desenhar rápido

7 dicas indispensáveis para desenhar rápido – garantido

Desenhar rápido é uma habilidade que precisamos trabalhar para desenvolver, e esse trabalho é diário e contínuo, através de certos exercícios de desenho. Siga as 7 dicas deste post e, com o tempo, você conseguirá desenhar qualquer coisa a sua volta em pouquíssimo tempo.

Ao final do post, são disponibilizadas 50 imagens de referência para você treinar seu desenho rápido. Essas imagens são simples, envolvendo objetos em sua grande maioria, ótimas para treinar o esboço e sombreamento rápido.


Introdução

Desenhar rápido nem sempre é fácil, já que as formas muitas vezes são complicadas e as técnicas não foram ainda dominadas por completo.

Claro que se você já desenha há anos, sua capacidade de desenhar rápido será maior, mas ainda assim ela poderá ser aprimorada, independentemente do seu nível.

Mas por que eu iria querer desenhar rápido? Porque esse é um ótimo exercício, meu caro!

Para desenhar cada vez melhor é importante exercitar sua habilidade com o lápis, e um dos exercícios mais interessantes de se fazer é desenhar rapidamente objetos, pessoas, animais, coisas em geral, que você vê por aí.

Dessa forma, as 7 dicas apresentadas abaixo podem ajudar você a ter um traço mais ligeiro, um sombreado mais rápido, sem perder a qualidade final do desenho.


7 dicas para desenhar rápido

As dicas apresentadas aqui envolvem, em sua maioria, os seguintes tópicos:

  • técnicas para esboçar o desenho;
  • materiais usados para fazer o desenho;
  • materiais que devemos evitar em desenhos rápidos;

Além disso, uma dica que sempre dou para qualquer coisa é a prática constante. Recomendo que baixe as imagens ao final do post, que são simples e básicas, para treinar seu desenho rápido.


1ª Dica – Imagine formas simples em suas referências

Em outros posts deste blog eu falo sobre formas de se esboçar seus desenhos.

Eu cito o decalque, muito usado no desenho realista, e falo também da técnica de desenhar formas básicas.

No desenho livre, desenhar formas básicas e ir trabalhando em cima delas é muito mais rápido e eficaz do que fazer decalque, ou ainda quadricular a folha e usar o método Grid.

Para desenhar rápido, aconselho você a dominar o esboço de seus desenhos, e uma ótima forma de fazê-lo é usando formas básicas para desenhar.

Observe a imagem abaixo:

desenho esboço garrafa - 7 dicas indispensáveis para desenhar rápido - garantido

Esse desenho da garrafa, que é bem simples, foi desenhado em talvez 1 minuto. Não lembro agora qual lápis usei, mas deve ter sido algum lápis mais claro (HB ou B, acredito eu).

Note que, antes de desenhar a forma final do desenho, eu desenhei um retângulo grande, um triângulo e um retângulo pequeno, de forma que o contorno da garrafa pudesse ser feito.

Uma vez feitas as formas básicas, o contorno foi sendo trabalhado e depois o sombreamento foi dado. Pronto, desenho feito em 1 minuto.

Vale lembrar que, para fazer um sombreado bem feito você precisa conhecer algumas técnicas e exercícios de sombreado, o que você pode ver neste post aqui.

Um detalhe importante: com o tempo você não vai precisar desenhar a formas básicas, mas vai só imaginá-las no papel. Imagine essas formas e comece a traçar o desenho. Isso também funciona, e vai deixa o processo de desenhar muito mais rápido.


2ª Dica – Use poucos materiais

Outra coisa que pode dificultar um pouco a vida de quem quer aprender a desenhar rápido é ficar usando vários materiais para desenhar.

O desenho rápido não vai ser feito com um traço perfeito, um sombreado minucioso, usando diversas gradações de grafite, esfuminho, pincel outras coisas.

Você deve usar o mínimo possível, e aí seu desenho vai sair em poucos instantes.

A meu ver, você só precisa de um lápis. No máximo, um lápis e um esfuminho.


3ª Dica – Escolha um lápis mais escuro

Seguindo a dica número 2, vamos agora escolher o material mais adequado para desenhar rápido.

No que diz respeito ao lápis, o melhor é sem dúvida um lápis escuro.

Quando digo escuro estou me referindo a um 4B ou 6B. Se você não conhece os tipos de lápis que temos, dá uma olhada neste post sobre materiais para desenho. Lá é explicado os tipos de lápis que podemos encontrar, além de muitos outros materiais de desenho e desenho realista.

Pessoalmente eu prefiro um 4B, que pode facilmente fazer traços mais claros se você botar pouco peso na mão, e também traços mais escuros, se você colocar mais pressão.

A razão para isso é clara: Ao minimizar os materiais que você vai usar em seus desenhos, o processo fica mais agilizado.

Além do lápis de grafite 4B, você pode também usar um lápis de carvão, como por exemplo um lápis Cretacolor Nero, ou algum outro. Dá ume feito legal, mas é bem escuro, então tome cuidado.


4ª Dica – Não use borracha se quiser desenhar rápido

Dica de ouro essa! Apesar de que eu não obedeço muito essa regra, é interessante não usar a borracha.

O que acontece é que, conforme a gente vai desenhando, nós procuramos o traço correto fazendo vários riscos mais claros.

Tem gente que, ainda no processo de esboço, apaga todo e qualquer traço que faz, achando que não ficou bom.

O truque é não apagar, mas fazer os traços de forma suave e deixá-los lá, para que você veja e sirva de referência para os traços seguintes.

Dessa forma, você vai aos poucos moldando seu desenho, e quando o traço definitivo tiver sido encontrado, você pode botar um pouquinho mais de peso na mão, chamando mais atenção a esse traço.

Se quiser, tente desenhar com alguma caneta. Isso vai impedir que você fique o tempo todo apagando o desenho.

Exceção à essa regra

Aconselho que você evite o uso da borracha para apagar traços do seu desenho e ficar fazendo correções. Esse tipo de uso só vai te atrapalhar.

Agora, se você quiser treinar o uso da borracha para abrir brilhos ou dar texturas ao desenho, então use a borracha!

O que não é legal é ficar corrigindo tudo a cada momento, já que isso atrapalha sua busca pelo traço certo e toma bastante tempo.

Se uso da borracha não for corretivo, então seu uso é muito bem vindo.


5ª Dica – Determine um tempo para fazer seu desenho

Essa dica ajuda muito você a virar uma máquina de fazer desenhos.

Determine um tempo para fazer seus desenhos, algo tipo alguns minutos.

O simples ato de determinar um prazo para terminar aquela atividade vai fazer você se agitar e terminar o desenho do jeito que der.

Esse é o objetivo! Termine o desenho do jeito que der, avalie o resultado e parta para o próximo!

Faça um desenho em 2 minutinhos, comece logo em seguida outro desenho, e depois outros. Faça uns 20 minutos todo dia, e no final você vai estar desenhando rápido demais!

Com a prática constante os resultados serão cada vez melhores.


6ª Dica – Use materiais diferentes em cada exercício

Tente usar materiais diferentes em seus desenhos. Faça um desenho só com um lápis 4B, depois tente desenhar com um lápis 6B e um esfuminho, depois tente com um lápis de carvão.

Essa dica para desenhar mais rápido vai fazer com que você se acostume a usar diferentes materiais.

Assim, você se torne um desenhista versátil, que consegue se virar com o material que for e, com o tempo, seus desenhos vão ficar mais e mais rápidos.

Essa dica é válida também para as técnicas usadas. Experimente fazer desenhos livres, depois tente usar a dica 1 (usar formas geométricas básicas para esboçar o desenho) e por aí vai. Você pode experimentar sombrear o desenho com o esfuminho, sem ele e até mesmo com hachuras. Todos esses exercícios são válidos para expandir sua percepção e melhorar seu desempenho e velocidade.


7ª Dica – Quem não tem prática demora. Pratique!

Essa dica agora é mais um esclarecimento acerca de como nossa cabeça funciona, e por quê você demora a desenhar.

A gente pode executar uma tarefa de forma automática e mecanizada, ou de forma consciente. Quando você executa uma ação completamente automatizada, essa ação é rápida, já que você nem pensa antes de fazê-la.

Um ótimo exemplo é quando estamos aprendendo a dirigir. No início, nós demoramos a passar as marchas e precisamos pensar antes de fazer cada coisa. Na prova da auto escola, a gente fica tentando não esquecer de olhar no retrovisor antes de tirar o carro da vaga, e isso tudo toma tempo.

Um outro exemplo: pouca gente sabe, mas eu sei tocar piano. Quando estou aprendendo uma música nova, posso ficar horas e horas para tocar ela inteira, mas depois que aprendi eu simplesmente toco, sem nem ler a partitura.

Está entendendo o que quero dizer?

Desenhar rápido todo dia faz você desenhar mais rápido. Praticar desenho todo dia faz com que você mecanize os traços, o sombreado, o esboço, os acabamentos. Pratique!


Imagens / referências para desenhar rápido

Quando você for treinar desenho rápido você pode – e deve – usar tudo aquilo que você vê a sua volta. Desenhe frutas, carros, alguma pessoa, objetos variados. Esse é um tipo de exercício, mas existem outros tipos de exercícios que você pode fazer.

Por exemplo, você pode desenhar de fotografias, que é uma prática muito comum em quem pratica desenho realista.

A experiência de desenhar um objeto ou modelo ao vivo difere muito da experiência de desenhar uma referência nume fotografia.

Aconselho que você faça um pouco dos dois, já que os estímulos e a experiência adquirida serão diferentes em cada caso.

Assim, preencha o formulário abaixo para receber 50 fotografias – profissionais, sem direitos autoriais, em alta resolução – para você usar como referência e treinar sua habilidade em desenhar rápido.

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

 

Digite seu e-mail e vou enviar para você o link das fotos 😉

Temos grande variedade de complexidade das fotos, havendo imagens simples e outras bem mais complicadas e detalhadas. Boa sorte 😉


Resumo – Como desenhar rápido

Você pôde ver neste post que desenhar rápido é uma habilidade que precisamos desenvolver com o tempo, através de muito treinamento.

Ao desenvolvê-la, estamos aprimorando nossa habilidade com o desenho de forma geral, nos possibilitando fazer desenhos cada vez melhores e num espaço de tempo otimizado.

Por isso devemos sempre tentar melhorar e desenvolver nossa capacidade de desenhar rápido!

As 7 dicas apresentadas foram as seguintes:

  • esboce o desenho usando formas geométricas básicas;
  • quanto menos materiais você usar, melhor;
  • escolha um lápis escuro, de preferência;
  • evite usar borracha para apagar os traços que você já fez;
  • determine um tempo (alguns minutos) para fazer seu desenho e respeite esse limite;
  • use materiais diferentes em cada exercício de desenho rápido;
  • pratique sempre que possível, já que a prática leva à mecanização do processo, aumentando a rapidez do mesmo.

Além disso, temos ainda 50 fotografias de objetos simples para desenhar e treinar sua habilidade de desenhar rápido, disponíveis neste link. Baixe as fotografias e treine, para se tornar um desenhista cada vez melhor 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Te ajudo a desenhar!