como desenhar boca

Como desenhar boca em 11 passos – tutorial rápido e fácil

Desenhar boca é uma coisa muito fácil, pelo menos o contorno dela. Sombreá-la, por outro lado, pode ser algo um tanto quanto desafiador, principalmente se você não tem tanta experiência com desenhos. Não se preocupe meu caro! Neste artigo vou mostrar para você como desenhar bocas em 9 passos rápidos, que eu mesmo desenvolvi, dando bastante destaque para o sombreamento depois. Se você quer desenhar uma boca rapidamente, basta ler esse tutorial com atenção que, ao final, vai sair uma boquinha linda! Boa sorte 😉

Introdução

Eu estava outro dia procurando formas de desenhar bocas. Minha ideia era encontrar um passo a passo, com etapas bem simples, mostrando como desenhar uma boca. Olhando na internet por alto, percebi que não havia muitos tutoriais simples sobre como desenhar boca, já que boca é uma coisa mais fácil mesmo. Acredito que ninguém se dê ao trabalho de criar um passo a passo de como desenhá-las porque é uma parte do corpo mais simples de se reproduzir no papel. Eu mesmo, quando as desenho, costumo olhar para minhas referências e reproduzir o que vejo de forma bem parecida, sem precisar fazer quadriculado no papel, decalque ou qualquer outra coisa.

Ainda assim, é interessante criar uma metodologia de como desenhar essas partes de nosso corpo e, já que eu não encontrei nenhuma que fosse simples e me agradasse, resolvi tentar fazer um passo a passo eu mesmo, tentando suar formas básicas. O resultado foi positivo, deu para desenvolver uma forma de desenhar boca que eu curti bastante. Essa metodologia é bem eficaz para desenhar bocas de frente, mas para bocas de lado ou em outros ângulos é necessário fazer adaptações.

Vamos ao método =)

Como desenhar boca em 11 passos

Nessa metodologia, os primeiro 9 passos serão só para desenhar o contorno da boca. Os passos seguintes podem ser divididos em inúmeras etapas menores, onde iremos sombrear a boca e tentar deixar ela o mais realista possível.

O contorno será com certeza a parte mais fácil do desenho, já que consiste só em seguir a risca o que eu indico aqui no tutorial.

O sombreamento será um pouco mais trabalhoso e tomará mais do seu tempo. Não desista e continue treinando que a boca vai ficar bonitona.

1º passo do desenho da boca

Primeiro vocês devem desenhar uma linha horizontal. Na imagem, eu fiz uma linha com um lápis B, usando certa força. Não façam isso! Usem um lápis H ou mais claro, sem aplicar muita pressão, para não marcar o papel. Eu só fiz um traço mais escuro porque queria deixar evidente o que eu estou desenhando. É mais lúdico assim =)

como desenhar boca passo 1 - Como desenhar boca em 11 passos - tutorial rápido e fácil

2º passo do desenho da boca

Nesta etapa, você deve dividir a linha que você desenhou em duas, com um traço vertical bem no meio dela. Note que esse traço vai ser um pouco mais comprido para baixo do que para cima.

como desenhar boca passo 2 - Como desenhar boca em 11 passos - tutorial rápido e fácil

3º passo do desenho da boca

Agora você deve desenhar 2 bolinhas na parte de cima da boca, uma em cada lado da linha vertical. As bolinhas devem ser um pouco mais altas do que a linha vertical.

como desenhar boca passo 3 - Como desenhar boca em 11 passos - tutorial rápido e fácil

4º passo do desenho da boca

Do topo das esferas que você desenho no passo anterior devem sair duas linhas, indo até o final do traço horizontal. Lá será o cantinho da boca.

como desenhar boca passo 4 - Como desenhar boca em 11 passos - tutorial rápido e fácil

5º passo do desenho da boca

Agora vamos para a parte de baixo da boca. Lá, no final da linha vertical que você desenhou, faça uma outra linha horizontal. O comprimento dessa linha é variável. Eu projetei o centro dos dois círculos ali para baixo e desenhei essa linha horizontal entre um centro e outro. Olhando a figura fica mais fácil entender. Não se esqueça de usar um lápis claro e fazer traços leves!

como desenhar boca passo 5 - Como desenhar boca em 11 passos - tutorial rápido e fácil

6º passo do desenho da boca

Ligue agora o traço que você fez no passo anterior aos cantos da boca. Uma linha deverá se ligar ao canto direito e outra ao canto esquerdo.

como desenhar boca passo 6 - Como desenhar boca em 11 passos - tutorial rápido e fácil

7º passo do desenho da boca

Nesta sétima etapa, você deverá fazer uma letra Y no lábio superior, ligando o topo das duas bolinhas que você desenhou à linha vertical que você fez no passo 2.

como desenhar boca passo 7 - Como desenhar boca em 11 passos - tutorial rápido e fácil

8º passo do desenho da boca

Este é o último passo para quem quer fazer somente o contorno da boca, consistindo somente em arredondar os traços, tirando todas as partes pontudas e deixando tudo mais suave. Observe a figura e tente fazer igual, lembrando sempre que você deve fazer pouca força com o lápis e deixar o traço bem leve e claro. Observe ainda que eu não deixei reto o traço entre o lábio inferior e superior. Tente deixar essa linha meio irregular, levemente mais funda no meio, quase como uma letra M muitíssimo achatada.

como desenhar boca passo 8 - Como desenhar boca em 11 passos - tutorial rápido e fácil

9º passo do desenho da boca

Neste passo começaremos a sombrear a nossa boca. Note que, antes de sombrear e texturizar os lábios, eu começo escurecendo de forma bem intensa a divisória entre um lábio e outro, usando para isso um lápis 4B muito bem apontado. Eu acho importante fazer bem essa marcação e deixar bem escurinho ali, já que o interior da boca é bem escuro mesmo.

como desenhar boca passo 9 - Como desenhar boca em 11 passos - tutorial rápido e fácil

10º passo do desenho da boca

Após demarcar bem a divisória entre um lábio e outro, sombreie de forma homogênea a boca, tanto o lábio superior como o inferior, usando para isso um lápis HB ou B. Depois disso, faça pequenos traços, partindo da divisória entre os lábios, alternando entre traços leves e outros mais pesados, criando assim uma textura. Faça isso principalmente no lábio inferior. O lábio superior é um pouco menos texturizado.

como desenhar boca passo 10 1 - Como desenhar boca em 11 passos - tutorial rápido e fácil

11º passo do desenho da boca

Como último passo, temos o restante do sombreamento, onde você deve escurecer mais os lábios, se quiser, fazendo traços mais escuros com lápis 4B, partindo da divisória entre os lábios. Ajuda passar o esfuminho nos lábios, suavizando a textura, e também passar borracha (cortada com um estilete, de forma que fique pontiaguda), fazendo pequenos traços brancos, dando mais textura ainda aos lábios.

Por fim, escureça um pouco em volta da boca com um lápis HB ou B. Na parte imediatamente abaixo do lábio inferior, faça uma região um pouco mais escurecida, com um lápis B ou 2B. Deixe tudo muito bem esfumado, sendo que você pode passar papel higiênico nas áreas maiores.

Imediatamente acima do lábio superior, bem no meio, tem uma região um pouco mais escura que as demais, localizada acima daquele Y que você fez no passo 7. Não esqueça dessa parte, ela é importante, devendo ser escurecida com um lápis um pouco mais escuro do que o que você está usando para o restante do contorno da boca.

Opcional: Nos cantos da boca as vezes tem uma sombra, leve, um pouco mais intensa do que o restante. Na imagem, eu escureci um pouquinho mais o canto da boca do lado esquerdo. Voilá, boca pronta.

como desenhar boca passo 11 - Como desenhar boca em 11 passos - tutorial rápido e fácil

Como desenhar boca – dicas extras

Este tutorial é voltado para o desenvolvimento de bocas. No entanto, se aplicado esse passo a passo a um rosto completo, é importante destacar algumas regrinhas de proporção, para que a boca fique bem posicionada no rosto da pessoa. Além disso, existem ainda algumas dicas com relação ao sombreamento.

Deixo abaixo todos esses detalhes extras que considero importantes para se desenhar uma boca.

Dica extra – como desenhar bem os lábios

Uma dica de grande valor diz respeito ao sombreamento e à texturização do lábio. Esse pequeno retoque pode conferir uma aparência mais realista ao seu desenho, consistindo em passar a caneta borracha, com a ponta cortada com estilete, na parte de cima do lábio superior, na vertical, criando vários pequeninos tracinhos brancos.

Na figura do passo 11 você pode ver isso se prestar atenção no lábio superior, onde há pequenas marquinhas mais brancas no limite do lábio e da pele, criando assim uma transição mais realista entre essas duas áreas.

Não faça marcas muito brancas, que se destaquem demais, porque pode ficar um pouco estranho, sem harmonia com o restante da boca. Se você achar que fez uma marca clara demais, passe muito de leve o esfuminho em cima, escurecendo a marca um pouco.

Dica extra – como desenhar boca com largura correta

Outro detalhe que deve ser chamado a atenção é que os cantos da boca devem ir até a projeção dos olhos da pessoa. Mais do que isso seria uma boca enorme, muito menos que isso seria uma boquinha pequenininha.

Devemos então fazer um tracejado, partindo do centro dos olhos da pessoa até a altura da boca, e verificar se a mesma está passando este tracejado, parando em cima dele ou antes dele. O ideal é que a boca esteja contida exatamente nesse espaço.

Dica extra – como desenhar boca na altura correta

desenhar rosto proporcional - Como desenhar boca em 11 passos - tutorial rápido e fácil

Uma outra dica valiosa é em relação a posição, na vertical, da boca no rosto. Se dividirmos o rosto da pessoa em 8 pedaços de igual tamanho, perceberemos que a boca geralmente vai se encontrar na segunda parte, de baixo para cima.

A imagem ao lado mostra melhor esses dois detalhes, referentes à largura e à altura da boca, muitíssimo importantes para localizar e desenhar bem essa parte do corpo.

Algumas referencias para seus desenhos

Para desenhar bem é necessário praticar constantemente e, para que se pratique constantemente é necessário ter boas referências para seus desenhos. Foi pensando nisso que eu juntei, em uma pasta zipada, 265 fotografias em altíssima resolução, já em preto e branco, para servir de referência para seus desenhos.

Reforço que essas fotografias são ótimas para serem usadas como referências de desenhos realistas, já que possuem riqueza de detalhes e alta definição. Tenho certeza que você vai encontrar muitas bocas bonitas para treinar lá.

Introdução ao desenho realista

Uma última dica para você que quer desenhar bem e não sabe por onde começar: recomendo que baixe o meu e-book Introdução ao Desenho Realista, onde eu mostro em detalhes os principais materiais e técnicas utilizados para fazer um desenho realista. Lá você pode acompanhar passo a passo um de meus desenhos, de forma a aumentar em muito sua percepção artística. Dá uma olhadinha 😉

Curso de desenho realista 2 - Como desenhar boca em 11 passos - tutorial rápido e fácil

Resumo

Neste artigo foi possível ver como desenhar boca de forma fácil, rápida e eficaz em apenas 11 passos. Nem todos esses passos são essenciais e, conforme você vai pegando o jeito desse tipo de desenho, você começa a pular etapas e a desenhar a boca direto, sem usar forma geométrica nenhuma.

Ainda assim, o desenho da boca pode ser dificultado se considerarmos ângulos estranhos, bocas de perfil e em outras posições. Para isso, escreverei um artigo no futuro, explicando como desenhar boca nessas condições.

Os passos deste tutorial consistiram em, primeiramente, desenhar uma linha vertical, dividindo-a no meio, desenhando então dois círculos e ligando-os aos cantos da boca, fazendo então o lábio inferior, arredondando os traços e sombreando o desenho.

Se todas essas etapas foram bem sucedidas, seu desenho está pronto, parabéns gafanhoto. Caso você queira ver alguns outros tutoriais, tem o tutorial de como desenhar olho e também o tutorial de como desenhar nariz. Com esse conjunto, já será possível fazer uns desenhos interessantes.

Agora me diga, o que achou deste tutorial? Compartilhe, comente e, caso queira receber novidades aqui do blog, deixe seu e-mail abaixo. Toda semana tem post novo 😉

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Deixe seu e-mail para receber novidades do Blog!

Tem post sobre desenho toda semana!

1 comentário em “Como desenhar boca em 11 passos – tutorial rápido e fácil”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *