como desenhar rosto parte 2

Como desenhar rosto – tutorial método Loomis parte 2

Neste tutorial será abordado como desenhar rosto usando o método do ilustrador norte americano Andrew Loomis, focando principalmente em rostos que estejam completamente de lado. A primeira parte do método mostrou como esboçar cabeças em qualquer angulo, usando o método de Loomis e, dando continuidade, será mostrado aqui como como esboçar cabeças de perfil, colocando então todos os atributos do rosto (olhos, boca, nariz, cabelo, entre outros). Ao final do post, são feitas algumas considerações sobre como esse tipo de técnica pode ser benéfica para quem quer se aventurar no desenho realista.

Introdução

O método de Loomis para desenhar rostos é fácil de se compreender e de se mecanizar, sendo que existem algumas variações para este método quando os rostos se encontram em posições específicas, como completamente de perfil ou, ainda, completamente de frente. Nestes casos, o passo a passo apresentado na parte 1 deste tutorial não serve tão bem, visto que algumas linhas deixam de aparecer e as formas mudam um pouco. Somado a isso, os atributos do rosto ainda não foram colocados, e acredito que seja melhor colocá-los primeiro em rostos completamente de perfil ou completamente de frente.

Como desenhar rosto de perfil

Neste começo do tutorial, mostrarei com desenhar um rosto que esteja de lado, como o da figura abaixo, em um total de 5 passos, onde o último passo se divide em 6 passos menores, onde desenhamos o olho, a boca, a sobrancelha, o nariz, a orelha e o cabelo de nosso rosto de perfil.

rosto perfil finalizado - Como desenhar rosto - tutorial método Loomis parte 2

1º passo de como desenhar rosto de perfil

Assim como na parte 1 deste tutorial, para começar a desenhar um rosto de perfil é necessário fazer um círculo. Esse círculo não representa a cabeça inteira, mas uma parte dela somente. Mais a frente no tutorial, será colocado o queixo e outros atributos no rosto, o que deixará a cabeça mais alongada.

como desenhar rosto 1 - Como desenhar rosto - tutorial método Loomis parte 2

2º passo de como desenhar rosto de perfil

Como segundo passo, devemos desenhar um sinal de + no centro do círculo. Essa cruz guiará nosso desenho, indicando onde colocaremos o olhos, a boca e todos os outros atributos de nosso rosto.

como desenhar rosto 2 - Como desenhar rosto - tutorial método Loomis parte 2

3º passo de como desenhar rosto de perfil

Após colocar a cruz no centro do círculo, devemos fazer um segundo círculo menor, que se localizará dentro do círculo maior. Observe que a altura desse círculo menor deve ser equivalente a 2/3 a altura do círculo maior, conforme mostrado na figura abaixo. O círculo menor foi destacado de branco para ficar mais fácil de visualizar.

como desenhar rosto 3 1 - Como desenhar rosto - tutorial método Loomis parte 2

Não há necessidade de se desenhar círculos perfeitos com um transferidor, por exemplo, já que a cabeça humana não é um círculo perfeito. Mesmo se fosse, não acho interessante usar esse tipo de ferramenta para desenhar, já que você acaba se acostumando e não desenvolve a firmeza de sua mão. De qualquer forma, tente fazer círculos bem feitos, tanto o maior como o menor. Para isso, use traços leves, pequenos e sobrepostos, criando aos poucos a imagem do círculo.

4º passo de como desenhar rosto de perfil

Depois de fazer o círculo menor, devemos marcar o local onde se encontra o queixo. Para isso, faça um traço horizontal abaixo do círculo maior, do mesmo tamanho do raio do círculo menor (olhe a figura que fica mais fácil de entender).

como desenhar rosto 4 - Como desenhar rosto - tutorial método Loomis parte 2

Observe que as vezes as medidas não são tão exatas assim e, eventualmente, erraremos um pouquinho nas proporções. Isso não chega a ser um erro, é mais uma variação em cima da técnica que pode ser adaptada ao nosso desenho. Afinal de contas, existem pessoas com a cabeça mais comprida, outras com a cabeça mais chata, algumas com nariz grande, outros com nariz pequeno e assim vai. No caso do desenho acima, eu prolonguei um pouquinho o queixo para baixo, saindo um pouco da proporção recomendada, além de que meus traços não estão muito retos. Isso não importa, já que as linhas servem como guias para o nosso esboço, não consistindo no esboço propriamente dito.

5º passo de como desenhar rosto de perfil

Neste passo devemos colocar os atributos de nosso rosto no esboço. Observe que somente um olho irá aparecer, já que o modelo está de lado, e terá formato levemente triangular. Além do olho, colocamos a boca, a sobrancelha, a orelha, o nariz e o cabelo.

Abordaremos cada um desses atributos separadamente a seguir.

como desenhar rosto ultimo passo - Como desenhar rosto - tutorial método Loomis parte 2

Desenhando a orelha

Como pode ser observado na figura abaixo, a orelha do nosso rosto de perfil ficará localizada dentro do círculo menor (marcado em branco), na parte de baixo à direita (destacada em azul). Para desenhá-la, ajuda muito fazer um traço inclinado para cima, partindo da base do círculo (traço em vermelho na figura). A partir desse traço, podemos desenha a orelha, que possui formatos variados e, por isso, é difícil de se criar uma regra geral para desenhá-la. Neste ponto do desenho, a prática constante ajuda muito. Recomendo ainda que você copie muitas orelhas para pegar o jeito da coisa.

como desenhar orelha - Como desenhar rosto - tutorial método Loomis parte 2

Podemos dizer ainda que a orelha está localizada entre a linha 2 e a linha 4, dentro do círculo menor do nosso esboço.

Desenhando olho e sobrancelha

Para desenhar o olho e a sobrancelha, começamos primeiro com a sobrancelha. Exatamente sobre a linha 4, faremos um pequeno relevo para fora do círculo, conforme a marcação em branco na imagem abaixo. A direita desse relevo, faremos nossa sobrancelha, com a maior parte de seu corpo acima da linha 4, levemente inclinada para cima no início e caindo um pouquinho no final (marcação em vermelho). Somado a isso, é bom deixar a testa um pouco mais reta, já que geralmente as pessoas não tem uma testa tão redonda (traço marcado em azul).

como desenhar olho e sobrancelha - Como desenhar rosto - tutorial método Loomis parte 2

Com relação ao olho, faremos uma espécie de triângulo deitado, logo abaixo da sobrancelha. Sua base deve ser reta e o lado maior (a parte de cima do olho) deve ser levemente curvado. Você pode botar cílios e outros detalhes no olho se quiser. No desenho que estou mostrando neste post, eu coloquei somente a íris mesmo.

Desenhando o nariz

O nariz é uma parte do corpo que se assemelha a um triângulo, quando desenhado de perfil. Assim, devemos primeiro fazer um triângulo em nosso rosto (marcação em branco), com uma de suas pontas na mesma altura da base do olho, terminando lá embaixo no rosto, na altura da linha 2. Após esse esboço inicial, devemos arredondar as partes do nariz, deixando ele com cara de nariz mesmo (marcação em vermelho).

como desenhar nariz metodo Loomis - Como desenhar rosto - tutorial método Loomis parte 2

Desenhando a boca

A boca deve ser feita mais ou menos na mesma altura da linha 1. Digo mais ou menos porque, as vezes, você pode querer botar a boca mais próxima do nariz, ou mais próxima do queixo, ou ainda pode ser que você tenha desenhado o esboço meio torto, com a linha 1 mais em cima ou mais embaixo de onde deveria estar. O fato é que é necessário ter bom senso e avaliar seu desenho na hora, para ver onde melhor se encaixam os atributos do seu rosto. Via de regra, a boca fica mais ou menos na linha 1.

O lábio superior será levemente projetado para fora do seu esboço, apontando um pouquinho para cima (marcação em branco), e o lábio inferior se projetará apontando para baixo (marcação em azul), sendo um pouco mais carnudo do que o lábio superior.

A boca propriamente dita ficará entre os lábios, naturalmente, e pode ser feita com um simples traço horizontal. Eu preferi fazê-la de forma levemente curva, para ficar um pouco mais real (marcação em vermelho).

como desenhar boca metodo Loomis - Como desenhar rosto - tutorial método Loomis parte 2

Desenhando cabelo e demais finalizações no rosto

Após desenhar os principais atributos do seu rosto, é necessário desenhar o contorno do queixo logo abaixo da boca, que se projeta levemente para frente. Após isso, podemos esboçar o pescoço abaixo da cabeça e partir para o desenho do cabelo de nosso rosto de perfil. Em pessoas de cabelo comprido a forma de desenhar o cabelo muda bastante, já que não percebemos esses padrões todos que irei apresentar. Esses padrões mudam também em pessoas com certo grau de calvície, ou ainda em pessoas muito gordas. De qualquer forma, a regra geral é o que apresentarei aqui.

O cabelo geralmente começa acima da testa, na altura da linha 6, seguindo-a até encontrar o círculo menor (marcação em branco), acompanhando então o contorno do círculo (marcação em azul), indo em direção à sobrancelha. No meio do caminho para a sobrancelha, o contorno do cabelo muda de direção e vai na direção da orelha (marcação em vermelho). Antes de chegar nela o trajeto se altera, indo para baixo para formar a costeleta (marcação em verde). Depois de formado a costeleta, o cabelo acompanha a curvatura da orelha, indo para trás da cabeça (marcação em preto). Observe a figura abaixo, com o trajeto todo marcado.

como desenhar cabelo metodo Loomis - Como desenhar rosto - tutorial método Loomis parte 2

Como finalização do seu esboço de rosto de perfil, é legal você apagar as linhas que foram usadas para fazer seu desenho, como o círculo maior, o círculo menor e as muitas linhas horizontais. Faça arredondamentos também, como por exemplo atrás da cabeça, que não costuma ser exatamente redondo, mas um pouco oval. Se você resolver colocar cabelos médios ou longos no seu desenho, leia este artigo sobre como desenhar cabelos de forma realista.

Importância deste método para o desenho realista

Geralmente, quando pretendemos fazer algum desenho realista, usamos técnicas como o decalque e a mesa de luz para tirar o traço de nosso desenho. Assim, o desenho realista acaba sendo um tipo de arte que envolve muito mais o sombreamento e a texturização do que o esboço, o contorno e o traço do desenho.

Tudo bem fazer as coisas desse jeito, mas caso você queira criar um desenho realista, sem nenhuma referência, não será possível usar decalque ou mesa de luz. Para inventar um desenho totalmente novo e original, se faz necessário saber traduzir aquilo que imaginamos em um esboço no papel, e é para isso que métodos e passo a passos servem.

Um ótimo exercício seria arrumar uma referência de rosto para se desenhar e, ao invés de usar o decalque ou a mesa de luz para tirar o traço do desenho, tentar copiar de forma fiel usando o método de Loomis. O resultado pode ser muito bom.

Caso você consiga fazer muito bem o esboço usando o método deste artigo, mas não consiga sombrear direito, não consiga criar o efeito realista desejado em seu desenho, recomendo que olhe o curso Reginaldo Artes de desenho realista para iniciantes. Neste curso, é possível aprender técnicas realistas que vão melhorar muito a qualidade de seus desenhos.

Outra forma de continuar a se desenvolver como desenhista é ler os outros artigos deste blog, claro! Tem este artigo aqui sobre desenho realista que explica como usar o decalque, fala sobre ponto de fuga e muitos outros assuntos relevantes. Confere aí 😉

O método de Andrew Loomis para desenhar rostos se destaca muito por ser de fácil execução e, portanto, um ótimo método para se dominar, tendo aplicabilidades até mesmo no desenho realista, ajudando o artista a criar seus próprios rostos.

Resumo

Este post é a segunda parte de uma série de artigos que falam sobre como desenhar rostos usando o método de Andrew Loomis. Foi apresentado como desenhar um rosto de perfil em 5 passos, que atenderam aos seguintes tópicos:

  • desenhar um círculo;
  • fazer uma cruz no centro do círculo;
  • desenhar um círculo menor;
  • fazer linhas horizontais para marcar onde colocaremos os atributos do rosto;
  • esboçar o queixo e o maxilar;
  • desenhar os atributos do rosto: nariz, olho, boca, cabelo, orelha e sobrancelha.

Reforço ainda que no desenho realista geralmente não se usa esse tipo de passo a passo para desenhar rostos, já que o traço dos desenhos é feito com decalque ou mesa de luz. Caso o artista deseje inventar seus próprios desenhos, sem referência alguma, aí esse método terá grande valor, possibilitando desenhar rostos com proporções corretas.

Gostou do post? Siga o passo a passo, curta e espere pela continuação desta série de posts, onde explicarei como desenhar um rosto de frente e, ainda, como colocar os atributos (nariz, boca, etc) de um rosto em qualquer ângulo.

3 comentários em “Como desenhar rosto – tutorial método Loomis parte 2”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *