inspiração para desenhar

Inspiração para desenhar: 9 ideias para ter criatividade

Neste artigo são abordadas 9 ideias de como criar inspiração para desenhar. Dentre essas ideias, algumas serão externas ao desenhista (observação de outros artistas, por exemplo) e outras serão internas ao desenhistas (mais especificamente hábitos que, se adotados, aumentam a inspiração e criatividade). Aqui você poderá ter ideias de onde se inspirar, como exercitar a criatividade e a imaginação.

Nesta categoria de post, meu objetivo é, majoritariamente, apresentar aquilo que me motiva a desenhar, explicar como a arte funciona para mim e, se possível, motivar aqueles que leem o post a desenvolver mais e mais seu lado artístico. No caso deste artigo específico, será abordado e destacado tudo aquilo que inspira e motiva.

Introdução

Nem sempre é fácil ter inspiração para desenhar. As vezes você quer começar a fazer alguma arte, mas sua criatividade não ajuda, e tudo o que você pensa são coisas repetidas, que você já fez, que parecem sem graça. Então, mesmo querendo desenhar, você acaba embromando, faz uns rabiscos meio zoados e resolve ir fazer outra coisa.

Neste post aqui eu relato um pouco do meu processo criativo, listando tudo aquilo que considero importante no desenvolvimento de artes originais.

Devo destacar que nem sempre eu faço artes originais! A maior parte do tempo eu estou copiando desenhos de outras pessoas, tentando me desenvolver, fazendo exercícios. Isso é natural, eu acho, já que sou um desenhista em formação e preciso aprender e aprimorar minhas técnicas. As “artes originais” são feitas por mim em horas vagas 😉

De qualquer forma, abaixo seguem alguns pontos que considero importantes para quem quer aumentar sua criatividade e ter inspiração para desenhar de sobra. São coisas que eu mesmo quero botar em prática, mas em muitos casos não fiz ainda. Sei que são práticas muito boas para o nosso desenvolvimento artístico, então estou colocando aqui neste post.

Faça esboços

Eu já vi muitos desenhistas mais experientes recomendando isso e, das vezes que eu tentei implementar isso em minha vida, ajudou a me desenvolver muito. A prática é a seguinte: desenhar regularmente esboços.

Isso parece bobeira, ainda mais porque serão desenhos inacabados, só com as formas mais básicas e contornos, mas justamente por isso esse exercício é tão importante. Recomendo ele porque, se você começar a treinar desenhos de figuras (pessoas, em posições diferentes, se espreguiçando, correndo, deitadas, entre outros) sua percepção artística vai mudar e você terá muito mais facilidade em desenhar seres humanos.

Essa facilidade fará com que você imagine desenhos de pessoas em posições mais incomuns, tornando o processo criativo muito mais rico. De tanto treinar fazer esboços, você se torna um artista com um arsenal mais amplo, capaz de fazer desenhos muito mais elaborados.

O processo deve se dar dessa forma: tire alguns minutos do seu dia, de tempos em tempos, para desenhar/esboçar figuras humanas, não se demorando muito em cada uma, ficando apenas uns 5 minutos em cada desenho. Faça alguns e descanse. Só de manter esse hábito você vai se tornar, em algum tempo, um desenhista muito mais criativo e inspirado.

Crie inspiração para desenhar observando outros artistas

Observar outros desenhistas é importantíssimo para desenvolver sua inspiração para desenhar, principalmente se forem pessoas melhores do que você. Assim, o que me ajuda muito a ter ideias novas e a tentar colocá-las em prática é ficar pesquisando no Google, Instagram, deviantArt e Pinterest várias artes e vários artistas.

Nessas redes sociais e mídias eu acabo encontrando pessoas muito talentosas, e as artes que eu vejo lá acabam servindo como meta para mim. Ajuda muito ter metas e ver que tem muita gente habilidosa por aí.

Outra coisa que acho interessante fazer é entrar em contato com os outros artistas, principalmente se eles não são muito grandes e famosinhos. Tem muita gente extremamente habilidosa que não tem tantos seguidores e pode, eventualmente, responder alguma pergunta sua sobre a técnica usada, ou ainda conversar despreocupadamente contigo. Na minha opinião, isso ajuda muito no desenvolvimento de nossa criatividade e inspiração para desenhar.

Artistas para se inspirar para desenhar

Um perfil que acho muito bom e que deve ser mencionado é o Bayardo Montecinos, que é um desenhista nicaraguense que desenha geralmente rostos femininos, com grandessíssimo destaque aí para certas artistas internacionais. realmente inspirador o desenho deste indivíduo.

Outro desenhista que é fera e, sem sombra de dúvida, inspirado e criativo pra caramba, é o Susano Correia. O perfil deles tem uns desenhos muito diferentões, estilosos e meio bizarrinhos. Sigo esse cara há um tempão, olha lá.

Mais um perfil do Instagram que recomendo olhar é o humid_peach. Esse blog é de uma garota bem nova, que faz uns desenhos e umas pinturas super interessantes, com aquarela, se não me engano. Esse Insta é muito da hora 😉

Misture técnicas para ganhar mais inspiração para desenhar

Para mim, uma coisa que ajuda muito a desenvolver a criatividade é misturar técnicas distintas de desenho.

Gosto de eventualmente fazer isso justamente para sair da minha zona de conforto, que são os desenhos a grafite. De tempos em tempos eu faço um desenho a carvão (nem sempre ficam bons) ou até mesmo com alguma caneta ou tinta (eu gostava muito de fazer uns quadros a nanquim quando era mais novo, mas minha técnica não era das melhores).

Ultimamente, tenho considerado misturar grafite com carvão e ver se consigo criar algum efeito interessante. Eu sei que carvão e grafite formam uma ótima dupla para se fazer desenhos preto e branco e desenhos realistas, mas eu sempre usei o grafite somente.

Outra variação de técnica que faço, de tempos em tempos, é desenhar animes. Esse tipo de desenho nunca me atraiu muito, mas assumo que possui sua beleza. Além disso, todos os animes que fizeram parte de minha infância são ótimos candidatos a virarem um desenho meu.

Mais uma ideia seria tentar desenhar esses personagens de desenho animado usando técnicas de desenho realista preto e branco. Esse tipo de combinação é muito boa para desenvolver nossa criatividade, já que teremos que imaginar como seria aquele personagem se ele não fosse um desenho animado.

Explore novas modalidades de desenho

Pessoalmente, acredito que tentar desenhar usando técnicas que normalmente não usamos ajuda a desenvolver nosso lado desenhista. Desenhar com técnicas menos comuns acaba sendo um exercício e tanto, que expande nossa percepção e, consequentemente, acaba expandindo também nossa criatividade e inspiração.

Por exemplo, tempos atrás eu comecei a fazer alguns desenhos usando a técnica de pontilhismo com caneta nanquim, para desenhar corpo humano, na maioria das vezes. Geralmente os desenhos eram demorados, mas valia pena. Dá uma olhada em dois deles:

desenhos pontilhismo - Inspiração para desenhar: 9 ideias para ter criatividade

Os resultados foram bons, e o melhor de tudo é que eu acabei assimilando um pouco a técnica e levei ela para o desenho a grafite. Depois disso, meus desenhos a grafite ficaram melhores, visto que é conveniente usar o pontilhismo em certos momentos (em conjunto com outras coisas). Passei a ousar desenhar coisas que antes eu nem tentava e, olha só, fiquei mais criativo e inspirado. Acho que quanto mais técnicas você conhecer, mais fácil será se inspirar para desenhar.

Pare de copiar um pouco – desenhe sem referências

Um problema que eu enxergo em mim, enquanto uma pessoa que adora desenho realista, é que eu geralmente desenho usando alguma imagem como referência. O problema disso é que eu fico dependente de referências e, quando quero inventar alguma coisa, eu não consigo ter tanta criatividade assim.

Para aumentar nossa inspiração para desenhar é importante desenhar sem referências porque só com essa prática vamos desenvolvendo a imaginação.

Caso você não consiga desenhar direito sem uma referência, é uma boa ideia tentar olhar para algum objeto semelhante e ir tentando formar a imagem no papel.

Tentar fazer o esboço daquilo que você quer desenhar usando formas geométricas antes é também uma ótima ideia para conseguir visualizar o desenho.

Olhe o trabalho de fotógrafos

Uma ideia muito boa é sair olhando fotos profissionais, ou até mesmo fotos amadoras. Um lugar legal para fazer isso é, mais uma vez, as redes sociais como Instagram, Pinterest e DeviantArt. Observe as fotos tiradas pelas pessoas e use isso para ter inspiração.

Isso é especialmente bom se você gosta de desenhos realistas e quer tentar reproduzir fielmente uma fotografia. Nesse caso, olhar o trabalho de fotógrafos é ótimo e dá inúmeras ideias para você.

Fotógrafos para tirar inspiração para desenhar

Caso não saiba quais perfis procurar para ter inspirações para desenhar, dê uma olhada no Instagram de
Alexander Krivitskiy. Ele é ucraniano, e suas fotografias são muito boas, em geral de rostos femininos, com um ou outro homem eventualmente. Somado a isso, as fotografias são geralmente preto e branco, o que facilita a sua reprodução com grafite e/ou carvão.

Outro fotógrafo interessante para se inspirar, que achei lá pelo Instagram, é o Andriyko Podlnyk. Eu não pesquisei muito sobre quem ele é, só olhei as fotografias e achei todas muito boas. A maioria das fotos é colorida, com uma ou outra preto e branco. As fotos são muito variadas: tem muitas mulheres, homens, animais e até paisagens e objetos. Prato cheio para você tirar ideias legais de desenhos.

Um outro fotógrafo que eu acho demais se chama César Ovalle, e esse aí é br. O Instagram do cara tem muita paisagem, fotos geralmente coloridas, com um ponto de fuga muito aparente e bom de se tentar reproduzir. O perfil do cara é grande, com mais de 300 mil seguidores, e com certeza vale a pena dar uma olhada no insta dele. Desenhar uma das paisagens dele seria um treino e tanto.

Mais fotógrafos para tirar inspiração para desenhar

Tem muitos outros perfis que eu recomendaria você olhar no Instagram e não dá para falar de todos eles em um post. Deixo então uma pequena lista abaixo, com alguns desses perfis de fotografia que acho interessantes.

Esses foram apenas alguns perfis. Destacando que só abordamos aqui o Instagram, mas tem muita coisa legal lá no Pinterest e no DeviantArt também, é só procurar 😉

265 fotografias para baixar

Somado às mídias sociais e aos inúmeros fotógrafos que lá exibem seus trabalhos, você pode, ainda, baixar 265 fotografias para se inspirar a desenhar. Essas fotografias foram compiladas por mim, e todas elas não possuem direitos autorais, podendo ser usadas livremente. Dentre elas, destaco alguns tipos de fotos que são ótimas inspirações para quem quer desenhar:

  • rostos;
  • mãos;
  • cães e gatos;
  • animais em geral;
  • paisagens.

Reforço que vale muito a pena, todas essas imagens estão em altíssima qualidade, além de serem todas preto e branco, o que facilita o desenho.

Misture duas referências diferentes

Essa é uma ótima ideia para se criar figuras bem diferentes, além de que estimula muito nossa criatividade (pelo menos a minha).

Eu comecei a fazer isso muito recentemente, quando resolvi desenhar um seguidor do meu Instagram (que mandava muitas mensagens, pedindo desenho) misturando ele com o Groot, do filme Guardiões da Galaxia. O resultado ainda não saiu, estou querendo fazer esse desenho numa folha A4 toda, de forma que vai demorar um pouquinho para terminar. De qualquer forma, o processo todo ajudou a desenvolver minha criatividade e inspiração.

Em resumo, arrume duas fotografias ou imagens, e tente misturá-las em um único desenho. Eu gosto da ideia de misturar pessoas com plantas, pedras e rochas. Acho que o resultado fica interessantíssimo.

Não insista demais – a inspiração para desenhar vem depois

Se você insistir demais quando está com pouca inspiração para desenhar, vai acabar fazendo uma arte meia boca e fiquei frustrado com isso.

Quando a inspiração não vier, o ideal a meu ver é que você faça outra coisa qualquer! Leia livros, veja filmes, fique olhando para o teto, jogue um jogo, ligue para sua namorada(o), vai brincar com seu cachorro. Faça qualquer coisa, se distraia.

Desde que comecei a escrever esse blog e a alimentar o meu Instagram, percebi que o desenho havia deixado de ser um lazer e estava virando uma obrigação. Isso não pode acontecer, já que o objetivo primário da arte é entreter. Não deve ser algo forçado!

Somado a isso, não forçar a barra é ótimo para desenvolver o seu ócio criativo, o que pode te ajudar muito a ter ideias super legais de desenhos. Esse termo, ócio criativo, é referente a ideia de que nós, pessoas, não atingimos nosso potencial produtivo máximo quando estamos cansados e exauridos, sendo necessário ficar atoa e esparecer para diminuir a sobrecarga em nosso cérebro. Ao fazê-lo, podemos atingir maior eficiência e criatividade novamente.

Baseado nisso eu reforço: vai ver televisão caso você esteja sem criatividade. Caso você não queira se distrair, mesmo depois de ter lido sobre o ócio criativo, dá uma olhada no próximo tópico. Ele é ótimo para desenvolver sua inspiração para desenhar também.

Faça exercícios de desenho

Esse tópico tem alguma relação com a primeira dica deste post. Fazer esboços é um tipo de exercício que vai melhorar sua percepção e criatividade, porém não é o único exercício que você pode fazer.

Caso você não tenha tanta imaginação e criatividade para desenvolver seus desenhos, é interessante fazer exercícios de desenhos variados, de diversas técnicas e métodos, não se restringindo a esboços somente.

Para isso eu indico, por exemplo, tentar fazer desenhos de cabeças humanas usando o método de Loomis. Você pode também tentar desenhar bocas humanas em 11 passos, ou ainda tentar desenhar olhos, usando os métodos apresentados neste Blog. Além desses exemplos, você pode treinar o desenho de formas básicas, como triângulos, círculos, quadrados e retângulos. Depois disso, tente fazer prismas, usando essas mesmas formas, criando cubos, bolas, entre outros, e então sombreando-os. Não use réguas! Use somente o lápis e o papel.

Um último exercício que podemos fazer é o exercício de sombreamento, onde desenhamos um retângulo bem comprido e vamos sombreando ele, da esquerda para a direita, começando com um grafite bem escuro e indo aos poucos clareando, de forma que no final do retângulo teremos brilho total, conforme a figura abaixo.

exercicios de desenho - Inspiração para desenhar: 9 ideias para ter criatividade

Somado ao exercício acima, podemos extrapolar para o exercício de sombreamento usando pincel e esfuminho. O conceito é o mesmo: tente fazer um retângulo onde de um lado teremos um tom muito escuro de grafite e, do outro, teremos um tom mais claro. Feito isso, faça um retângulo desses usando o esfuminho, para ver a diferença no sombreado, e depois faça outro com o pincel, para ver mais uma vez a diferença no sombreado, conforme a imagem abaixo. Experimente usar lápis diferentes, ou usar mais de um lápis por exercícios.

pincel esfuminho e lapis no desenho realista 1 989x1024 - Inspiração para desenhar: 9 ideias para ter criatividade

Resumo

Neste post foram abordadas 9 formas de se ter mais criatividade e inspiração para desenhar. Essas fontes de inspiração podem ser externas ao desenhista, como quando se observa o trabalho de outros artistas, ou ainda internas ao desenhista, como quando se desenvolve hábitos que potencializam sua inspiração e a criatividade.

As sugestões foram:

  • Treinar fazer esboços;
  • Observar outros artistas;
  • Misturar técnicas;
  • Tentar desenhar usando técnicas de desenho diferentes e menos usuais;
  • Desenhar sem referências;
  • Observar o trabalho de fotógrafos;
  • Misturar referências;
  • Não insistir quando se está com pouca inspiração;
  • Fazer exercícios de desenho.

Gostou do artigo? Se sim, compartilha isso com aquele seu amigo sem inspiração que gosta de desenhar mas fica embromando, não esquece de olhar meus desenhos lá no insta @ocaminhodaarte, e desenhe sempre 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *