Neste post são mostradas duas formas de como desenhar um olho. A primeira técnica envolve 9 passos, enquanto a segunda técnica envolve 31 passos. Ao final temos dicas extras sobre como desenhar olhos. Cabe ao artista escolher a melhor forma de fazer sua arte, sendo muito válido inclusive misturar uma ou outra técnica aqui descrita.
Para reunir essas informações aqui foi feita extensa pesquisa, não somente na internet, mas também em alguns livros de desenho, a fim de que este guia seja a mais completo possível.
Treine e experimente cada uma dessas formas de se desenhar olhos e, quando você menos esperar, vai estar desenhando olhos num piscar de olhos 😉
Boa sorte!
Introdução a como desenhar um olho
Para mim, desenhar olhos sempre foi um hobby. O olho é uma parte do corpo humano muito expressiva e, quando você sabe usar a técnica certa, podem ser feitos desenhos incríveis, super expressivos também.
A maior dificuldade em desenhar olhos é dar um aspecto realista à íris (a bolinha maior do olho). Essa parte do olho possui certas marquinhas e muitos brilhos, o que torna sua reprodução no papel um pouco trabalhosa no início. Gosto muito desta etapa do desenho porque, quando é bem feita, deixa a arte muito bonita.
Além da íris, a pupila deve ser feita com muito cuidado, respeitando os brilhos dos olhos, que geralmente invadem a área da pupila. Isso significa que, na maioria dos casos, a pupila não vai aparecer inteira, mas com algum brilho em cima dela.
Os cílios devem ser bem escuros e definidos e geralmente projetam uma sombra sobre o olho. Esse detalhe às vezes faz toda a diferença no desenho, conferindo certo realismo à arte.
Antes de tudo isso, é importante saber fazer o contorno do olho, o seu esboço. Se você não estiver usando decalque ou mesa de luz para fazer seu desenho, as técnicas abaixo podem ser muito úteis para conseguir desenhar o seu primeiro olho.
Olho simples em 9 passos
Estive olhando o instagram @creative_carrah, e eis que me deparo com um passo a passo simples demais, mostrando como desenhar olhos. Não lembro se havia alguma legenda explicando como fazer, mas o fato é que não precisava. Era tão simples que bastava olhar para as imagens e imitá-las.
Devo acrescentar que esta técnica faz com que os olhos não fiquem muito realistas, porém mais parecidos com olhos de anime. Não é algo ruim nem bom, só é legal enfatizar isso. Outro detalhe importante: não comecem a desenhar com lápis escuros, já que vai ser difícil apagar eles depois. Deem preferência a lápis claros, como um H ou HB.
Prós deste método
- Desenhar olhos assim é super simples;
- É super rápido também.
Contras deste método
- Não é um desenho com riqueza de detalhes;
- Dá para fazer olhos mais bonitos de outras formas, na minha opinião.
Passo nº1
Primeiramente, devemos desenhar a íris do olho, ou seja, a bolinha maior do olho (a do meio é a pupila).
Passo nº2
Em seguida, desenhamos a parte de cima do olho, em formato de arco, com o topo coincidindo com o círculo que fizemos.
Passo nº3
Desenhe a linha de baixo do olho, em formato de arco também.
Passo nº4
Agora devemos fazer o saco lacrimal. Para quem não sabe, saco lacrimal é o cantinho do olho, que sempre está meio molhadinho e quando desenhamos costuma ter um certo brilho.
Passo nº5
Depois dessa etapa é o momento de desenhar, em cima do olho, um traço que acompanha a curvatura do olho, representando a pálpebra.
Passo nº6
Agora sombreamos a parte superior do olho e a parte inferior, esta segunda de maneira mais leve.
Passo nº7
Neste ponto devemos colocar cílios superiores e cílios inferiores no olho. Nessa etapa, é importante reforçar que os cílios devem ser feitos com um lápis bem escuro e bem apontado. Eu frequentemente uso lapiseira 0.5, com grafite 4B, o que permite fazer traços finos e negros.
O início do traço de cada cílio deve ser forte, com certa pressão sobre o papel e, conforme o cílio é feito, a pressão é aliviada, de forma que o início do cílio é grosso e o final é fino.
Passo nº8
O penúltimo passo consiste em desenhar a pupila. É uma bolinha preta bem no meio da íris. Não devemos esquecer de marcar um brilho nos olhos, invadindo parte da área reservada à pupila. Isso dá um certo toque especial ao desenho, deixando o olho muito mais bonito.
Passo nº9
Finalmente, o último passo deste método é sombrear o olho. Neste ponto, eu tenho algumas recomendações para você. Defina uma fonte de luz, antes de mais nada, e sombreie levemente seu desenho com lápis H. Acrescente outra camada de grafite, agora com o lápis B ou 2B, sempre usando esfuminho e papel higiênico para esfumar e deixar tudo homogêneo. Reforce os brilhos com uma caneta borracha. A pupila deve ser escurecida com lápis ou lapiseira, usando grafite 4B, já que é bem escura. Na íris, recomendo usar lápis HB, B e 2B.
Neste etapa do método eu costumo dividir em três partes. Primeiro eu sombreio de leve, com lápis H e esfuminho, a parte branca dos olhos. Depois eu faço a íris, tentando botar o máximo de detalhes nela. Por último eu escureço a pele ao redor do olho.
Considerações sobre o método dos 9 passos
Esta é uma ótima forma de se desenhar olhos rapidamente, em até mesmo poucos minutos. Como foi dito no início do post, os olhos desenhados desta forma lembram animes. Não é um tipo de desenho que vai ser muito realista mas, se você acrescentar algumas técnicas realistas junto a este método, o resultado pode ser muito interessante.
Como desenhar olho em 31 passos
Este passo a passo, adaptado por mim, foi encontrado no vídeo abaixo, do site RapidFireArt. O vídeo está todo em inglês e não apresenta exatos 31 passos para se desenhar o olho, mas eu tomei a liberdade de experimentar a técnica apresentada no vídeo e dividi-la em 31 etapas.
Dividi o passo a passo em grupos de 5, para simplificar.
Passo nº1 – 5
- Primeiramente, se faz um círculo, que será o globo ocular;
- Se define o ângulo do olho traçando com uma linha horizontal, que deve passar pelo meio do olho, de preferência;
- Se desenha o canal lacrimal, que é o cantinho do olho;
- Trace uma linha que parte do canal lacrimal até o final do círculo, representando a parte superior do olho;
- É feita então a parte de baixo do olho, partindo do canal lacrimal e indo até o final do círculo;
Passo nº6 – 10
- É feito então um traço, acima do olho, representando a pálpebra. O traço começa no círculo inicial que você desenhou;
- Apague o círculo inicial (que representava o globo ocular) e o traço do meio do olho (que dava o ângulo do olho);
- Separe o saco lacrimal do restante do olho com um pequeno traço;
- Faça a íris, que deve ocupar uma área de aproximadamente 2/4 do olho;
- Marque uma área do olho para ter luz. Você irá preservar essa área com o branco do papel;
Passo nº11 – 15
- Desenhe a pupila exatamente no meio do olho;
- Reserve áreas dentro da pupila, representando brilho;
- Pinte a pupila, com lápis ou lapiseira 4B, respeitando o brilho que você colocou;
- Pinte somente a borda da íris agora, bem escuro, com lápis 2B, por exemplo. Use esfuminho para amenizar a transição com o branco do olho;
- Preencha o restante da íris homogeneamente, usando para isso um lápis B, por exemplo;
Passo nº16 – 20
- Faça uma sombra forte na parte de cima da íris, perto da pálpebra e dos cílios, usando lápis 2B ou até outro mais escuro;
- Texturize a íris, escurecendo-a mais, colocando pequenos traços e alguns pontinhos escuros, além de abrir pequenas luzes com a borracha. É bom fazer traços finos e escuros saindo do centro da pupila, entrando um pouco na área da íris;
- Coloque pequenos traços brancos na íris se dirigindo ao centro da mesma, usando borracha (caneta borracha, de preferência);
- Pinte o canal lacrimal, usando lápis mais claros, deixando pequenas áreas brancas como brilho;
- Sombreie a parte branca do olho, usando um lápis claro (HB serve bem) e esfuminho (pode ser papel higiênico também);
Passo nº21 – 25
- Termine de sombrear a parte de cima do olho (aquela sombra que estava só na íris, agora ficará no olho todo);
- Dê mais textura à pálpebra adicionando um ou mais traços, seguindo a curvatura do globo ocular;
- Faça um contorno leve na lateral e em cima do olho;
- Sombreie a pálpebra, usando traços horizontais, seguindo a curvatura do globo ocular;
- Sombreie agora embaixo do olho, também seguindo a curvatura do globo ocular.
Passo nº26 – 31
- Faça texturas na parte inferior do olho, sempre usando traços horizontais curvados, seguindo a curvatura do olho;
- Sombreie acima do olho e acima da pálpebra, usando com cuidado o esfuminho para não tirar a textura da pele;
- Faça os cílios usando lápis 4B muito bem apontado ou uma lapiseira 0.5, grafite 4B. O início do traço deve ser forte e marcado, enquanto que o final do traço deve ser fino e leve;
- Desenhe reflexo dos cílios no brilho do olho;
- Esse passo agora fui eu quem acrescentei: desenhe uma sobrancelha;
- Esse último passo, opcional, é por minha conta também: reforce brilhos no olho com uma caneta gel branca.
Considerações sobre o método dos 31 passos
O desenho que fiz usando o método foi feito em 20 minutos. É um resultado bom para esse intervalo de tempo, não acham?
Esse método demora um pouco mais do que o primeiro, apresentado no início do post. Por outro lado, o resultado é um pouco melhor, aos meus olhos. É uma ótima forma de se desenhar olhos rapidamente, principalmente depois que você se acostuma aos passos e mecaniza o processo todo.
Só olhar as figuras pode não ser suficiente! Recomendo que veja o vídeo, nem que seja pulando algumas partes. Além do mais, no vídeo tem algumas etapas que eu desconsiderei, envolvendo principalmente o desenho da íris, e essas etapas podem ser importantes para algumas pessoas. Eu, pessoalmente, preferi desconsiderá-las.
Dicas extras sobre como desenhar olhos
Os dois passos a passos apresentados permitem desenhar olhos com certa facilidade. O método dos 9 passos é simples e permite criar olhos muito rapidamente. O segundo método, de 31 passos, é mais demorado e detalhado. Para entender bem o método de 31 passos, recomendo que assistam o vídeo.
Não basta, no entanto, dominar uma das metodologias apresentadas. Sempre vai existir algo em que podemos melhorar.
Por exemplo, no método de 31 passos, eu acrescentei o desenho de uma sobrancelha ao final, já que colocar uma sobrancelha pode melhorar muito a aparência do seu desenho (sem ela fica parecendo que falta algo). Então, vamos agora explicar como fazer uma sobrancelha razoável.
Desenhando uma sobrancelha
A sobrancelha é feita de vários pelos, e portanto para desenhá-la direito precisamos saber desenhar pelos.
Ao desenhar pelos em geral (cabelo, sobrancelha, pelos de animais) devemos desenhar fio por fio, com um lápis muito bem apontado. O início de cada traço deve ser fino, ficando mais grosso no meio e fino de novo no final. Você começa o traço com a mão leve, bota mais pressão no meio do traço, e alivia a pressão no final do traço. As linhas devem ficar com a aparência da figura ao lado.
Esta outra imagem à esquerda representa uma sobrancelha feita exatamente desta maneira.
Usando caneta gel branca
Uma dica extra muitíssimo válida para fazer desenhos de olhos é utilizar uma caneta gel branca para reforçar brilhos. Como os olhos são sempre bem molhadinhos, eles acabam refletindo luzes e brilhando em alguns pontos. Reforçar esses pontos com a caneta gel branca pode dar aquele tchã no seu desenho. O olho ao lado eu fiz usando uma caneta dessas para reforçar os brilhos.
Vale reforçar que a caneta deve ser usada com cuidado, geralmente fazendo pequenos pontinhos, jamais clareando áreas grandes, a não ser que realmente tenha uma luz muito intensa.
O truque da letra U e da letra T
Quando você for desenhar o cantinho do olho (o saco lacrimal) ajuda um pouco desenhar da seguinte forma: primeiro desenha-se uma letra U deitada e, em seguida, uma letra T, também deitada. Observe a imagem que ficará mais claro.
A letra U é o contorno do saco lacrimal, devendo ser desenhada um pouco deitada. A letra T fica dentro da letra U, e é uma divisória entre o saco lacrimal e o restante do olho e, também, entre a parte de cima e a parte de baixo do saco lacrimal.
Fazendo dessa forma, é possível desenhar o cantinho do olho bem rapidamente e de forma simples.
Manual do Desenhista
Bom, você viu dicas de como desenhar olhos neste post, mas para fazer desenho realista você precisa saber mais do que isso.
Por isso que eu comecei a escrever a sequência de posts chamada Manual do Desenhista, onde há um passo a passo completíssimo para quem quer fazer desenho realista.
Na Parte 1 do Manual do Desenhista, falo sobre as principais técnicas do desenho realista. É um ótimo lugar para começar a aprender esse tipo de desenho.
Na Parte 2 do Manual do Desenhista, eu falo exclusivamente sobre como desenhar rosto realista.
Resumo
Foi possível ver uma sequência de 9 passos para desenhar um olho de forma simplificada, e também uma forma de desenhar um olho em 31 passos, consistindo em um método muito mais completo e detalhado.
Independentemente da metodologia escolhida, existem algumas dicas que podem e devem ser usadas ao desenhar olhos, como por exemplo usar a caneta gel branca para realçar brilhos, desenhar uma sobrancelha bem feita, desenhando fio por fio com a técnica correta. Além disso, temos também a técnica de desenhar a letra U e a letra T para fazer o saco lacrimal, o que pode ser uma ótima forma de se improvisar rapidamente essa parte do olho.
Se você quer aprender mais sobre técnicas de desenho e como usar os materiais, dá uma olhada neste post aqui, onde falo sobre formas de se desenhar preto e branco. Neste outro post aqui, falo um pouco de desenho realista e, neste último post aqui, falo de técnicas de esboço.
O que achou deste guia? Achou o post interessante? Comente, compartilhe, desenhe e pratique sempre 😉
Eu adorei desenhei muitos olhos realistas :3
Amri meu olho ficou perfeito !!
E olha q comecei a desenhar hoje.
Amei já sabia fazer várias coisas realistas mas isso foi o melhor olho de todos kkkkk
eu tb amei, eu ja tinha começado a desenhar faz tempo, eu tenho 9 anos so, e eu amei o olho o meu tb ficou lindo !!!
Muito bom… Obrigado…
o olho que eu fiz ficou lindo igual o seu mas ai eu fui inventar de pintar para dar mais vida pro desenho e a pele ficou toda escura, ai sou uma pessoa com muita raiva e rasguei tudo mas tala muito lindo e e arrependi por favor da proxima vez que fazer um video avise que nao e para pintar,ou faça um video mostrando como pintar corretamente pfvvvvvv imploro
Pode deixar!
A maioria dos desenhos realistas nesse blog são preto e branco – não é pra pintar mesmo não 😉