como usar esfuminho no desenho realista

Como usar esfuminho no desenho- tutorial completo

Neste post é explicado de forma simples e fácil como usar esfuminho no desenho. Para tanto, será explicado o que é esse material, quais os tipos de esfuminhos que vocês vão encontrar, as melhores marcas de esfuminho, como aplicar o esfuminho em seu desenho, algumas dicas extras sobre como substituir o esfuminho por outros materiais e, ainda, um passo a passo de como criar seu próprio esfuminho caseiro.

Este post fala sobre um material para desenho. Se você quer conhecer outros materiais e como usá-los, dá uma olhada nos 13 principais materiais para desenho realista.

banner introdução ao desenho realista - Como usar esfuminho no desenho- tutorial completo

Introdução – Como usar esfuminho

Se você gosta de desenho, principalmente desenho realista, você deve estar acostumado com o termo esfuminho. Esse material para desenho consiste em um pequeno rolinho de papel prensado, que pode ser empregado para espalhar o grafite ou carvão sobre a superfície do papel.

esfuminho - Como usar esfuminho no desenho- tutorial completo

Pode parecer pouca coisa, mas esse material é essencial para se criar efeitos realistas impressionantes nos seus desenhos, então é bom que você saiba como usar esfuminho no desenho muito bem.

Assim como outros materiais de desenho, existem alguns tipos de esfuminhos, além de algumas marcas também, variando a grossura do rolinho e também a dureza. Algumas marcas são mais duras do que outras, por exemplo, e outras são mais macias.

Cabe a você estar ciente de todas essas características dos esfuminhos e escolher aquele que melhor se adéqua ao trabalho que você quer fazer.

Tipos de esfuminho

Os esfuminhos geralmente serão numerado, de 1 a 5, onde o número representa a grossura do rolo de papel prensado. Um esfuminho de número 1 será bem fininho, enquanto que um esfuminho de número 5 será o mais grosso possível.

Você precisa ter isso em mente quando for escolher o melhor esfuminho para usar em seu desenho, já que um esfuminho fino será ótimo para esfumar áreas menores, enquanto que um esfuminho mais grosso é bom para áreas maiores.

Entendido isso, seria interessante se você tivesse um esfuminho número 1, para fazer pequenos detalhes em seu desenho, e outro mais grosso, um 5 ou 6. Com esses materiais você já estaria muito bem servido. Caso você só queira um único esfuminho para usar em todos os seus desenhos, recomendo um de número 3, que não é fino nem grosso, sendo versátil e servindo em várias situações.

Marcas de esfuminho

Existem inúmeras marcas de materiais para desenho e algumas delas se destacam muito. Eu curto usar bastante esfuminhos da marca Sinoart, bem comuns de se encontrar e, pelo menos comigo, tem apresentado um desempenho considerável.

Outra marca muito boa é a Derwent, que apresenta esfuminho muito macios (eu tive a impressão de que os esfuminhos dessa marca são mais macios do que os da Sinoart). Recomendo muito a Derwent também.

Uma terceira marca que já ouvi algumas pessoas recomendando mas que nunca usei é a Trident. Vale a pena conferir esfuminhos dessa marca, já que os relatos são bem positivos.

Como usar o esfuminho

Para usar qualquer material de desenho de forma correta e eficaz eu recomendo, acima de tudo, que você treine bastante desenhar com esse material. A prática vai fazer você desenvolver formas exclusivamente suas de aplicar o esfuminho, ou qualquer outro material de desenho, em suas artes.

Dito isso, existem algumas regrinhas que podem ajudar você a usar melhor o esfuminho. Vamos a essas regrinhas:

  • Segure o esfuminho levemente inclinado em relação ao papel, num ângulo de aproximadamente 30º ;
  • Não faça muita força com o esfuminho, só deixe ele passar suavemente sobre o papel;
  • Use partes brancas do esfuminho para esfumar. Não use partes sujas de grafite pois podem borrar o desenho;
  • Gire o esfuminho conforme você for usando, para evitar usar partes sujas de grafite.
  • Limpe seu esfuminho com frequência, nunca deixando-o todo preto e sujo de grafite.

Primeiramente, é importante esclarecer que existem duas formas primárias de usar esse material de desenho. A primeira delas é para atenuar traços em seu desenho, deixando o sombreado menos rústico, e a segunda é para espalhar grafite sobre uma superfície. Existe ainda um terceira forma de usar o esfuminho, que é para fazer manchas nos seus desenhos (muito bom para desenhar pintas e sinais no rosto de pessoas). Vamos falar de cada uma dessas formas a seguir.

Como usar esfuminho no desenho para atenuar traços e texturas

Quando queremos usar o esfuminho para atenuar texturas e traços no desenho devemos ter em mente que o esfumado será somente um acabamento, um detalhe. Dessa forma, precisamos deixar o desenho mais completo possível só com o lápis e, depois que o sombreado estiver muito bom com o lápis, usamos o esfuminho para melhorar mais ainda.

Lembre-se: sombreamento com lápis será 90% do desenho, enquanto o esfuminho será os 10% finais (que farão toda a diferença).

Devemos preencher todos os tons e meio tons do desenho com o lápis, deixando somente áreas muito claras sem nenhuma camada de grafite. Depois de feito todos os tons de sombra do desenho, aí sim, vamos passar o esfuminho e suavizar as transições de um tom para o outro, suavizar as texturas e deixar o desenho realista.

OBS: Cuidado com áreas muito detalhadas e nítidas, porque o esfuminho pode embaçar essas áreas, tirando a nitidez e estragando um pouquinho seu desenho. Se tiver uma área muito cheia de contrastes, use o esfuminho com cuidado, já que ele pode puxar o grafite para áreas brilhosas e claras, prejudicando mais uma vez o desenho.

Como usar esfuminho no desenho para espalhar o grafite

Essa outra forma de usar o esfuminho consiste em puxar o grafite, de uma área pintada, para outra que esteja completamente branca.

Eu costumo usar essa técnica para fazer olhos. Geralmente eu faço sombras ao redor dos olhos, alguns cílios, a íris e a pupila. Depois disso, eu pego um pouco do grafite dessas áreas com o esfuminho e passo na parte branca dos olhos, deixando-a com um tom de cinza bem claro.

Só de você sujar a ponta do esfuminho com grafite e passar em uma área branca você já consegue pintar um pouco essa área. Essa é um a técnica que deve ser usada com cuidado, já que é muito fácil borrar o desenho e fazer um sombreado ruim dessa forma.

Como usar esfuminho no desenho para fazer manchas

Uma forma de usar o esfuminho, menos comum, é utilizá-lo para criar pequenas manchas em seu desenho. Isso pode ser muito eficaz em alguns casos específicos, como quando você quer desenhar um rosto que tenha sardas ou pintinhas. Fazer esse tipo de coisas pode ser difícil, e o esfuminho ajuda muito.

O truque é sujar a ponta de esfuminho com grafite e sair dando pancadinhas no papel, pequenas batidinhas mesmo. Você pode ainda pressionar o esfuminho sobre o papel, mantê-lo um pouco pressionado e depois retirar, deixando uma pequena marca arredondada.

O desenho do olho abaixo tem pequenas pintas, próximas de onde seria o nariz do modelo, que foram feitas usando um esfuminho número 1 da marca Sinoart.

olho feminino - Como usar esfuminho no desenho- tutorial completo

Manutenção do esfuminho

A manutenção do esfuminho deve ser feita limpando-o de tempos em tempos, mantendo-o sem muito grafite em suas pontas. Isso permite que usemos melhor o esfuminho em nossos desenhos, borrando menos e espalhando melhor o grafite sobre o papel.

Para limpar a ponta do esfuminho, recomendo que você utilize uma lixa de unha (ou qualquer outra que você tenha, desde que não seja muito áspera), e esfregue o esfuminho sobre a superfície da lixa até que fique branco.

Caso não tenha uma lixa, você pode tentar apontar seu esfuminho com um apontador normal, mas o resultado pode não ser muito bom. Outra opção seria limpar o esfuminho com uma canivete ou estilete, mas o melhor resultado ainda seria o da lixa.

Outros materiais para esfumar o desenho

Além do esfuminho, podemos esfumar o desenho usando outros materiais, muitas vezes mais baratos. Não que o esfuminho seja caro, geralmente custa algo entre 5 e 10 reais, mas existem opções mais baratas ainda. De qualquer forma, vamos falar desses outros materiais não pelo seu preço, mas pelos diferentes efeitos que eles causam no desenho.

Papel Higiênico

O papel higiênico é um material que eu sempre uso em conjunto com o esfuminho, já que o efeito que ele causa é bem diferente daquele causado pelo esfuminho. O papel higiênico deve ser de uma marca bem macia, caso contrário poderá danificar o desenho ou esfumar pouco.

Eu costumo utilizar esse material de duas formas: dobrando o papel várias vezes e passando-o sobre o desenho ou, ainda, envolvendo meu dedo no papel higiênico e passando o dedo sobre o desenho. Essas duas formas são mais do que válidas, sendo que a segunda me permite ter maior controle sobre a área que estou esfumando.

papel higienico desenho realista - Como usar esfuminho no desenho- tutorial completo

O grande diferencial do papel para o esfuminho é a área que ele afeta. O papel é ótimo para esfumar áreas grandes, enquanto que o esfuminho é bom para áreas menores, mesmo aqueles de número mais elevado. Além disso, o papel espalha muito mais o grafite, tendo um potencial de borrar seu desenho maior. Por outro lado, é o melhor material para se sombrear uma grande área ou fazer um fundo cinza do desenho.

Cotonete

O cotonete é um ótimo substituto do esfuminho, capaz de esfumar seu desenho de forma muito eficaz. Das poucas vezes que utilizei um cotonete, tive a impressão de que esse material espalhava o grafite mais do que o esfuminho. Isso faz com que seja mais fácil borrar seu desenho usando o cotonete.

Via de regra, eu prefiro o esfuminho, mas se você não tiver um não exite em usar um cotonete, é um ótimo substituto.

Pincel

O pincel é ótimo para esfumar desenhos também, sendo é melhor do que o esfuminho em alguns casos, e pior do que ele em outros.

Quando estamos esfumando camadas de grafite mais claras, o esfuminho tem um desempenho muito bom, mas quando queremos esfumar áreas bem escuras, com grafite 4B e superior, é legal considerar usar o pincel em conjunto com o esfuminho ou, ainda, só o pincel mesmo. Digo isso porque o pincel faz com que o grafite penetre nos poros do papel, tornando áreas escuras mais negras e homogêneas ainda.

pincel para desenhar - Como usar esfuminho no desenho- tutorial completo

Devido a esse efeito, eu sempre utilizo o pincel em áreas bem escuras, visto que o esfuminho suja muito rápido e não esfuma de forma eficaz essas áreas (dá muito trabalho). Preste atenção nisso agora: o pincel deve ter cerdas curtas! Você pode cortar as cerdas do seu pincel com uma tesoura, deixando-as bem curtinhas, favorecendo seu uso para esfumar o desenho.

O tipo de pincel influencia também no efeito criado. As diferenças são mínimas, mas eu prefiro usar pincel de pelo de animais ao invés de pincel de algum material sintético ou artificial. Recomendo que você faça seus testes e veja qual você prefere!

Nunca faça isso!

Uma regra que espero que você siga: nunca esfume seus desenhos diretamente com seu dedo. Nossos dedos possuem gordura natural de nosso corpo, e essa gordura pode atrapalhar o seu desenho, danificando o papel. Experimente e você vai ver que a coloração do grafite vai mudar depois que você passar o dedo para esfumar seu desenho. Você perceberá também que fica difícil apagar o grafite que foi esfumado usando seu dedo, justamente por causa da tal oleosidade do nosso corpo. Evite isso!

Criando seu esfuminho caseiro

Se você quiser fazer seu próprio esfuminho caseiro, isso e possível também. Naturalmente que alguns materiais serão necessários. Note que a maciez do seu esfuminho caseiro vai depender do papel que você usa para fazê-lo. Logo, se você quiser um esfuminho mais macio, use um papel diferente do sulfite, como uma folha de caderno comum

  • 1 Folha de papel (tem gente que faz com papel sulfite, eu gosto de papéis mais macios);
  • canivete ou estilete;
  • fita adesiva.

O que você vai fazer é enrolar a folha de papel, partindo de um dos cantos da folha em direção ao outro, de maneira muito apertada. Você precisa enrolar essa folha sem deixar nenhum espaço com ar no interior do rolo de papel.

Prenda então o seu rolo de papel com uma fita adesiva, para que não desenrole.

Use o canivete ou estilete para fazer a ponta de seu esfuminho, semelhante a quando apontamos lápis e está pronto seu esfuminho. O vídeo abaixo exemplifica muito bem como fazer isso:

Reforço que existem vários métodos mais complicados e detalhados de como fazer um esfuminho caseiro na internet. O método apresentado aqui é o mais simples que encontrei, mas existem alguns que envolvem usar cola e outras materiais. Experimente e veja qual o melhor 😉

Resumo

Neste post foi possível ver que o esfuminho é um pequeno rolo de papel prensado amplamente utilizado no desenho, principalmente no desenho realista, apresentando numeração que indica a grossura do rolo.

As marcas de esfuminho citadas no post compreendem:

  • Derwent, mais macio e ótimo de se usar;
  • Sinoart, muito boa e testada por mim;
  • Trident, que tem alguns bons relatos de outros desenhistas.

Esse material para desenho realista pode ser usado de diversas formas, sendo as principais funcionalidades do esfuminho:

  • Atenuar traços e texturas do seu desenho;
  • Espalhar o grafite sobre o papel;
  • Criar pequenas manchas batendo o esfuminho sujo sobre o papel.

A manutenção desse material deve ser feita sempre, usando lixas para mantê-lo limpo todo o tempo.

A forma de usar o esfuminho deve considerar a maneira como o seguramos (em um ângulo de 30º, de acordo com alguns desenhistas), a pressão que aplicamos sobre o desenho (não devemos pressionar demais, a mão deve estar leve) e também a parte do esfuminho que está em contato com o papel (devemos usar áreas limpas do esfuminho para esfumar).

Além disso, é citado ainda alguns outros materiais usados para esfumar os desenhos, como o papel higiênico, que é ótimo para esfumar áreas grandes, o pincel, que é ótimo para áreas bem escuras e ainda o cotonete. Vale ressaltar que, caso você não tenha um esfuminho, você pode criar um de forma caseira.

Curtiu o post? Compartilha com seu amigo que desenha mal 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Te ajudo a desenhar!