rapido nariz 3 - Como desenhar nariz passo a passo descomplicado

Neste passo do desenho do nariz, faça um traço horizontal bem no meio do círculo. Tente deixar o traço reto amigo!

4ºPasso

como desenhar rapido nariz 4 - Como desenhar nariz passo a passo descomplicado

Nesta etapa você deve desenhar dois pequenos traços verticais no início e no fim da linha horizontal que você desenhou no passo anterior.

5ºPasso

como desenhar rapido nariz 5 - Como desenhar nariz passo a passo descomplicado

Agora é hora de fazer um triângulo, ligando a parte de baixo dos dois tracinhos que você fez no passo anterior à base do círculo que você desenhou no primeiro passo.

6ºPasso

como desenhar rapido nariz 6 - Como desenhar nariz passo a passo descomplicado

Neste penúltimo passo você deve fazer duas linhas, partindo dos dois traços que você desenhou no passo 4. Essas duas linhas devem ir em direção às linhas verticais do nariz, sem tocá-las, no entanto.

7ºPasso

como desenhar rapido nariz 7 - Como desenhar nariz passo a passo descomplicado

Neste último passo você deve desenhar o buraquinho das narinas, conforme mostra a figura. As duas cavidades devem estar mais ou menos dentro do triângulo que você desenhou. A partir daqui falta só dar o acabamento ao nariz, já que o esboço dele está praticamente pronto.

Como desenhar Nariz – Acabamento

Após ter feito o esboço de seu nariz, é hora de arredondar os traços e eliminar essas formas geométricas. As duas narinas já foram colocadas no passo anterior, e agora devemos dar o acabamento no resto.

Primeiro, delimite a lateral das narinas e, por fim, reforce os dois traços curvados que estão indo em direção aos olhos com sombras. Feito isso, podemos então sombrear o desenho mais ainda, para deixá-lo um pouquinho mais apresentável. Na figura abaixo, temos o nariz esboçado a esquerda e o nariz já sombreado à direita.

como desenhar facil nariz - Como desenhar nariz passo a passo descomplicado

No que diz respeito ao sombreamento, tente começar marcando as áreas mais escuras com um lápis 2B ou 4B. Se a fonte de luz estiver vindo da direita ou da esquerda, tente escurecer mais o lado oposto do nariz. Uma vez escurecidas as narinas e as laterais do nariz, comece a sombreá-lo como um todo, usando um lápis mais claro (HB, por exemplo).

Passe esfuminho sobre os sombreado para deixar as sombras mais suaves, tentando sempre fazer as transições de uma área clara para uma área escura de forma gradual e mesclada. Se não tiver esfuminho, use um pedaço de papel higiênico, desde que seja um papel bem macio. Se não tiver papel higiênico macio disponível, use um cotonete. Jamais use seu dedo, já que nosso corpo tem uma oleosidade natural que não é boa para o desenho.

Uma vez esfumado o desenho com o lápis HB, reforce os contrastes do desenho escurecendo-o um pouco mais, usando o lápis B ou 2B. Lembre-se de usar bem o esfuminho, sempre com a mão leve, sem fazer muita força para não danificar o papel (eu faço isso direto, tem que tomar cuidado). Depois disso, o nariz está pronto 😉

Considerações finais sobre como desenhar nariz em 7 passos

O vídeo abaixo mostra os 7 passos que relatei aqui, incluindo o sombreamento no final. Algumas dicas extras estão inclusas no vídeo, então recomendo que assista, mesmo que esteja em inglês. Uma ótima forma de aprender é observa alguém fazendo, então observem com atenção.

Vale lembrar que, quando eu segui os exatos passos apresentados no vídeo, foi possível desenhar um nariz satisfatório em alguns minutos. Logo, conclui-se que este método é rápido, permitindo desenhar narizes em pouquíssimo tempo. Claro que, quanto mais tempo você dedicar ao desenho, melhor ele vai ficar.

Como desenhar nariz – Resumo

Os método apresentados aqui permitem desenhar nariz de forma rápida e fácil, simplificando as formas com figuras básicas. O primeiro método consiste em 4 etapas:

  • Desenhar um triângulo de cabeça para baixo;
  • fazer um círculo achatado em cima do triângulo;
  • desenhar as narinas;
  • desenhar os contornos do nariz.

Esse método tem como resultado um nariz estilizado, típico de cartoons e animes. É um método muito rápido e prático, indicado para quem quer desenhar um nariz em pouquíssimo tempo.

O método dos 7 passos é um pouco mais longo, mas também é rápido e simples. Consiste nas seguintes etapas:

  • Desenhar um círculo;
  • Fazer duas linhas verticais;
  • Traçar uma linha horizontal no meio do círculo;
  • Desenhar dois pequenos traços verticais na linha do passo anterior;
  • Ligar as duas linhas verticais do passo anterior à base do círculo;
  • Fazer dois traços indo em direção às linhas verticais do passo 2;
  • desenhar narinas e arredondar os traços.

Não devemos esquecer também de sombrear o nariz, para que fique com uma boa aparência. Ao final do passo a passo, você vai perceber que esse método permite desenhar narizes um pouco mais realistas, sendo também rápido e prático.

Aprenda mais – indicações

Neste post foi mostrado como desenhar nariz de duas formas, sendo que em ambos os casos os narizes estavam de frente. Para desenhar narizes de lado e em outras posições, seria necessário fazer algumas modificações nos métodos apresentados, mas nada muito rebuscado. O básico continua sendo desenhar formas geométricas básicas e ir arredondando e modulando seu desenho.

De qualquer forma, nos dois vídeos ao longo do post é possível ver como desenhar nariz em ângulos diversos e, em posts futuros, colocarei passo a passos disso também.

Uma combinação muito boa, para fazer desenhos simples e bonitinhos e ao mesmo tempo treinar suas habilidades, é desenhar nariz e olhos juntos. Neste post aqui é explicado como desenhar olhos de mais de uma maneira, todas elas rápidas e fáceis.

Se você quiser mais dicas de como sombrear e modular seu desenho de forma que ele fique o mais realista possível, este post aqui pode ajudar muito.

Para esboçar qualquer coisa de forma fácil e rápida, usando formas geométricas e outras técnicas, este post aqui é o que indico.

Por fim, para desenhar de forma profissional e realista, usando técnicas a grafite e carvão e conhecer todos os materiais relevantes para o desenho realista, o que recomendo com total convicção é o curso de desenho realista Reginaldo Artes, onde você poderá aprender técnicas incríveis e, o melhor, com acesso vitalício ao curso e ao material.

Gostou do post? Compartilhe! E se quiser receber novidades do aqui Blog, deixe seu e-mail abaixo. Tem post novo toda semana!

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Deixe seu e-mail para receber novidades do Blog!

Tem post sobre desenho toda semana!

2 comentários em “Como desenhar nariz passo a passo descomplicado”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Te ajudo a desenhar!