como desenhar orelha

Como desenhar orelha em 7 passos fáceis e rápidos

Existem duas coisas que as pessoas vão evitar desenhar: mão e orelha. Você sabe muito bem disso, já que todo mundo que desenha já colocou a mão do seu modelo no bolso ou colocou o cabelo em cima da orelha. Este problema precisa acabar! desenhista que é bom mesmo não esconde as partes complicadas do corpo, mas dá destaque para elas!

Neste post falaremos sobre como desenhar orelha em apenas 7 passos simples e rápidos, em um rosto de lado, que qualquer iniciante consegue executar.

Quer desenhar rostos sem se preocupar mais com a orelha? Esse artigo então é para você! Leia tudo com atenção e, principalmente, tente colocar em prática 😉


Introdução

orelha terminada - Como desenhar orelha em 7 passos fáceis e rápidos

A orelha é uma parte do corpo que muita gente evita desenhar porque, convenhamos, é uma parte do corpo completamente irregular, com formatos muito variados, tamanhos variados e com riqueza de detalhes.

São muitas curvinhas e dobrinhas que a gente tem na orelha e, se considerarmos o jogo de luz e sombra, fica difícil mesmo de desenhar essa parte do corpo.

De qualquer forma, com este passo a passo de como desenhar orelha, acredito que as coisas fiquem mais simples. Se você entender as partes da orelha, vai ficar muito mais tranquilo de desenhá-la, e eventualmente você nem precisará seguir todos os passos deste método para fazer seu desenho.

Observação nº 1: esse método foi encontrado no canal do youtube RapidFireArt, que eu costumo assistir com frequência, e não é um passo a passo desenvolvido por mim, mas eu o adotei porque achei bem legal e didático.

Observação nº 2: ao final do método, é explicado como posicionar a orelha em uma cabeça, sem deixar ela deslocada no lugar errado, criando assim um daqueles desenhos estranhos que você fazia quando era criança 😉

Curso de desenho realista 2 - Como desenhar orelha em 7 passos fáceis e rápidos


Como desenhar orelha – passo 1

como desenhar orelha passo 1 - Como desenhar orelha em 7 passos fáceis e rápidos

Esse primeiro passo, como a grande maioria dos tutoriais aqui deste blog, começa com uma forma bem básica. Faça um traço vertical levemente inclinado e uma elipse (um círculo achatado) na vertical também, conforme pode ser visto na figura.

Note que tanto o traço como a elipse estão levemente inclinados. Isso é importante, a orelha geralmente não fica reta na nossa cabeça.

Outro detalhe importante é que o traço não está centralizado no meio da elipse, mas levemente à esquerda.


Como desenhar orelha – passo 2

como desenhar orelha passo 2 - Como desenhar orelha em 7 passos fáceis e rápidos

A elipse ficará dividida em duas partes, onde o lado da esquerda nós iremos apagar e o lado da direita nós iremos desenhar a orelha mesmo.

Dessa forma, desenhe o lóbulo da orelha (aquela parte bem molinha da orelha onde colocamos brincos) na parte de baixo, e também desenhe a parte de cima da orelha. Tanto uma como a outra começarão na linha vertical, acompanhando depois a elipse.

Feito isso, ligue a parte de cima com a de baixo criando assim o contorno de sua orelha, conforme pode ser visto na figura. A elipse que desenhamos é só uma forma que nos ajuda a visualizar a orelha. O formato da orelha é diferente e mais complexo, sendo difícil desenhar utilizando somente formas simples.


Como desenhar orelha – passo 3

como desenhar orelha passo 3 - Como desenhar orelha em 7 passos fáceis e rápidos

Nesta terceira etapa, vamos desenhar uma pequena cartilagem que fica sobre o canal auricular.

Pra quem não sabe, canal auricular é o buraquinho da orelha. Enfim, desenhe exatamente o que você está vendo ao lado: uma espécie de letra S de cabeça para baixo, começando no meio do traço vertical e indo para baixo, acompanhando o traço.


Como desenhar orelha – passo 4

como desenhar orelha passo 4 marcada - Como desenhar orelha em 7 passos fáceis e rápidos

No quarto passo deste método devemos desenhar uma espécie de gancho, que parte da base da letra S invertida que desenhamos no passo 3.

Esse gancho (marcação em vermelho) deve estar virado para a esquerda, passando próximo ao limite da orelha.

Não se preocupe se ele ficar muito aberto ou muito fechado, depois podemos mexer nele e modificá-lo como quisermos.


Como desenhar orelha – passo 5

como desenhar orelha passo 5 marcado - Como desenhar orelha em 7 passos fáceis e rápidos

Feito o gancho, devemos agora desenhar um traço que irá acompanhar o contorno de sua orelha (marcação em vermelho).

O traço começa praticamente no centro da elipse, levemente à direita de onde estará o canal auricular e acompanha o perímetro da orelha, passando por fora do gancho que você desenhou no passo 4.



Como desenhar orelha – passo 6

como desenhar orelha passo 6 marcado - Como desenhar orelha em 7 passos fáceis e rápidos

Como penúltimo passo do método, temos que fazer pequenos ajustes na orelha que desenhamos até então.

Primeiramente arredonde o inicio do traço que fizemos no passo 5, curvando-o mais para dentro da orelha. Faça também um pequeno traço paralelo a este (em vermelho, na figura).

Se você achar necessário, feche um pouco mais o gancho do passo 4 (em azul na figura), ou faça pequenas modificações em sua forma.

Várias partes da orelha terão formas muito variáveis, fazendo com que os desenhistas tenham muita liberdade em escolher como criar uma orelha.

Se você quiser aumentar o lóbulo ou fazer dobras mais evidentes, não há problema.

Note ainda que eu apaguei a elipse que desenhamos no passo 1, deixando só o desenho da orelha e o traço vertical. Apague todo traço que seja desnecessário!


Como desenhar orelha – passo 7

como desenhar orelha passo 7 marcado - Como desenhar orelha em 7 passos fáceis e rápidos

Nesta última etapa do método precisamos desenhar uma espécie de letra Y na orelha.

O que vai acontecer é o seguinte: você deverá desenhar os traços em vermelho da figura ao lado, criando assim um espécie de Y que acompanha a curvatura da orelha.

A parte de baixo do Y já vai estar desenhada, pois é o gancho do passo 4.

Essa forma em Y geralmente está presente em todas as orelhas, então é importante não esquecer dessa etapa.

Note ainda que algumas áreas eu marquei com traços pretos. Nessas áreas teremos uma sombra mais intensa, enquanto que dentro da Y nós teremos mais luminosidade, já que o Y representa um relevo na orelha.

Feito isso, agora falta só sombrear seu desenho, e ele poderá ficar parecido com a primeira foto deste post, na Introdução.


Posicionando a orelha na cabeça

Não basta saber como esboçar uma orelha, é necessário também saber posicioná-la na cabeça do seu desenho.

Para fazer isso, é legal ter algumas noções de como desenhar rostos humanos. Recomendo que você aprenda um pouquinho sobre o método de Andrew Loomis de como desenhar cabeças, já que usaremos esse método para explicar onde fica melhor colocar a orelha.

como desenhar orelha - Como desenhar orelha em 7 passos fáceis e rápidos

Vamos então ao método. Se nós desenhamos um rosto de perfil usando a metodologia de Loomis, geralmente fazemos um círculo com outro círculo menor dentro.

Ao dividirmos o círculo menor (marcado em branco na figura) em quatro parte iguais, com um sinal de + bem no meio dele, obteremos a região exata de onde devemos colocar a orelha.

Como você pode ver na figura, a orelha está localizada na porção direita inferior do círculo menor (marcado em azul), na mesma altura do nariz do desenho.

A inclinação da orelha está marcada em vermelho. Quando estamos com a cabeça reta, olhando para frente, a orelha vai ser desenhada dessa forma, dentro da área em azul da figura.


Sombreamento

O sombreamento da orelha será uma etapa essencial, para deixar o desenho bem acabado, bonito e realista.

Apesar disso, existe muito a ser dito sobre esse assunto, como quais lápis usar, quais materiais usar para esfumar e em quais circunstancias, e por aí vai.

Por isso, basta informar que, para sombrear a orelha que desenhamos neste post e deixá-la igual à primeira foto, foram necessários os seguintes materiais:

  • lápis H, 2B e 4B;
  • esfuminho tamanho 5 (eu só tinha esse, mas seria bom um de tamanho menor);
  • pincel de cerdas curtas;
  • caneta borracha.

Primeiro foi feita uma leve camada cinza claro usando o lápis H, depois as áreas com tons médios foram preenchidas com o lápis 2B e, por fim, as áreas realmente escuras foram feitas com lápis 4B.

O esfuminho foi usado em áreas claras em que foram sombreadas com lápis H ou 2B. Nas áreas sombreadas com lápis 4B foi usado o pincel de cerdas curtas para esfumar e espalhar o grafite.

Por fim, foram feitos pontinhos de luz na orelha, em áreas mais claras, usando a caneta borracha, dando pequenas batidas com a caneta sobre o papel.

Todas essas etapas do sombreamento e acabamento da orelha se repetem em outros desenhos, fazendo parte de uma técnica de desenho realista que é explicada no E-book Introdução ao Desenho Realista. Clique no link e receba-o de graça.


Resumo

Foram abordados 7 passos simples para se desenhar uma orelha neste post.

Os passos consistem em:

  • desenhar um traço vertical e dentro de uma elipse, também na vertical;
  • desenhar o contorno da orelha, partindo do lóbulo e da parte de cima;
  • fazer uma espécie de cartilagem que fica sobre o canal auricular;
  • desenhar o “gancho”, forma que vai orientar uma das principais dobras da orelha;
  • desenhar traço que acompanha o contorno da orelha, passando por fora do “gancho”;
  • fazer pequenos ajustes nas formas do que foi desenhado até o momento;
  • delimitar o “Y”.

Depois de seguir os 7 passos, você já terá uma orelha devidamente esboçada. Restará então sombreá-la, sendo que para isso é necessário um outro post explicando como fazer sombreamento de forma geral.

Além disso, foi explicado como localizar a orelha em um rosto de lado usando o método de Loomis: dentro do círculo menor da cabeça, colocaremos a orelha na porção inferior direita (caso o rosto esteja olhando para a esquerda), na mesma altura do nariz. Se o modelo estiver olhando para a esquerda, colocaremos a orelha na porção inferior direita do círculo menor.

Curtiu o post? Compartilhe com alguém aleatório no seu Facebook 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *