como desenhar rosto em 13 passos método Loomis

Como desenhar rosto de frente em 13 passos: método Loomis parte 3

Neste post pretende-se mostrar como desenhar um rosto de frente usando 13 passos inspirados na técnica do ilustrador norte americano Andrew Loomis. É uma continuação de dois posts anteriores, onde foi mostrado primeiramente como desenhar rosto em qualquer ângulo e como desenhar rosto de perfil. Dando continuidade, neste post teremos os rosto frontal.

Introdução

Como foi explicado em muitos outros artigos neste site, Andrew Loomis foi um ilustrador norte americano muito talentoso que desenvolveu métodos de desenho incríveis. Somado a isso, o cara também escreveu livros que muito se destacam na área do desenho, como por exemplo, “Drawing the Head and Hands”, livro esse que eu dei uma estudadinha antes de vir aqui falar sobre como desenhar rosto de frente.

O método desenvolvido por Loomis para desenhar rostos serve para fazer cabeças em qualquer posição, sendo que dependendo da posição os traços ficarão um pouco diferentes. É a mesma coisa mas não é…

Por isso, caso você queira aprender a desenhar rostos de lado, recomendo esse post aqui, e se você quiser aprender a desenhar rostos em ângulos variados, olhando para baixo ou para cima, recomendo esse post aqui. Caso você queira desenhar um rosto de frente mesmo, esse post vai ajudar você muito!

Serão apresentados abaixo 13 passos que, caso sejam seguidos rigorosamente, permitirão que você faça o esboço de um rosto de maneira mais do que satisfatória.

banner introdução ao desenho realista - Como desenhar rosto de frente em 13 passos: método Loomis parte 3

Primeiro passo: desenhe um círculo

Como sempre fazemos, não podia ser diferente aqui, vamos desenhar um círculo. Para todo esboço recomendo que você use um lápis claro, de preferência um HB, e n]ao coloque muito peso em sua mão. Se você colocar muita pressão o traço vai acabar marcando o papel e, quando você passar a borracha depois, vai ficar marcado. Use traços leves!

loomis frontal passo 1 rotated - Como desenhar rosto de frente em 13 passos: método Loomis parte 3

Outra dica valiosa na hora de desenhar um círculo é fazer pequenos traços claros, juntinhos, um em seguida do outro, criando aos poucos a forma do círculo. Não tente fazer um traço longo demarcando exatamente a circunferência do círculo logo de cara, porque com certeza vai ficar torto.

Depois que o contorno do círculo estiver mais ou menos definido, com os muitos tracinhos claros que você fez, aí chega a hora de fazer traços um pouco mais escuros, deixando evidente os limites do círculo.

Segundo passo: a cruz e a lateral do círculo

loomis frontal passo 2 - Como desenhar rosto de frente em 13 passos: método Loomis parte 3

Em seguida devemos fazer uma espécie de cruz, ou sinal de +, no exato centro do seu círculo. Somado a isso, devemos fazer dois traços verticais nas laterais no círculo, representando a lateral da cabeça. O desenho deve ficar como na figura ao lado.

Tente fazer com que os dois traços laterais fiquem levemente curvados para dentro do círculo, e que a distância entre eles e o centro do círculo seja a mesma, ou pelo menos próximo disso.

Terceiro passo: desenhe um quadrado

loomis frontal passo 3 - Como desenhar rosto de frente em 13 passos: método Loomis parte 3

Nesta etapa você deve ligar a parte de cima das linhas laterais que você fez no passo anterior, e também a parte de baixo. Isso vai gerar uma figura parecida com um quadrado, dentro do seu círculo.

Esse passo é bem importante, porque a parte de cima do quadrado representa a região onde você encontrará o cabelo da pessoa, enquanto a parte de baixo representa a região onde você encontrará o nariz.

O desenho deve ficar mais ou menos como a figura ao lado.

Quarto passo: Deixando o rosto mais estreito

loomis frontal passo 4 - Como desenhar rosto de frente em 13 passos: método Loomis parte 3

Neste momento do desenho você deve apagar, com uma boa borracha, a lateral do seu círculo, refazendo-a próximo às paredes do quadrado. A nova lateral deve ser mais estreita, com uma leve curvatura, simulando a lateral de uma cabeça de frente mesmo.

Quinto passo: Marque onde estará o queixo

loomis frontal passo 5 - Como desenhar rosto de frente em 13 passos: método Loomis parte 3

Neste ponto do desenho devemos medir a distância do meio do quadrado até o topo e até a base. As distâncias devem ser as mesmas, naturalmente. Se você conseguir, pode medir no olho mesmo. Tente reproduzir essa mesma distancia abaixo da base do quadrado. Faça um pequeno traço nesse lugar, porque ali será o queixo do nosso esboço de rosto frontal.

Além disso, você deve marcar o nariz no seu esboço neste momento. No traço horizontal da base do quadrado que você desenhou, faça um pequeno traço mais escuro, exatamente no meio. Esse traço será o seu nariz, devendo ficar alinhado com o queixo.

Sexto passo: desenhe o queixo

loomis frontal passo 6 - Como desenhar rosto de frente em 13 passos: método Loomis parte 3

Após marcar o local onde se encontra o queixo, devemos agora desenhá-lo.

Faça um traço vertical, levemente inclinado, partindo dos cantos inferiores do quadrado. Incline mais um pouco o traço indo em direção à marcação do queixo.

Tente deixar o contorno do maxilar e do queixo bem certinho e equilibrado, sem que um dos lados seja muito maior do que o outro.

Sétimo passo: desenhe orelhas

loomis frontal passo 7 - Como desenhar rosto de frente em 13 passos: método Loomis parte 3

Devemos agora desenhar as orelhas do nosso esboço. Para tanto, observe bem na imagem onde elas vão se encontrar.

Ao dividirmos a cabeça em três partes, do queixo até o topo da cabeça, percebemos que as orelhas se encontram no terço do meio. Observamos também que as orelhas começam na lateral da cabeça (óbvio!).

Caso sua orelha fique meio feia, não se importe com isso agora. Só tente marcar a região onde ela vai se encontrar. Lembre-se que isso é só um esboço!

Oitavo passo: desenhe olhos

loomis frontal passo 8 - Como desenhar rosto de frente em 13 passos: método Loomis parte 3

Nesta etapa você deve desenhar os olhos do seu esboço. Se você não sabe desenhar olhos bem, dê uma olhada neste artigo aqui.

Observe que os olhos estão alinhados na mesma altura das orelhas e também se localizam no terço do meio do seu rosto.

Agora atenção: caso você desenhe um rosto de frente olhando para baixo ou olhando para cima, os olhos não ficarão alinhados com as orelhas. Se o rosto estiver olhando para cima, os olhos ficarão acima das orelhas, se o rosto estiver olhando para baixo, os olhos ficarão abaixo das orelhas.

Nono passo: desenhe o nariz

loomis frontal passo 9 - Como desenhar rosto de frente em 13 passos: método Loomis parte 3

Ainda no centro do rosto, na parte de baixo, desenhe um nariz sobre a marcação que você fez no quinto passo deste tutorial. Caso você não saiba desenhar nariz, olhe esse tutorial aqui.

Se ao final do desenho o nariz ficar pequeno, muito arrebitado, muito largo ou de algum jeito que você não goste, é só dar uma ajeitadinha. Quando colocarmos os outros atributos do rosto vai dar para ter uma noção melhor das proporções. Por enquanto, esse nariz ali está bom 😉

Décimo passo: desenhe a boca

loomis frontal passo 10 - Como desenhar rosto de frente em 13 passos: método Loomis parte 3

Devemos agora desenhar a boca de nosso esboço. Nesta etapa, ajuda muito ler este tutorial sobre como desenhar bocas. A boca deve se localizar na linha que delimita o círculo que você desenhou no primeiro passo deste tutorial.

Lembre-se sempre que a boca deve estar compreendida entre as projeções dos dois olhos do esboço. Uma boca mais larga que os olhos é uma bocona enorme e desproporcional.

Décimo primeiro passo: desenho o cabelo

loomis frontal passo 11 - Como desenhar rosto de frente em 13 passos: método Loomis parte 3

Depois de colocar a boca devemos colocar o cabelo do nosso esboço. Essa etapa é bem fácil, bastando apenas dar algum volume na parte de cima da cabeça.

Geralmente o cabelo começa na parte de cima do quadrado que desenhamos no terceiro passo deste tutorial.

Décimo segundo passo: faça detalhes

loomis frontal passo 12 - Como desenhar rosto de frente em 13 passos: método Loomis parte 3

Você já poderia se dar por satisfeito, visto que seu esboço já está bonito, com os principais atributos do rosto. Caso queira melhorá-lo ainda mais, coloque um pequeno traço curvado no queixo e acrescente alguns detalhes ao rosto. No meu caso, coloquei alguns detalhes na bochecha, dando uma ideia de profundidade nela.

Fique a vontade para acrescentar cicatrizes, alargar o nariz ou o queixo, aumentar ou diminuir a orelha. É a hora dos detalhes 😉

Décimo terceiro passo: apagando linhas e corrigindo erros

loomis frontal passo 13 - Como desenhar rosto de frente em 13 passos: método Loomis parte 3

Quando você estiver satisfeito com seu esboço, apague as linhas desnecessárias e deixe só o contorno de seu desenho. Esse será o último passo para desenhar o esboço de seu rosto. Depois desse ponto é só sombrear.

Observe que meu desenho ficou bem marcado. Isso aconteceu porque eu usei o lápis com força, além de ter desenhado sobre papel Canson áspero e de gramatura elevada. Fiz isso para Você não deve fazer pressão, senão quando você apagar os traços seu desenho vai ficar marcado igual o meu ficou.

Curso de desenho realista 2 - Como desenhar rosto de frente em 13 passos: método Loomis parte 3

Como desenhar rosto de frente: Considerações

Neste post você pode ver as 13 etapas para se desenhar um rosto de frente inspiradas no método de desenho desenvolvido por Andrew Loomis. Este método permite que você estruture bem o rosto que você vai desenhar, evitando criar imagens desproporcionais ou estranhas de alguma forma.

Para fazer com que o desenho fique realmente bom, você deve não somente esboçá-lo direito como também sombreá-lo de forma adequada, modelando e dando as formas do rosto. Para isso, muito ajuda saber técnicas de desenho realista, que permitem criar texturas de pele, dar profundidade e efeito 3d ao seu desenho. Por isso recomendo que baixe o e-book Introdução ao Desenho Realista, totalmente gratuito, para ver um pouquinho mais de perto os materiais e técnicas usados.

Como desenhar rosto de frente: Resumo

As 13 etapas apresentadas neste post para desenhar um rosto de frente consistiram em:

  • desenhar círculo;
  • desenhar cruz e laterais do círculo;
  • criar um quadrado dentro do círculo;
  • apagar a lateral do círculo deixando-o ovalado;
  • fazer a marcação do queixo;
  • delimitar o queixo e o maxilar;
  • desenhar as orelhas;
  • fazer os olhos do esboço;
  • desenhar o nariz;
  • desenhar a boca do esboço;
  • fazer o cabelo;
  • acrescentar detalhes no seu desenho;
  • apagar linhas e traços desnecessários.

Gostou do post? Foi explicativo? Compartilhe e mostre para seu amigo que gosta de desenhar 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Te ajudo a desenhar!